Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Gostaria de saber como faço a ligação de um interruptor que acende, para ele acender e funcionar como interruptor.

Vi que ele tem 3 terminais, qual é o terminal que faz ele acender? Ou como funciona? Não faço a menor ideia!

Ele era de uma cafeteira, mas não tenho mais ela em mãos e nem sei qual o modelo, masca, etc.

post-775064-0-05017200-1446476150_thumb.

post-775064-0-00672600-1446476163_thumb.

Postado

Num dos bornes, vai o neutro ou negativo, se for 12 V. No outro, entra fase. O terceiro é o retorno do fase que liga o equipamento. Tem que medir com multímetro qual dos bornes equivale à lâmpada, para não fechar curto no contato de retorno do fase. Nesses interruptores tem um desenho como ligar ou um dos bornes tem cor diferente. Examine com atenção.

Postado

Num dos bornes, vai o neutro ou negativo, se for 12 V. No outro, entra fase. O terceiro é o retorno do fase que liga o equipamento. Tem que medir com multímetro qual dos bornes equivale à lâmpada, para não fechar curto no contato de retorno do fase. Nesses interruptores tem um desenho como ligar ou um dos bornes tem cor diferente. Examine com atenção.

Boas, não sei não mas desse jeito corres muito o risco de fazeres um curto circuito.

@Gabriel Velloso Neves

Boas,

Tu vais usar somente os 2 terminais que não estão pintados.

O positivo tu conecta no meio.

O retorno para a carga tu conecta na outra ponta que não está pintada.

E o negativo tu conecta direto na carga.

Apesar do exemplo abaixo mostrar o negativo no interruptor e o positivo na carga, em ambas as situações o resultado será o mesmo, mas por convenção conectamos o positivo no interruptor:

elementos30.gif

Postado

Fiz alguns testes nele aqui e cheguei nessas conclusões:

--Vou chamar os terminais de 1, 2 e 3, só para se ter uma noção maior da minha conclusão:

1- Deixando o multimetro na escala de continuidade, quando coloco as pontas de prova no terminal 2 e no 3 e mudo a posição do botão, a continuidade muda, como se o botão estivesse de fato desligando e ligando.

2- Quando uma das pontas de prova está no terminal 1, independente de onde eu coloque a outra ponta e da posição do botão não aparece continuidade, fica o símbolo de resistencia infinita.

Parece que o led é no terminal 1, mas esse terminal é positivo, negativo? Como faço a ligação do outro terminal para acender?

• Membro VIP
Postado

Tenho aqui está ligado assim:

post-387879-0-76571600-1446715169.jpg

Terminal do meio ligado no fase

1 - retorno para a carga

2 - Fase ou Neutro

3 - Lâmpada interna. Neutro caso 2 for fase e vice versa pois o outro terminal da lâmpada está ligado internamente no terminal 2.

O outro terminal da carga igual ao 3.

Geralmente é uma lâmpada NEON com resistor em série, portanto não deve acender em 12V.

Pra ter certeza, meça a continuidade entre terminais 1 e 2 e veja se atua como chave ligando e desligando a mesma.

Caso a lâmpada fique acesa direto, inverta os fios dos terminais 1 e 2.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!