Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos! primeiro post...

Encontro-me desenvolvendo um projeto com pic16f628a para controle de sistema hidraulico.

As entradas sao sensores do tipo switch e as saídas sao 3 relés e dois motores acionados por transistores bc548 e tip120 respectivamente, e 3 leds.

O circuito apresentou funcionamento correto com exceção de um detalhe:

Um dos relés tem seu contato aberto em série com um botão. Quando temos este contato fechado e ao pressionar o botão, é ativada uma valvula solenóide AC 110v. Quando solto o botão, o pic ativa uma outra saida qualquer, por exemplo pisca um led ou ativa um outro relé. Imagino que possa ser alguma interferência de ruido eletromagnético.

post-789368-0-07565800-1448932562_thumb.

A bobina do relé está com um diodo em paralelo reversamente polarizado

coloquei um capacitor poliéster 1uF em paralelo com a bobina da valvula solenoide

próximo ao pic está um capacitor eletrolítico na alimentação, ja tentei com os valores 100uF e 1000uF.

Se alguém puder me ajudar com alguma sugestão, agradeço...

• Membro VIP
  • Solução
Postado

-100nF em paralelo com vcc e gnd perto do mc
-capacitor nas entradas
-nas saídas
-transforme as entradas em saída antes de acionar o solenoide
-potência longe do controle
-otimize layout para evitar correntes parasitas no vcc gnd
-otimize layout para potência longe do controle

-snubber rc nos contatos do relé/contator/botão

-filtros no sw pra ignorar sinais de pequeno período

-Algumas anos ou décadas de experiência

-etc... este resolve

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Só para fins de início, resolvi começar testando com o snubber nos contatos, e vejam só... Ruído resolvido!

porém não sei exatamente como dimensionar o snubber para a tensão 110vAC

Mas quanto aos capacitores nas entradas... coloco-os com paralelo com os resistores pull-up?

mas só aí já salvou meu projeto, muito obrigado rsrsrs

• Membro VIP
Postado

Ficamos felizes amigo. Quanto aos capacitores, não. Eles devem ficar entre entrada e gnd. Para uma ajuda mais efetiva, você deve postar o esquema pra eu copiar teu projeto

A soma das soluções supramencionadas pode tornar teu projeto mais confiável

• Curtir 1
  • Haha 1
  • 4 anos depois...
Postado
Em 01/12/2015 às 15:37, Isadora Ferraz disse:

Ficamos felizes amigo. Quanto aos capacitores, não. Eles devem ficar entre entrada e gnd. Para uma ajuda mais efetiva, você deve postar o esquema pra eu copiar teu projeto

A soma das soluções supramencionadas pode tornar teu projeto mais confiável

Oi Isadora Ferraz preciso desenvolver algumas proteção para meu projeto com arduino, reles e solenoide eletrognetica, como consigo seu contato

• Membro VIP
Postado

Já conseguiste amigo... tmj falaí...😁 ... prefiro lhe dar acessoria pública ok? A não ser que seja projeto supersecreto e envolva milhõe$ 🤑 tmj++ kk

• Haha 1
Postado
Em 19/07/2020 às 08:06, Isadora Ferraz disse:

Já conseguiste amigo... tmj falaí...😁 ... prefiro lhe dar acessoria pública ok? A não ser que seja projeto supersecreto e envolva milhõe$ 🤑 tmj++ kk

Obrigado pelo retorno, Isadora eu não conheço muito de eletrônica,  preciso de uma assessoria que pode ser via zap, pago adiantado se preferir, meu projeto é com arduino, ponte H, motor DC , botões projetado para uma máquina de solda, na verdade a máquina de solda é a fonte de soldagem,  meu problema é quando eu aperto o botão que manda um sinal para o arduino ligar um relé fotoacoplador que  liga uma solenoide eletromagnetica onde liga outro relé dentro da máquina de solda, começa o problema ai, o arduino trava tudo é nada mais funcionar,  estou usando trafo isolador, filtro na entrada, preciso de uma projeto de como fazer os devidos isolamento em cada entrada é saída de sinais. Poderia manda uma mensagem no meu zap é dessa forma podemos viabilizar da mesmo forma, eu não conseguiria dizer tudo que está acontecendo porque não entendo muito, por isso que preciso de uma assessoria para meu projeto.

• Membro VIP
Postado

Agradeço a consideração amigo. Acho que posso investir em você  daqui mesmo ok? Se o projeto não for comercial ou seja for pra seu uso, não vejo problemas em tentar de orientar por aqui mesmo. De fato nem mesmo se for comercial pois admiro espírito empreendedor.

Seu problema essencialmente está na aproximação do controle da potência tanto física, eletro e magneticamente. Se quiser/puder, publique fotos, esquemas e etc.

Intuo que você quer medir a corrente, tensão da máquina, né? Neste caso de fato há complicadores que podem ser descomplicados. É uma máquina de solda mig? Mas de novo, desenha pra gente ver bem como mostre o que já fez.

E se tiver sucesso... pra me pagar dá um cesta básica pra alguém que precisa e tá tudo certo. Ou faça + que isso: dê mesmo não tendo sucesso kk

abç

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...