Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de uma ajuda para fazer um "programa" por assim dizer. Deixa eu explicar minha situação:

Trabalho em uma loja de materiais de construção (mas estou super interessado em programação, na metade do ano irei começar a fazer faculdade para seguir esse ramo) lá nós fizemos muitos orçamentos de muitos produtos. 

Pensa só: Digitar o código do produto, colocar a quantidade, ir no sistema copiar o nome do produto, colocar o preço a prazo e colocar o preço a vista, isto para cada produto. Imagine fazer isto em orçamentos de 3, 4 folhas? Por isso pensei em fazer isto da seguinte forma: Colocamos o código do produto e nisso importa o nome do produto, preço a prazo e preço à vista, e claro depois tem que dar para editar os preços também. Nós usamos um "orçamento padrão" que fiz no excel. Se der para continuar seguinto o padrão ficaria feliz!

Eu não tenho o orçamento padrão salvo no meu PC aqui, mas assim que eu tiver eu posto para vocês verem também.

Alguém tem alguma ideia? Eu estou lendo alguns tópicos sobre C++ gostaria de seguir um código dessa forma.

Fico no aguardo

Postado

@LukeW Luke, inserir esses dados no excel, acho que pode ser possível com Visual Basic ou alguma linguagem da microsoft. Mas se você for inserir esses dados em um programa, mais especificamente em um programa que funcione com banco de dados, você pode automatizar esse processo e inserir as informações direto no banco de dados, isso seria mais simples e direto.

Postado

@CiroboyBR Deixa eu ver se entendi. Eu tenho um sistema que a gente usa para fazer pedidos, consultar estoque, consultar preços, pedidos e etc... Eu preciso salvar cada produto em outro programa para poder automatizar pro excel?

Postado

@LukeW No caso você quer tirar os dados do programa e por no excel?

Se for isso, se você tiver acesso ao banco de dados do programa que você usa, creio ter alguma opção ou plugin do excel que importe informações diretamente de um DB(banco de dados). Mas isso não tem muita coisa haver com programação.

Postado

Huum, entendi. Agora resta saber como acesso o banco deste sistema. Pra ser sincero essa era minha ideia inicial, mas por não saber onde encontrar o banco de dados do sistema achei que deveria fazer um programa.

Postado

@LukeW Luke, então o programa não salva em um banco de dados, salva em um arquivo txt, então você vai ter que programar mesmo.

uma forma de automatizar isso é fazendo um programa pra enviar esses dados do arquivo .txt para um banco de dados, e depois importar o banco de dados pro excel(embora eu não tenha certeza se existe essa opção/plugin nbo excel).

outra forma seria se existisse alguma ferramenta nas linguagens de programação da microsoft, que facilitasse inserir dados em uma tabela excel.

É difícil fazer a 2ª opção utilizando C porque um arquivo excel tem coisas que tornam a edição do arquivo complexa, não vai ser tão fácil quanto manipular uma arquivo .txt, e a microsoft tenta interligar todos os produtos dela, logo não acho difícil que tenha algo em suas linguagens de desenvolvimento que te ajudem nesse caso.

Por ultimo e não menos importante, já que você não sabe programar, não tente fazer coisas complicadas, só vão te frustrar e te desanimar. O aprendizado de programação é algo que demanda tempo. Então evite tentar fazer programas num primeiro instante, tente estudar algo, quando você vai aprendendo, você vai sentindo o que consegue e o que não consegue fazer.

boa sorte na sua caminhada.

Postado

Se no arquivo txt tem todas as informações que você precisa, então será muito fácil importar diretamente para o Excel usando Macro (VBA).

Esses dados (no txt) devem estar em algum padrão de formação, tipo ponto e vírgula ou tabulação fixa.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...