Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Boa Tarde!

Venho por meio deste tópico lhes pedir uma informação, meu pc não tem fio terra, e as vezes quando encosto nele levo um choques, ele está ligado direto na tomada (220v) com uma fonte de 600w da EVGA, quero saber se esses choques que levo quando encosto em alguma coisa metálica do pc, deve-se á eu não ter o aterramento (fio terra)?

Quero saber também, o que o fio terra faz realmente.

• Membro VIP
Postado

Uma inspeção na correta polarização da tomada, como já citado pelo karlo, é um bom começo..

O correto é encontrares a tomada, vista de frente, com a a seguinte polarização :

Polarizac3270a3030odetomadasele3010trica

E claro, com o plug da fonte com 3 pinos, que evita ligar virado, sem adaptador nem pino terra cortado. Para descobrir onde está o fio fase tem de usar uma chave de teste (R$ 2,00 em uma loja de elétrica)..

Tente entender a dinâmica do choque no gabinete do PC olhando essa imagem dai:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Sensaodechoque.jpg

Sensaodechoque.jpg

Veja que na normalidade (primeira foto) passa uma corrente ih pelo operador, responsável pela sensação de choque no gabinete.

Na segunda foto, a direita em cima, evidente, se ele não tocar no gabinete não vai passar a corrente ih por ele e dai sem choque.

Na terceira foto, a esquerda e em baixo, se esse operador usar sapatos isolantes também cessa essa corrente e sem choque dai..,

Na última foto, se ele se mantiver no ar, isolar a si mesmo do piso, também evitará essa corrente..

Claro, isso tudo não é fácil de se fazer mas é só para entender a importância do retorno pelo piso, em contato estreito com seu corpo na sensação de choque.

Equipotencialize seu piso fazendo com que exista uma ligação estreita do terra com o gabinete de seu PC e essa corrente ih preferirá circular por essa ligação estreita. Isso é o aterramento. A colocação de um fio no terceiro polo da tomada que esteja intimamente conectado ao terra (geralmente de uma a três barras de cobre, de 3 metros cada, fincadas no solo)

• Curtir 1
Postado

Certo. Mas esse negócio do fio da fonte estar invertido, é por exemplo, eu tenho dois pinos, eles simplesmente podem estar no invertidos? por exemplo, imagine uma tomada normal (só com dois pinos mesmo) X - Y, este seria o padrão certo, e o que você estão me dizendo é que o cabo pode estar conectado da seguinte forma errada: Y - X ? Ou que eu só preciso de um aterramento? 

• Membro VIP
Postado

Aparelhos que necessitam receber alimentação de modo coerente, fase no fio fase, neutro no fio neutro e terra no fio terra exigem plugues e tomadas que não consigam ser ligadas invertidas como é o caso daquelas que mostrei acima, ou você consegue ligar aqueles 3 pinos de modo invertido????

Se o plugue de algum dispositivo, originalmente, tem somente dois pinos é porque ele não necessita da polarização da alimentação. 

Simples assim e objetivo...

Quem complica as coisas é o pessoal adotando gambiarras, adaptações, cortando o pino do aterramento, etc e tal..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!