Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com uma pequena duvida de como montar um circuito para reduzir a tensão de 12v para 9v.

Estou montando um projeto usando uma bateria estacionaria de 12V e 70A e preciso ligar um Arduino Mega 2560 que é recomendado tensão máxima de 9V.

A minha duvida é, posso utilizar um regulador de tensão Lm7809 ligado diretamente para fazer isso? Seria necessário a utilização de capacitores ou resistores para alguma complementação do circuito?

• Membro VIP
Postado

Precisa sim...pra esta capacidade de bateria, um fusível 1A p.ex. na entrada do 7809 é uma boa 'complementação'. Se não tiver fusível, talvez 1 resistor cujo valor depende um pouco da corrente. Eu (eu) xutaria 10R

De fato, o fusível deve estar próximo aos contatos da bateria pra proteger também algum eventual circuito 12V

Postado

@faller,

Vizualizei alguns circuitos na internet utilizando esse regulador de tensão e, notei dois capacitores em paralelo nas portas (1 e 2) (2 e 3) então qual seria a função dos mesmos?? já que nesse caso o @ramon não vai precisar utilizar.

• Membro VIP
Postado

@faller,

Vizualizei alguns circuitos na internet utilizando esse regulador de tensão e, notei dois capacitores em paralelo nas portas (1 e 2) (2 e 3) então qual seria a função dos mesmos?? já que nesse caso o @ramon não vai precisar utilizar.

Se costuma usar capacitpres para supressão de ripple em fontes derivadas da retificação da rede. Como essa dai a origem é uma bateria, inexiste ripple.

Precisa sim...pra esta capacidade de bateria, um fusível 1A p.ex. na entrada do 7809 é uma boa 'complementação'. Se não tiver fusível, talvez 1 resistor cujo valor depende um pouco da corrente. Eu (eu) xutaria 10R

De fato, o fusível deve estar próximo aos contatos da bateria pra proteger também algum eventual circuito 12V

Se colocares um resistor de 10 ohms em série com a bateria e sabendo-se que um regulador típico 7809 necessita de dropout de cerca de 2 volts, sobra 1 volt para queda no resistor, o que limita a corrente de saída em 1V/10ohms = 100 mA antes da tensão de saída começar a cair..  Será que 100 mA é corrente suficiente para a carga que o demandante necessita???  Acho péssima ideia o resistor.

• Membro VIP
Postado

Pode usar sim o LM7809. Talvez um dissipador para o mesmo. Não necessita mais nada

toma-lá dá cá... "Não necessita mais nada" subtende-se um fio ligado do borne + da bateria à entrada e um outro do - ao gnd. Com os terminais tão próximos e eventualmente alimentando algo com 12v que consegue fornecer 70A (na verdade bem +), eu (eu) não me sentiria muito a vontade. Muito menos não recomendaria isso pra um

... bem leigo em eletrônica...

Isto sim, péssima ideia. Quanto ao resistor, como disse depende da corrente. A parte lógica de um mc em funcionamento raramente consome + de 100mA. E outra, ele provavelmente já tem algum regulador 5 ou 3v3 o que faz ser permitido trabalhar com 7V ou menos. O 9V é só o limite

Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia. O capacitor faz algo mais do que simplesmente tirar o ripple. Se costuma ter outros usos que me permito não comentar. No caso do amigo, o próprio arduíno provavelmente tem um capacitor na entrada. Este sim é um motivo válido pra não necessidade de um na saída. No entanto caso o aparelho fique +- longe da bateria,  sugiro colocar um na entrada também coladinho nos terminais

Amigo @Ramon Vieira Boldt o resistor é um substituto meia boca pro fusivel. Se já o tens, ok...mesmo assim eu colocaria um só pela adrenalina.

Postado

Ok, muito obrigado pela ajuda de todos. Irei usar o Lm7809 e um fusível 250V 1A.

Só mais uma duvida. Continuando com o mesmo projeto, precisaria ainda ligar um play 2 de fonte externa, a alimentação de entrada dele é de 8,5V e 5,65A eu poderia utilizar esse mesmo regulador de tensão?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!