Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculo de rede


Ir à solução Resolvido por Véio do Rio,

Posts recomendados

Galera alguem poderia me ajudar com esse trabalho ? Não tenho a minima ideia de como fazer isso. Já procurei na net mas não acho nada para me ajudar.


Se alguem puder me ajudar eu agradeço


 


Nas redes modernas de comutação de pacotes, a máquina de origem segmenta mensagens longas de camada de aplicação (por exemplo, uma imagem ou um arquivo de música) em pacotes menores antes de enviá-los pela rede. A este processo chamamos de segmentação de mensagens. Em seguida, cada nó da rede normalmente é representado por um comutador de pacotes do tipo armazena-reenvia, ou seja, cada pacote é recebido no enlace de entrada, armazenado integralmente e, em seguida enviado através do enlace de saída.


Nesse contexto, considerando uma mensagem de 7,5 Mbits de dados que, ao ser transmitida entre os computadores de origem e destino indicados na figura a seguir, seja segmentada em pacotes de 1500 bits de comprimento (100 bits de cabeçalho e 1400 bits de dados), conforme indicado. Supondo ainda que todos os enlaces possuam taxa de transmissão de 1,5 Mbps. Desprezando-se os atrasos de propagação nos enlaces e de processamento nos comutadores, pede-se:


a) Calcular o tempo para que o primeiro pacote seja enviado pelo computador de origem e seja recebido pelo primeiro comutador de pacotes.


B) Calcular a quantidade total de pacotes necessários para transmitir a mensagem completa.


c) Calcular o tempo para que toda a mensagem seja recebida pelo computador de destino.


 


Obrigado


post-631700-0-96092600-1444523782_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se cada enlace possui a velocidade de 1,5 Mbps, você calcula o tempo referente ao primeiro pacote (1500 bits) dividindo um pelo outro. Ajustando as grandezas para facilitar o cálculo, dividimos 1,5 Kbits por 1500 Kbps, que resulta em 0,001 segundo (1 milissegundo). Para calcular a quantidade de pacotes, você divide o tamanho da mensagem pelo tamanho do pacote; novamente ajustando as grandezas, temos 7500 Kbits dividido por 1,5 kbit, o que resulta em 5000 pacotes. Como temos 3 enlaces de mesma velocidade para chegar ao computador de destino, e cada enlace transfere cada pacote a 1 milissegundo, temos para 5000 pacotes um tempo de 15000 milissegundos, ou 15 segundos.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera, por favor alguem poderia me ajudar a resolver essa questão, nao entendo e nao consigo resolve-la, obrigada desde já!

 

Nas redes de pacotes, em particular a Internet, a máquina de origem segmenta mensagens longas da camada de aplicação (referentes uma imagem, uma música ou um vídeo) em pacotes menores antes de enviá-los pela rede. Considerando uma mensagem de 4 Mbits que, ao ser transmitida entre os computadores de origem e destino indicados na figura a seguir, seja segmentada em pacotes com tamanho médio de 1300 Bytes (40 Bytes de cabeçalho e 1260 Bytes de dados), conforme estrutura abaixo. Supondo ainda que todos os enlaces possuam taxa de transmissão de 3 Mbps e utilização de comutadores do tipo armazena-reenvia. Desprezando-se os atrasos de propagação nos enlaces e de processamento/filas nos comutadores, pede-se:

 

a - Calcular o tempo para que o primeiro pacote seja enviado pelo computador de origem e seja recebido pelo primeiro comutador de pacotes.

 

b - Calcular o tempo para que toda a mensagem seja recebida pelo computador de destino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Boa noite !

queria uma ajuda para enteder este exercios não consegui fazer.

obrigado. 

 

 

3) A figura a seguir é uma visão esquemática de uma rede de comunicação entre dois sistemas finais A e B.

image.png.af7fd6de4bf0c41bb1b10492396048ea.png

 

a)  Qual é o atraso total de propagação de um pacote enviado de A para B? (Dica: o atraso de propagação de um link é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua velocidade de propagação).

 

B) Calcule o atraso total de transmissão de um arquivo de 50 MB enviado de A para B, supondo que a comutação de circuito seja usada e o roteador não mostre comportamento de armazenamento e encaminhamento (Dica: 1 MB é 2^23 bits e 1 MB/s é 10^6 bits/s).

 

c) Supondo que a comutação de pacotes seja usada pelo roteador, o atraso de enfileiramento de envio de um arquivo de A para B é igual ao atraso de enfileiramento de envio do mesmo arquivo de B para A? Explique sua resposta.

 

d) Suponha que B envie um arquivo de 2 GB (234 bits) para A depois de fragmentá-lo em pacotes de 2 KB. Qual deve ser o tamanho mínimo do buffer do roteador se quisermos evitar qualquer perda de dados nesta transferência de arquivo? Nesta parte, suponha que o roteador não encaminhe um pacote até que o receba completamente (comportamento de armazenar-e-encaminhar, ou seja, store-and-forward).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!