Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
uilsonfilho

RESOLVIDO Calculo de rede

Recommended Posts

Galera alguem poderia me ajudar com esse trabalho ? Não tenho a minima ideia de como fazer isso. Já procurei na net mas não acho nada para me ajudar.


Se alguem puder me ajudar eu agradeço


 


Nas redes modernas de comutação de pacotes, a máquina de origem segmenta mensagens longas de camada de aplicação (por exemplo, uma imagem ou um arquivo de música) em pacotes menores antes de enviá-los pela rede. A este processo chamamos de segmentação de mensagens. Em seguida, cada nó da rede normalmente é representado por um comutador de pacotes do tipo armazena-reenvia, ou seja, cada pacote é recebido no enlace de entrada, armazenado integralmente e, em seguida enviado através do enlace de saída.


Nesse contexto, considerando uma mensagem de 7,5 Mbits de dados que, ao ser transmitida entre os computadores de origem e destino indicados na figura a seguir, seja segmentada em pacotes de 1500 bits de comprimento (100 bits de cabeçalho e 1400 bits de dados), conforme indicado. Supondo ainda que todos os enlaces possuam taxa de transmissão de 1,5 Mbps. Desprezando-se os atrasos de propagação nos enlaces e de processamento nos comutadores, pede-se:


a) Calcular o tempo para que o primeiro pacote seja enviado pelo computador de origem e seja recebido pelo primeiro comutador de pacotes.


B) Calcular a quantidade total de pacotes necessários para transmitir a mensagem completa.


c) Calcular o tempo para que toda a mensagem seja recebida pelo computador de destino.


 


Obrigado


post-631700-0-96092600-1444523782_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a) 1500 bits do pacote / 1,5 Mbps do enlace = 0,001 seg ou 1 ms (1 milissegundo);

B) 7,5 Mbits / 1500 bits = 5000 pacotes

c) 5000 pacotes x 3 ms ( 3 enlaces) = 15000 ms ou 15 segundos.

Acho que é isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 

Cara obrigado pela ajuda antes de mais nada.

Mas como você chegou a esses calculos. Você poderia me explicar para eu aprender por favor?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se cada enlace possui a velocidade de 1,5 Mbps, você calcula o tempo referente ao primeiro pacote (1500 bits) dividindo um pelo outro. Ajustando as grandezas para facilitar o cálculo, dividimos 1,5 Kbits por 1500 Kbps, que resulta em 0,001 segundo (1 milissegundo). Para calcular a quantidade de pacotes, você divide o tamanho da mensagem pelo tamanho do pacote; novamente ajustando as grandezas, temos 7500 Kbits dividido por 1,5 kbit, o que resulta em 5000 pacotes. Como temos 3 enlaces de mesma velocidade para chegar ao computador de destino, e cada enlace transfere cada pacote a 1 milissegundo, temos para 5000 pacotes um tempo de 15000 milissegundos, ou 15 segundos.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 

Galera, por favor alguem poderia me ajudar a resolver essa questão, nao entendo e nao consigo resolve-la, obrigada desde já!

 

Nas redes de pacotes, em particular a Internet, a máquina de origem segmenta mensagens longas da camada de aplicação (referentes uma imagem, uma música ou um vídeo) em pacotes menores antes de enviá-los pela rede. Considerando uma mensagem de 4 Mbits que, ao ser transmitida entre os computadores de origem e destino indicados na figura a seguir, seja segmentada em pacotes com tamanho médio de 1300 Bytes (40 Bytes de cabeçalho e 1260 Bytes de dados), conforme estrutura abaixo. Supondo ainda que todos os enlaces possuam taxa de transmissão de 3 Mbps e utilização de comutadores do tipo armazena-reenvia. Desprezando-se os atrasos de propagação nos enlaces e de processamento/filas nos comutadores, pede-se:

 

a - Calcular o tempo para que o primeiro pacote seja enviado pelo computador de origem e seja recebido pelo primeiro comutador de pacotes.

 

b - Calcular o tempo para que toda a mensagem seja recebida pelo computador de destino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×