Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera, há tempos queria obter uma melhor jogabilidade em games e pensava em mudar de placa de vídeo. Tinha uma hd xfx 7750 e acabei comprando uma R9 270 POWER COLOR. Porém, meu desempenho ficou a mesma coisa, quase sem nada de ganhos. Lendo muito sobre isso, fui fazer os famosos benchmarks para ver se estava ocorrendo gargalo.

Minha config :

AMD R9 270 POWER COLOR

8GB DE MEMÓRIA

PLACA MÃE ASUS M5A78L-MX/BR

PROCESSADOR AMD FX 4100.

FONTE OCZ 550W.

Resultado : Minha GPU USAGE fica batendo em torno de 40, 50%, enquanto minha CPU USAGE fica em 70,80,90%. Ou seja, meu processador esta usando uma porcentagem alta, enquanto a placa de vídeo só desempenha a metade..

Muitas dúvidas surgem aqui:

1 - é normal o processador ficar em torno de valores 80,90% e não 100%?

2 - É realmente meu processador limitando a placa de vídeo? Não quero gastar 500 reais em um fx 6300 e o problema não ser resolvido..

3 - temperatura da placa d video e processador ficam em torno de 60 graus. Normal?

Meu desempenho está pessimo em jogos, me ajudem por favor...

• Membro VIP
Postado

É gargalo sim, quando o uso de processador fica mais alto na CPU o uso de GPU cai, o correto pra evitar gargalo é a GPU estar em 100% de uso e a CPU o mais baixo possível, uns 40-60% de CPU, essa placa-mãe é inadequada para os FX, ela não extrai todo o desempenho do CPU e consequentemente da GPU. Seria interessante tentar trocar de placa-mãe também, porém o processador é primordial.

Abrass.

Postado

Os processadores FX possuem uma arquitetura tão mal otimizada, que NUNCA vi eles chegarem a 100% de uso, mas mesmo assim eles gargalam placas de vídeo. Já vi FX-8350 em 80-90% de uso dando gargalo em GTX 970 no GTA 5.

Verifique aí as temperaturas do seu processador, se estiverem muito altas vai ter menos desempenho que o normal.

Postado

Suas temperaturas estão até normais, então o problema é o processador mesmo. Que jogo estava tentando jogar? Se for GTA V, ele exige um processador potente, um FX-6300 já dá conta de manter os FPS próximos a 60.

Postado

Não sei dizer, amigo, pois essa placa-mãe aí é problemática, limita o desempenho do processador. O bom é ter uma 970A ou M5A97. Mesmo o FX-4100 não sendo tão potente, acho que usar 40/50% é pouco.  Mas quando está se tendo gargalo, não use a menor configuração possível, você deve usar a configuração mais alta possível, porque configuração gráfica não vai interferir no desempenho do processador. Mesmo também não sendo muito recomendável fazer OC nessas placas-mãe, tente fazer pra ver se melhora.

• Membro VIP
Postado

Eu lembro que rodei GTA V com gráficos no medio e com alguns filtros desligados e CoD Advances Warfare, também no médio, com alguns filtros desligados, não lembro os detalhes das configurações dos jogos de rodei, até porque tem 1 mês e meio apenas que estou com a R9 270 e esses foram os únicos games que rodei até agora, mas de uma coisa eu tenho certeza: não rodei no low, ou foi medio ou variado, algumas configs do game no medio e outras no high.

Postado

Ele deve estar enganado, porque até minha GTX 650 roda no Normal/Alto com bons FPS. A placa dele roda no mínimo no Alto/Muito Alto. Atualmente Intel tem mais custo/benefício, os processadores AMD já estão ultrapassados.

• Membro VIP
Postado

Olá @Bruno Bandeira Ruppel

Seja bem-vindo ao fórum CdH! :joia:

Leia as Regras Gerais e utilize o fórum com sabedoria. ;)

Quanto a dúvidas com gargalo, pesquiso e/ou poste em: Dúvidas sobre gargalo? Poste aqui a sua configuração.

Quanto a recomendação de peças, pesquise e/ou poste em: Recomendações de PCs para jogos e placas de vídeo.

Se formos tratar todo tipo de assunto no mesmo tópico, viraria bagunça e dificultaria a vida dos outros usuários na hora de realizar pesquisas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!