Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de tcc - circuito para economizar água, com sensor ultrassônico e relé.

Posts recomendados

Olá a todos, novamente venho pedir ajuda dos amigos do fórum para o me projeto de tcc.

Explicando rapidamente, ele se trata de um circuito que visa economizar água, vou utilizar um sensor ultrassonico hc sr04 para ativar 1 relé, que permitirá o vazamento da aguá do chuveiro.Porém tenho algumas duvidas.

Bom, tenho pesquisado muito sobre o sensor e achei alguns videos mostrando ele sendo controlado por pic, o que foi indicado pelos professores foi o 18f4550, então comprei o mesmo e queria saber se posso programar o pic para que só permita a vazão de água com certa distancia do sensor...

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

@André Sampaio

Boas,

É importante que o seu projeto não deixe ninguém todo ensaboado em sem água pra tomar banho. rsrsrs

Mas além disso, tu podes incluir (certamente previu isso) uma válvula elétrica solenoide (exemplo: http://biosementes.com.br/loja/item/Pro-100-Valvula-Solenoide-1-pol-BSP-eletrica-com-controle-de-fluxo.html)

Exemplo:

valvula_solenoide_pro100.jpg

Além disso, é interessante que você coloque uma lâmpada de alarme, do tipo assim, prevendo o consumo: A distância que está aumentando em relação ao tempo, você pode mandar uma lâmpada colorida acender dentro do banheiro pra avisar o coitado que dentro de, exemplo, 1 minuto haverá o fechamento automático do registro da água.

• Curtir 1
Link para o comentário

@André Sampaio

Boas,

É importante que o seu projeto não deixe ninguém todo ensaboado em sem água pra tomar banho. rsrsrs

Mas além disso, tu podes incluir (certamente previu isso) uma válvula elétrica solenoide (exemplo: http://biosementes.com.br/loja/item/Pro-100-Valvula-Solenoide-1-pol-BSP-eletrica-com-controle-de-fluxo.html)

Exemplo:

valvula_solenoide_pro100.jpg

Além disso, é interessante que você coloque uma lâmpada de alarme, do tipo assim, prevendo o consumo: A distância que está aumentando em relação ao tempo, você pode mandar uma lâmpada colorida acender dentro do banheiro pra avisar o coitado que dentro de, exemplo, 1 minuto haverá o fechamento automático do registro da água.

Então cara, eu estava pensando em usar uma dessas, mas o projeto também tem que ser barato para a ideia ser mais aceita pelos professores

Link para o comentário

@André Sampaio

Boas,

Pensando bem, tem uma brecha nesse projeto.

Não sei onde você mora, mas na minha cidade tem água vindo da rua 24 horas por dia, sendo assim, a caixa d'água está sempre cheia.

Pro seu trabalho de TCC existe a possibilidade de mudar o tema? Ou tem que ser economia do consumo de água residencial?

Link para o comentário

@André Sampaio

Boas,

Pensando bem, tem uma brecha nesse projeto.

Não sei onde você mora, mas na minha cidade tem água vindo da rua 24 horas por dia, sendo assim, a caixa d'água está sempre cheia.

Pro seu trabalho de TCC existe a possibilidade de mudar o tema? Ou tem que ser economia do consumo de água residencial?

@Eletronortico

Boas cara,

No lugar onde moro é difícil achar casas que abasteçam por caixa d'agua, a água vem direto da rua para o chuveiro, digamos assim, e para o tempo que temos seria meio que loucura trocar o tema, pois dia 17 preciso entregar o caderno de tcc e dia 24 apresentar.

Vou atualiza-lo do nosso projeto com base no que temos até agora.

U96UcUM.png

Bom, é bem simples, sempre que meu sensor ultrassonico detectar algo entre uma distancia declarada no meu pic ele mandara 5 volts em alguma porta para ativar o rele, assim acionando a valvula e permitindo a vazão da agua, comprei 2 reles para poder realizar duas funções, modo livre e o de 5 minutos, aquele led que coloquei quando ele estiver desligado é que o chuveiro esta ativado e ele pode fazer a contagem, assim que ele ligar ele trava a contagem, se ficar ligado por mt tempo ele reseta os 5 minutos, e caso ele conte os 5 minutos  a porta do pic para de mandar tensão  o rele por alguns minutos para travar o funcionamento, é basicamente isso, eu até queria mudar de projeto, mas ja acabei comprando o  pic 18f4550 o sensor e um display, se você souber de algum projeto legal pra me ajudar, não precisa ser necessariamente ecologico ou algo do tipo, é que toda minha classe esta fazendo sobre isso e eu também queria...

Obrigado desde já!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!