Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quais são os tipos de capacitores usados em aparelhos pequenos como mini mp3 players com LCD com bateria de litio, mini higrometros/termometros com LCD? eles vazam, ressecam e evaporam como os eletrolíticos?

Postado
4 horas atrás, metroidfan disse:

Quais são os tipos de capacitores usados em aparelhos pequenos como mini mp3 players com LCD com bateria de litio, mini higrometros/termometros com LCD? eles vazam, ressecam e evaporam como os eletrolíticos?

Primeiramente eletrônicos assim já são projetados para dependerem pouco de capacitores.

Segundo é que para as situações que não tem jeito de eliminar o capacitor, os fabricantes usam capacitores de tântalo:

pl1141100-general_purpose_multilayer_cer

O Capacitor de Tântalo

O óxido de tântalo tem uma constante dielétrica muito maior do que a do óxido de alumínio. Isso significa que, com a mesma superfície efetiva e com a mesma espessura do dielétrico podemos obter uma capacitância muito maior.

Da mesma forma, dois capacitores de mesmo valor, um eletrolítico de alumínio e outro de tântalo, o de tântalo será muito menor, conforme já comparamos no início do artigo.

Até há algum tempo, os eletrolíticos de tântalo eram pouco usados tanto pelo seu custo mais elevado como pela própria dificuldade de fabricação.

Hoje, com tecnologias mais modernas e com a necessidade de termos componentes cada vez menores, pois o espaço se torna crítico, principalmente nas aplicações portáteis,. os eletrolíticos de tântalo são absolutamente comuns.

Fonte: Como funcionam os capacitores de tântalo (ART604)

A qualidade destes capacitores é muito superior aos capacitores comuns.

Postado

entendo, são capacitores SMD de tantalo sendo smd de tantalo possui um liquido eletrolitico interno q resseca, vaza, perde capacitancia, evapora? vejo q existem também o smd eletrolitico e o smd de ceramica

no meu caso eu possuo 2 produtos q fiquei curioso de obter tais informações pois nao tenho como abrilos e nem fotos deles abertos, um mini mp3 player com lcd e um mini higrometro com lcd, postarei fotos:

-font-b-Digital-b-font-LCD-font-b-Hygrometer-b-font-Temperature-Humidity-Meter-font.jpg

Mini-Clip-MP3-player-support-SD-TF.jpg_200x200.jpg

Postado

O smd eletrolítico possui a mesma qualidade que os normais. Muitas vezes os normais são até melhores. Estou citando o que encontro na prática, aferindo as placas. 

Já o de tântalo, nunca encontrei um estragado. 

Também não se usa muito deles em placas em aparelhos grandes que são o alvo das minhas manutenções

Já os cerâmicos de qualquer tipo são muito resistentes, até mesmo sobre alta temperatura. 

• Membro VIP
Postado

bom .. meu distante virtual raio x mental considera que o higrometro só tem capacitor smd multicamadas mesmo e o mp3 pode ter pelo menos um eletrolítico na saída de áudio. Portanto provavelmente há ausência de tântalo...

Mas k entre nós, qual a origem da tua preocupação mesmo?

Postado

eu preciso saber qual tipo de capacitores esses 2 produtos usam porque vi na net q os q tem capacitores eletroliticos tem q ser energizado de vez em quando ou uma vez ao ano para evitar ressecamento, evaporação e perda de capacitancia do liquido eletrolitico

• Membro VIP
Postado
Em 29/12/2015 às 17:24, metroidfan disse:

nesses 2 mini eletronicos q eu citei acima nao tem como saber se é smd eletrolitico, smd ceramico ou smd de tantalo? sem abri-los?

Faço minhas as palavras do colega acima.

Se alguém souber como consertar ou "tirar um esquema" de algum aparelho sem abri-lo, por favor me liguem... Obrigado!

-------

off:

Talvez um RX 3D em cores (em face dupla ou multiface)???

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!