Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler do DELL VOSTRO 270S aumenta e diminui rotação, é normal?


Posts recomendados

Boa tarde, amigos do Fórum do Clube do Hardware.

 

Tenho um desktop Dell Vostro 270s ou slim

 

A configuração dele que mostra no sistema é:

processador: i3 3240 - CPU 3,40GHz 

HD 500 GB

Window 7 home basic

memória 4GB - sistema 64 bits

 

O cooler aumenta e diminui a rotação durante todo o dia. Não era assim. De uns 2 meses pra cá começou. Tenho ele há dois anos. 

É normal? Há algo que possa fazer pra identificar se for um problema e depois corrigir se for o caso?

 

Não sei se caberia a pergunta aqui, pois sou leigo no assunto e novo no forum, mas apenas para ilustrar o que preciso, que saber se há algum upgrade de peça, cooler, processador, memória ou algo assim que eu poderia fazer pra auxiliar a isso não acontecer? Notei que ele ficou um pouco mais lento também. Eu não salvo muita coisa nele, tem bastante espaço em HD. Mas como estou precisando de aumentar velocidade de resposta, preciso saber se começo resolvendo esta questão e depois busco sobre melhorias em outro tópico. 

 

Agradeço a força de todos e fico no aguardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos parar para pensar um pouco. Para que serve um cooler? Tendo em mente a resposta a essa pergunta, podemos responder outra: Por que um cooler aumentaria sua rotação?

 

Ele varia de rotação de acordo com a temperatura do processador, se a temperatura aumenta, logo a rotação aumentará para refrigerar mais e manter a temperatura em um nível aceitável. Portanto, isso é normal. Se você acha que esse não é o comportamento normal do notebook, a recomendação é que leve à um técnico, de preferência um autorizado Dell, para que o mesmo abra o aparelho e faça a limpeza interna, (a saída de ar pode ser obstruida com o tempo pelo excesso de sujeira), e troque a pasta termica do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso aí depende muito do uso que você faz do notebook.

 

O cooler só está trabalhando de acordo com o que você exige dele. Outra possibilidade é que ele possa estar com muita poeira (depende de onde você usa pode prejudicar bastante o sistema de resfriação).

 

No mais, sigo a dica do SelenrodRS, leve à uma assistência para não ter dúvidas.

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, obrigado pelas respostas e colaboração.

 

Lucas Prestes e SelenrodRS, realmente a relação com o aumento de temperatura é direta.

 

No meu caso é um desktop, não um notebook, mas acho que dá na mesma nesse caso.

 

O que eu achei curioso é que antes não fazia tanto barulho e fico pensando se há algo que possa estar aumentando a temperatura, (agora palavra de leigo) seja a pasta do processador, seja alguma outra coisa que está fazendo a temperatura subir.

 

Li em algum lugar que ele é assim, automático, acelera ou não conforme a necessidade, mas como quero ver se faço um upgrade pra melhorar o desempenho dele, já estou me informando.

 

De qualquer forma agradeço e vou deixar em aberto pra ver se alguém mais que tenha um desktop como este teve algo semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas.

Realize os seguintes procedimentos para saber se existe algum problema real em seu cooler do equipamento 270s.

1°Desligue a maquina.Retire ela da tomada. E segure o botão de ligar por 2 min.

2°Apos isto ligue a maquina NA TOMADA,sem nenhum dispositivo conectado nas entradas UBS ( por segurança)

3°Clique no botão de ligar uma vez e depois ao parecer o logo tipo da DELL aperte varias vezes o botão F12.

- Ira ser apresentado o Boot manager; Selecione e opção Diagnostic.

(Este teste ira mostrar se o seu cooler possui algum problema)

- ao longo do teste no canto inferior tu poderá notar a temperatura, em equipamentos DELL até 60 Gruas é uma temperatura aceitável.

- no final SE ELE NÃO ACHAR NENHUM PROBLEMA - ira ofertar um teste estendido de memoria ( seria interessante realizar).

- no final basta clicar em exit e dar Ok.

Obs; O teste por si só já realizar algumas pequenas regulagens.

 

4°caso o problema ainda persista - As maquinas DELL possuem um software dentro do Sistema (caso não possua pode baixar no site da DELL na areá de suporte), o nome do software varia de tempo de lançamento- Support Assist, My DELL ou PC DOCTOR.

- Selecione "Checkup" - selecione a opção componentes especifico ( se me recordo bem) e clique na FAN( o teste é realizado em ambas).

- Ele ira permitir que rode um teste básico ou de stress RODE O DE STRESS. 

 

5°formatação limpa pode resolver.

 

6°EM ULTIMO CASO REALIZE A ATUALIZAÇÃO DA BIOS NO SITE DA DELL.ESTE PROCEDIMENTO PODE DAR P.T NA MAQUINA porém pode regular problemas de FAN.

 

Qualquer dúvida estamos por aqui . . .até mais.

 

OBS ESTES TESTES E PROCEDIMENTOS LOCALIZAM TANTO PROBLEMA NA FAN COMO EM OUTRAS PEÇAS,A FAN PODE SER APENAS UM SINTOMA DE PROBLEMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!