Ir ao conteúdo

Transistor no descarregador de bateria NIMH

Ir à solução Resolvido por Tito Fisher,

Posts recomendados

Postado

discharge.bmpOla pessoal.

Preciso de uma ajudinha que para vocês é coisa básica mas estou tendo dificuldade.

Montei um descarregador de bateria pas ele não está limitando a descarga.

Preciso apenas configurar a base de um transistor para que quando a tensão no circuito cair até 0.9V esse transistor interrompa o processo .

No exemplo abaixo coloquei um capacitor na tensão das pilhas e um bateria para colocar carga nele.

O capacitor acumula os 2.4V que corresponde a um par de pilhas NIMH recarregáveis.

A lampada  está ali como carga para consumir a energia do capacitor  e o transistor deveria cortar o processo de descarga dependendo dos valores dos resistores que alimentam sua base.

Eis o problema, não estou conseguindo calcular esses resistores.

Alguém me dá uma dica ?

discharge.bmp

Postado

Olá verifique o valor de Tensão de trabalho da Base do Transistor.E Calcule o valor da resistência dos Resistores p/Aplicar a Tensão correta a Base.Quantos Amperes é uma pilha sua ?

Ligou as Pilhas em Série as Correntes serão divididas

não sei se ajudei .... mais é por ai 

Postado

@mateus7 , é exatamente essa a minha dificuldade , identificar tensão de trabalho e tensão de corte na base.

Como desconheço o parametro e a formula para calcular estou fazendo por tentativas, mudando os resistores ou acoplando trimpot até obter um valor que faça o corte da condução por limite mínimo.

as baterias estão em série, a soma no nivel recomendado de descarga ( 0.9 V ) daria 1.8V e pretendo que o transistor ou algum outro dispositivo possa interromper a ligação entre as baterias e a lampada que esteja drenando.

Postado

post-776295-0-36981000-1447193511.jpg

Olá Esse Transistor Poderia estar Acionando a bobina de uma rele p mover um contato NF do mesmo,.... o transistor energizando o bobina ,Abriria o NF Desativando o circuito.

Certo.... tambm  pesquise um pouco Sobre DIODO ZENER .

Postado

@mateus7 , de fato seria uma boa solução usar um relê,  mas a tensão do circuito é muito baixa e só encontrei relê de 5V  no comercio local. 

Desconheço se existe com tensão menor, sei que existem os transistores SSR mas não consegui fazer funcionar com esse circuito  no simulador Proteus.

Vou continuar na busca, e aceito mais idéias que possa atender a esse propósito.

Abs

• Solução
Postado

Ola, resolvido !

segue o diagrama, coloquei um capacitor apenas para simular a bateria a ser descarregada, o Led fica aceso enquanto a tensão estiver maior que 1.8v

post-784766-0-07121000-1447680166_thumb. 

• Membro VIP
Postado

Pro circuito trabalhar 'alone' penso que só precisa do led. 1.8V é +- a tensão mínima pra acendê-lo. Se precisar de corrente mais alta, coloque + de 1 em paralelo. Corrente de descarga não pode ser muito alta mesmo...

Se quiseres ver o led totalmente aceso e totalmente apagado, pesquise por comparador. Hás de ter que usar outra fonte de tensão pra alimentar o ampop. No more alone

Postado

Pro circuito trabalhar 'alone' penso que só precisa do led. 1.8V é +- a tensão mínima pra acendê-lo. Se precisar de corrente mais alta, coloque + de 1 em paralelo. Corrente de descarga não pode ser muito alta mesmo...

Se quiseres ver o led totalmente aceso e totalmente apagado, pesquise por comparador. Hás de ter que usar outra fonte de tensão pra alimentar o ampop. No more alone

Entendi sim.

Eu tinha antes um descarregador stand alone apenas com LED mas as vezes demorava muito tempo, então resolvi fazer com resistores mas precisava inserir um transistor ( no caso foi um SCR  2N5064) .

houve a necessidadade um um botão push para startar o processo, mas ficou eficiente. O SCR auto-desliga conforme o valor ajustado no gate.

• Membro VIP
Postado

Não agrega muita coisa a sua felicidade mas "conheça a verdade e esta vai te libertar"...

Na verdade o scr após ser disparado não desliga nunca mais. Claro isso na teoria. O que ocorre na prática é que ele pára de conduzir, não pela baixa tensão no gate, mas pela baixa tensão entre anodo e catodo. P.ex. coloque um pushbutton em paralelo com ele (A e K) , pressione e solte e verás V sobre RSS zerar.

De toda a forma seu sucesso me faz feliz!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!