Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos do Fórum CdH!

Há um bom tempo, tive um problema curioso, pelo menos para mim, até aquele momento. Certo dia, após várias quedas de energia seguidas (Pra variar no Brasil), quando fui ligar o PC, o mesmo não dava nenhum sinal de "vida". Inicialmente, suspeitei da fonte (OCZ 550W Fatal1ty 80 Plus White), mas, quase sem uso. Daí parti para identificar o problema mais diretamente.

Conectei apenas placa-mãe, processador, CPU cooler e fiz a ligação direto no botão power da placa-mãe (ECS P55H-A Black Series), mesmo antes de ligar, já teve sinal de energia na placa-mãe e ao ligá-la de fato, o CPU cooler girou, a ventoinha da fonte girou, o led da ventoinha da fonte acendeu... Tudo normal.

Dessa vez, montei o PC todo e liguei mais uma vez no próprio botão power da placa-mãe. Tudo perfeito. Foi quando tive a ideia de testar os botões do gabinete R460 Expresso 3R System, mesmo com tudo ligado, apertei e segurei o botão power do gabinete e o PC não desligou-se, sinal de que o botão não fizera mais contato com os pinos na placa-mãe. Mas, ao pressionar o reset, o PC reiniciou.

Fiquei mais tranquilo, porém, bem "encucado" o que de fato causou esse problema no botão power de um gabinete relativamente novo. Teria as quedas de energia alguma ligação direta com o problema ou foi apenas uma triste coincidência? Os mais entendidos do assunto de energia, se puderem me dar alguma hipótese, agradeço.

Alguém já passou por isso, ou algo parecido?

NOTA: A estrutura dos botões está aparentemente PERFEITA.

Desde já, agradeço a atenção.

Atenciosamente, Daniel Artony

- Fotos: http://imgur.com/a/n2ffs

Postado

Pelas fotos não dá para ver direito, mas o certo é o seguinte:

Da parte frontal do gabinete saem pelo menos 4 pares de fios fininhos, coloridos, que são ligados na placa-mãe.

- 2 fios vão para os terminais "Power" ou "Pwr" da placa-mãe;

- 2 fios vão para os terminais "Reset" ou "Rst" da placa-mãe;

- 2 fios vão para os terminais "Pled" (Power led) da placa-mãe;

- 2 fios vão para os terminais "Hdled ou "Hd led" da placa-mãe. 

Geralmente esses pares de fios tem sempre uma cor em comum (branco ou preto) e uma cor diferente dos demais.

Todos esses fios tem que estar conectados nos respectivos terminais da placa-mãe e, logicamente, no gabinete.

Se algum fio escapar ou tiver mau-contato, algo vai deixar de funcionar.

Por exemplo: você aperta o botão "Power" no gabinete e nada acontece.

É apenas isso, com relação ao gabinete e suas ligações com a placa-mãe.

Mas há situações onde está tudo ligado corretamente e o PC não responde.

Aí, podem ser vários problemas, como fonte, placa-mãe, hd, memória, etc.

Sugiro que você não mexa em mais nada e mantenha o PC em observação por mais alguns dias.

Se tudo continuar normal, ótimo.

Se voltar a dar problema, procure observar mais detalhes e poste novamente.

Ter uma fonte de boa qualidade ajuda, quando ocorrem muitas oscilações na rede elétrica.

Elas custam 4 vezes mais do que uma fonte genérica, mas valem o preço, por evitarem danos a outros componentes do PC.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC Inicialmente, muito obrigado pelas claras e muito uteis explicações.

Ontem eu desmontei e remontei a estrutura dos botões power e reset, pude observar que trata-se de um mecanismo relativamente simples, que segundo já citei, aparentemente funcionando normal, o botão power propriamente dito ao ser pressionado no gabinete, "empurra" um pino soldado no fio, que conectado na placa-mãe é o responsável por ligar o PC. A questão é o não contato apenas do botão power com a placa-mãe.

Em breve, farei novo teste após a remontagem dos botões. Caso o problema persista, tentarei ligar utilizando apenas os pinos ligados diretamente na placa-mãe.

Mais uma vez, muito obrigado pelos esclarecimentos e boa vontade!

Atenciosamente, Daniel Artony

Postado

@adcarvalho @Ricardov @Wal SJC

Obrigado pelas sugstões de todos!

Pois bem, meu problema foi resolvido. Após desmontar e montar novamente a estrutura dos botões power e reset, o power voltou a funcionar, em minha consepção, não fiz nada de mais, apenas desmontei e montei novamente, nem sujeira havia, para justificar um possível mal contato, etc..

Consegui ligar o PC usando normalmente o power, nem precisei testar invertendo os botões power e reset.

Uma dúvida que ainda me ronda é: Uma ou mais quedas de energia poderia danificar um botão power, deixando-o em curto? "Só" a desmontagem dos botões, poderia ter os liberado desse hipotético curto?

Muito obrigado a todos pela atenção, mais uma vez.

Atenciosamente,

Daniel Artony

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...