Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Estou iniciando com o Arduino Uno, tenho pouca noção de como tudo funciona. Estou fazendo um projeto com Arduino Uno, do qual terá ligado um sensor de fluxo de água, que irá contar quantos litros de água são gastos em cada 1 minuto. O objetivo é que esse processo seja realizado durante um mês, e assim, seja armazenado no Arduino esses dados coletados e realizado um relatório do gasto total de água mensal para o cliente e exibido por um display LCD; como este do link:  

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704124185-arduino-display-lcd-20x4-i2c-iic-serial-_JM 

De início, estava pensando em embarcar o Arduino para o Netbeans (ou outra plataforma de JAVA) e fazer uma interface gráfica que seria funcional em um computador, mas achei pouco viável e complicado; quero algo que seja portátil e não precise usar um computador ligado a ele. Já tenho a Sketch para o sensor de fluxo de água, mas me falta saber como irei programar para que seja repetido o processo durante 30 dias. e ao final, seja exibido o gasto total em x Litros de água. o Sketch peguei do site Laboratório de Garagem, dêem uma olhada:

Sketch para Controle de Fluxo de Água

________________________________________________________________________________________________________

loat vazao; //Variável para armazenar o valor em L/min
float media=0; //Variável para tirar a média a cada 1 minuto
int contaPulso; //Variável para a quantidade de pulsos
int i=0; //Variável para contagem

void setup()

Serial.begin(9600); //Inicia a serial com um baud rate de 9600

pinMode(2, INPUT);
  attachInterrupt(0, incpulso, RISING); //Configura o pino 2(Interrupção 0) para trabalhar como interrupção
  Serial.println("\n\nInicio\n\n"); //Imprime Inicio na serial

void loop ()
{
  contaPulso = 0;   //Zera a variável para contar os giros por segundos
  sei();      //Habilita interrupção
  delay (1000); //Aguarda 1 segundo
  cli();      //Desabilita interrupção

vazao = contaPulso / 5.5; //Converte para L/min
  media=media+vazao; //Soma a vazão para o calculo da media
  i++;

Serial.print(vazao); //Imprime na serial o valor da vazão
  Serial.print(" L/min - "); //Imprime L/min
  Serial.print(i); //Imprime a contagem i (segundos)
  Serial.println("s"); //Imprime s indicando que está em segundos

if(i==60)
  {
    media = media/60; //Tira a media dividindo por 60
    Serial.print("\nMedia por minuto = "); //Imprime a frase Media por minuto =
    Serial.print(media); //Imprime o valor da media
    Serial.println(" L/min - "); //Imprime L/min
    media = 0; //Zera a variável media para uma nova contagem
    i=0; //Zera a variável i para uma nova contagem
    Serial.println("\n\nInicio\n\n"); //Imprime Inicio indicando que a contagem iniciou
  }

}

void incpulso ()

contaPulso++; //Incrementa a variável de contagem dos pulsos

_________________________________________________________________________________________________________

Resumindo:

1º Preciso saber como armazenar os dados coletados pelo sensor de fluxo de água durante um mês, e fazer a soma total dos litros gastos no mês;

2º Exibir o gasto total em litros no display LCD.

3º Manter armazenado o gasto mensal dos mês anterior, mantendo armazenado dados de até 3 meses.

_________________________________________________________________________________________________________

Alguém pode me ajudar? Pelo menos a eu saber o quê deverei fazer, já é uma grande ajuda.

Muito obrigado pela atenção, abraço galera!

• Membro VIP
Postado

Dia desses eu estava pensando em "osciloscópio DIY sem interface". Ia começar a buscar exemplos de data logger, para ver como fazer todos os registros em um cartão SD. A menos dias, comecei a ver a sigla SDIO, e já ia ver melhor do que se trata. Parece ser interface com cartões SD. Se você não precisa de conectividade, pode ser o caso. Os cálculos mais complicados você deixaria para fazer em desktop.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...