Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão da USB para PIC18F2550


Posts recomendados

Bom dia pessoal.

 

Montei um circuito com PIC18F2550, com alimentação da via USB (+5V), porém estou com o seguinte problema:

- No computador que desenvolvi todo o trabalho a tensão para o circuito via USB fica sempre em 4,94 V, tudo OK. Mas ao ligar em outros computadores (via USB) essa tensão se altera para 4,89V ou mesmo para 5,02 V e como estou utilizando esta tensão para conversão AD os valores finais variam de máquina para máquina.

 

Pergunto: Há algum componente que posso acrescentar para manter a tensão de entrada sempre com o mesmo valor, independente do computador?

 

Caso alguém possa me ajudar, ficaria muito grato.

 

Att.

Clayton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim. Programe seu ad para usar referência externa de um tl431 ou similar. Envolve ateração no circuito e fw obviamente. Ou alimente (se o circuito permitir) com 3V3 p.ex. usando um regulador LDO de ... 3v3. Não precisa meer no fw.

 

Alternativa sem modificar circuito é fazer uma rotina de calibração usando um valor externo conhecido e estável - seja ele que for, tensão, temperatura, corrente, pressão... - e calibrar pra cada máquina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Isadora pela resposta. Não há problema em alterar o HW ou FW pois o circuito ainda está no protoboard. A ideia de um regulador LDO para 3V3 é boa, mas um dos sensores que estou utilizando necessita no mínimo de 4,75V. 

 

Não sou da eletrônica, por isso tenho uma certa dificuldade, tem algum regulador LDO para indicar? Para manter a tensão em 5V ou próximo disso, independente do computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

alimente o sensor com 5 e o mc com 3v3 ora bolas. Com um simples divisor resistivo, limite/reduza sua saída pros 3v3.

Se achar que deve/pode, publique o circuito. Sou da área da eletronica e não tenho muita dificuldade (só todas kk). Caso contrário só lhe posso desejar sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...