Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou iniciando alguns estudos criando circuitos no PROTEUS 8, porém não estou entendendo porque o valor da corrente está tão alto. 

Segue abaixo a foto do meu circuito: 

proteus_001.png

Eu tenho uma bateria que gera 12V e passa por um lampada de 12V , com resistência de 20 ohms. Acontece que o Amperímetro está medindo 120A, um valor muito alto. Mas ele deveria medir apenas 0,6A, pois I = V/R = 12/20 = 0,6 A

Postado

O amperímetro tem que ser ligado em série com a lâmpada, não em paralelo. Voltímetros é que são ligados em paralelo.

Da forma como ligou o amperímetro está curto-circuitando a fonte, a corrente é limitada apenas pela resistência interna do amperímetro.

• Curtir 3
Postado

Certo funcionou mas não entendi o seguinte:

Porque se eu colocar o amperímetro antes da lampada e depois da lampada o resultado é 0,60 A ? EU penso da seguinte forma: Antes da lampada não tem resistência então a corrente é total , depois da lampada é que vira 0,60 A . 

Postado

1. Isso é eletricidade básica, estude. Como queremos medir a corrente que circula na lâmpada o aparelho precisa ser ligado em série para que a corrente 'passe' por ele. O voltímetro é ligado em paralelo por que não queremos a corrente, apenas a tensão. O voltímetro ideal tem resistência infinita, de modo a não interferir no circuito sob medida. Um voltímetro real tem resistência finita, mas muito alta.

2. A corrente vai depender da resistência (lei de Ohm). Como a tensão é 12V e a corrente 120A depreende-se que a resistência interna do amperímetro é I = V/A = 12/120 =  0,1 ohm. A corrente é gerada pela fonte.

• Curtir 2
Postado

Sim, estou estudando eletricidade básica, mas ainda tenho algumas dúvidas quando vou para prática. Por exemplo, porque medindo antes e depois da lampada o valor é sempre 0,60A ? Não deveria ser 0,60A apenas depois da lampada que possui a resistÊncia ?

Postado

A corrente é um fluxo de cargas. Ela circula pela bateria e pela lâmpada, então a corrente que 'sai' da bateria tem que ser a mesma que 'volta'. E toda a corrente vem da bateria, não pode surgir corrente do nada. Leia sobre Lei de Kirchoff das correntes.

• Curtir 2
Postado

ai você fez um curto circuito: ligou o - com + da bateria e o amperímetro no meio lendo isso! os amperimetros sao ligados em série com o circuito não importando se liga no polo positivo ou negativo.

post-788506-0-95866600-1447607485_thumb.

post-788506-0-95242400-1447607529_thumb.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...