Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Já existe um post neste fórum sobre este tema, mas acho que falta ainda uma coisa.

Este post está arquivado, dai não dar para postar no mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/870486-controlar-intensidade-de-leds/page-2

A questão é a seguinte, se os leds forem todos iguais, este projeto funciona.

leds_reg.jpg

Mas se os leds forem de cores e voltagens diferentes, como fazer? Já testei diferentes métodos mas nunca funcionou.

Uma coisa que já me ocorreu foi pegar em leds brancos e tentar pintar, mas não fica bem.

Nesta imagem de baixo, podem observar a cor dos 5 leds, brilho e respetiva tensão.

Será que me podem ajudar?

Obrigado.

leds_2.jpg

• Membro VIP
Postado

Tente igualar as tensões somando led.. Me explico..

3 leds de 2 Volts (vermelhos por exemplo) somam 6 Volts

2 leds verdes de 3 Volts, também somam 6 Volts

• Membro VIP
Postado

A ideia de manter as V é melhor...

As voltagens podem ser diferentes mas as correntes iguais, percebes? Neste caso, digamos que queiras a corrente típica 20mA e tenhas 12V na saída do regulador

em série com a tensão média dos leds fica...

2+2 =4V ->R=(12-4)/0.02=?

3.2+2 = 5.2V ->R=(12-5.2)/0.02=?

3.2+3.2=6.4V ->R=(12-6.4)/0.02=?

?=preguiça de calcular

Com relação aos lumens diferentes, sugiro deixar unidos os de mesma cor e ajustar o resistor pra que fique a contento visual (obviamente observando a limitação de corrente)

• Curtir 1
Postado

Tente igualar as tensões somando led.. Me explico..

3 leds de 2 Volts (vermelhos por exemplo) somam 6 Volts

2 leds verdes de 3 Volts, também somam 6 Volts

Obrigado pela atenção,

Eu uso 1 led de cada cor perfaz um total de 6 leds.

1 - Vermelho

1 - Amarelo

1 - Verde

1 - Laranja

1 - Azul

1 - Branco

leds_lig_1.jpg

O que eu queria, é achar um potenciometro que ao rodar para um lado, deixasse todos os leds com uma luz fraquinha, quase a não se ver.

Rodando no sentido inverso a luz ficaria forte forte.

A ideia de manter as V é melhor...

As voltagens podem ser diferentes mas as correntes iguais, percebes? Neste caso, digamos que queiras a corrente típica 20mA e tenhas 12V na saída do regulador

em série com a tensão média dos leds fica...

2+2 =4V ->R=(12-4)/0.02=?

3.2+2 = 5.2V ->R=(12-5.2)/0.02=?

3.2+3.2=6.4V ->R=(12-6.4)/0.02=?

?=preguiça de calcular

Com relação aos lumens diferentes, sugiro deixar unidos os de mesma cor e ajustar o resistor pra que fique a contento visual (obviamente observando a limitação de corrente)

Ignorância mesmo...

• Curtir 1
Postado

@RANunes,

Para isso voce teria de igualar a luminosidade de todos os leds também. 

Por exemplo, o Led Branco tem o dobro da luminosidade do Led amarelo, para uma mesma corrente de 20 mA. Teria de diminuir a corrente sobre o Branco, até que ele tivesse a mesma luminosidade que o Amarelo. 

Na verdade, teria de achar uma corrente diferente para cada Led, de maneira que aparentassem ter o mesmo brilho. Aí sim diminuindo a tensão teria um efeito mais homogêneo em todos os Leds.

Só para piorar as coisas .... nosso olho é mais sensivel para algumas cores do que para outras .... o que significa que para uma mesma luminosidade em dois leds de cores diferentes podemos ter a impressão de que um está bem mais forte do que o outro ....

É difícil ajustar isso tudo, eu diria que tem de ser na prática mesmo, tipo passando 20 mA em todos os leds, e escolher o menos luminoso; e depois em cada um dos outros leds mexeria no ovalor do resistor em série, até o brilho se igualar ao primeiro; e assim sucessivamente ....

Paulo

• Membro VIP
Postado

Perdão amigo. De uma certa forma não estás 100% errado

De facto a intenção era forçar-te a envolver consigo mesmo mencionando uma lei de ohm básica pra ver qual teu nível técnico e não mastigar-te com este complemento...
2 leds de 2v -> 400Ohms
1 de 3.2 com 1 de 2 -> 340Ohms
2 de 3.2 -> 280Ohms
Caso tenhas algum conhecimento, hás de fazer as contas para um led só. Nosso amigo Paulo desmembrou meu último parágrafo com sabedoria. Queira considerá-lo por gentileza.

Para muitos leds ou para uso com pilhas ou bateria, existe uma alternativa com regulador chaveado de corrente constante mas pelo teor de tuas letras percebo que teremos dificuldade em nos alinhar.

Desde que não haja manifestação contrária, subtende-se (subtendo) que há um mínimo de conhecimento eletro-eletrônico quando se posta algo num forum de eletronica. Obviamente esta não é condição sine qua non mas penso que a do respeito e sentimento de gratidão são imperativas.

Normalmente desejo sucesso aos amigos e boa sorte aos demais...
Boa sorte

Postado

Perdão amigo. De uma certa forma não estás 100% errado

De facto a intenção era forçar-te a envolver consigo mesmo mencionando uma lei de ohm básica pra ver qual teu nível técnico e não mastigar-te com este complemento...

2 leds de 2v -> 400Ohms

1 de 3.2 com 1 de 2 -> 340Ohms

2 de 3.2 -> 280Ohms

Caso tenhas algum conhecimento, hás de fazer as contas para um led só. Nosso amigo Paulo desmembrou meu último parágrafo com sabedoria. Queira considerá-lo por gentileza.

Para muitos leds ou para uso com pilhas ou bateria, existe uma alternativa com regulador chaveado de corrente constante mas pelo teor de tuas letras percebo que teremos dificuldade em nos alinhar.

Desde que não haja manifestação contrária, subtende-se (subtendo) que há um mínimo de conhecimento eletro-eletrônico quando se posta algo num forum de eletronica. Obviamente esta não é condição sine qua non mas penso que a do respeito e sentimento de gratidão são imperativas.

Normalmente desejo sucesso aos amigos e boa sorte aos demais...

Boa sorte

Obrigado pela vossa imensa sabedoria. Vou experimentar. Mais uma vez, muito obrigado.

• Membro VIP
Postado

Sugiro utilizar o TLC5940, que tem 16 saídas PWM.

Cara saída pode ter sua corrente programada em uma EEPROM interna.

O brilho de cada led também pode ser por uma tabela com 256 dados de 12 bits num firmware onde se faz a correção gamma.

http://forum.arduino.cc/index.php?topic=97389.0

Assim pode-se usar os PWMs de 12bits do TLC a partir de dados de 8 bits (0-255).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!