Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente tenho aqui uma caixa de som simples com circuito 2.1, sendo uma saída de graves e duas full range, notei que o ci responsável pelas baixas frequências é o BA4558 e não está muito legal o corte de frequência, tem como adicionar um trimpot ou alguma coisa para poder modificar esse corte de frequência ?

Não tenho o esquema dela.

Postado

@Matthwus,

Esse tipo de circuito é um simples filtro passa-baixas..... para fazer da maneira correta precisa mudar resistores E capacitores .....

Paulo

Teria como fazer um band-pass ? tipo algo entre 40 a 80hz ?

Postado

@Matthwus,

Tem de mudar o "jeitão" do circuito, e claro, recalcular capacitores e resistores.

Existem circuitos básicos de low-pass, high-pass e band-pass. Pesquise eles no Google.

Aqui tem bastante explicação e circuitos :

http://www.electronics-tutorials.ws/category/filter

Paulo

@aphawk

fil33.gif?81223b

No caso eu quero usar entre 40 a 80 Hz

C1 e R1 que vai fazer passar a cima de 40hz ?

R2 e C2 vai fazer passar dos 80Hz para baixo ?

seria isso ?

Postado

@Matthwus,

Sim, seria isso....  o circuito amplificador está aí justamente para compensar a perda dos dois filtros na frequência central de band-pass.

Paulo

fil36.gif?81223b

FC1 e FC2 seria respectivamente as frequências de 40 e 80 hz que eu quero ? se eu manter o capacitor fixo e colocar um trimpot no lugar o resistor consigo uma frequência variável ?

Postado

@Matthwus,

Essa é a primeira ideia de todos kkkk !

Não, porque além de mudar a frequência de corte, também vai mudar o ganho total.  Veja, o ganho total é a multiplicação da atenuação do primeiro filtro vezes o ganho do segundo estágio vezes a atenuação do terceiro filtro.

voce teria de colocar um outro potenciometro no circuito do meio, para ficar aumentando e diminuindo o ganho dele.

Já estou prevendo a quantiodade de zumbidos que iriam acontecer nesse caso ..... nem pense nisso.

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!