Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações,

Recentemente realizei a troca do provedor de internet e preciso de ajuda para realizar uma configuração especifica dentro da minha rede interna.

O modem e o roteador principal foram instalados no quarto de visitas, pois meu PC e meu sistema de monitoramento estão lá.

Uma rede "extra" foi estendida até o quarto principal, local onde os sistemas de entretenimento estão instalados.

Topologia da rede:

Capturar.JPG.f44a7bb3dedae30a2ce4ab71f78

- Modem ótico: converte o sinal de luz em sinal elétrico, está setado em bridge e se conecta a porta WAN do roteador comodato

- Roteador comodato (TP-Link WR740N): responsável pela autenticação e distribuição de ip's na rede (intervalo de ip da rede 192.168.0.1 ~ 192.168.0.254), seu wireless está desativado

- DVR intelbras: está conectado no roteador comodato via cabo de rede na porta 2 (preciso abrir NAT)

- PC: está conectado no roteador comodato via cabo de rede na porta 1

- Roteador intelbras (WRN140): está conectado na porta 3 do roteador comodato e na porta 1 dele mesmo, é responsável por todo wireless da rede interna da residencia

- Xbox One: conectado na porta 2 do roteador intelbras (preciso abrir NAT)

- Home Theater: conectado no roteador intelbras via cabo de rede na porta 3

- Decodificador TV: conectado no roteador intelbras via cabo de rede na porta 4

Minha dificuldade/duvidas:

- Preciso configurar o roteador intelbras como sendo o ponto principal de wireless, para isso eu sei que ele precisa estar com o DHCP desativado, mas não sei se o modo de operação precisa estar em bridge... Eu até desativei o wireless do roteador comodato para não haver interferências...

- Preciso abrir portas especificas para o DVR e o Xbox One, porém ambos estão em roteadores diferentes, ou seja, devo configurar o NAT somente no roteador comodato?

- A rede cabeada no roteador intelbras terá alguma perda quando todos os equipamentos ligados a ela estiverem funcionando e utilizando internet...

Se alguém puder sanar essas duvidas serei muito grato, obrigado.

Postado

Se o roteador Intelbras estiver em bridge não precisa abrir portas nele, apenas no que estiver roteando.

Se todos os equipamentos da rede estiverem em uso haverá perda proporcional ao tráfego.

Postado
1 hora atrás, LuizHK disse:

Se o roteador Intelbras estiver em bridge não precisa abrir portas nele, apenas no que estiver roteando.

Se todos os equipamentos da rede estiverem em uso haverá perda proporcional ao tráfego.

Sim, o roteador será configurado em bridge (depois disso não consigo acessa-lo via endereço de ip)

Irei montar o redirecionamento de portas no roteador comodato para o DVR e o Xbox...

Postado
Em 02/01/2016 às 17:19, SoviéticO disse:

Minha dificuldade/duvidas:

- Preciso configurar o roteador intelbras como sendo o ponto principal de wireless, para isso eu sei que ele precisa estar com o DHCP desativado, mas não sei se o modo de operação precisa estar em bridge... Eu até desativei o wireless do roteador comodato para não haver interferências...

- Preciso abrir portas especificas para o DVR e o Xbox One, porém ambos estão em roteadores diferentes, ou seja, devo configurar o NAT somente no roteador comodato?

- A rede cabeada no roteador intelbras terá alguma perda quando todos os equipamentos ligados a ela estiverem funcionando e utilizando internet...

@SoviéticO O roteador intelbras não precisa estar em bridge, é só você NÃO usar a porta WAN do intelbras e ligar tudo na LAN. O DHCP dele sim deve estar desativado pois o seu roteador comodato ja esta fazendo esta função. As portas LAN desse roteador irão operar como se fosse um switch normal, interligando os equipamentos com o restante da rede cabeada e ainda com os equipamentos Wireless.

- Sim você somente necessita criar as regras de NAT no roteador comodato que é quem esta autenticando você na internet.

- Caso todos estejam usando a internet sim ocorrerá a divisão do trafego de internet para os equipamentos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

As configurações de saída da internet como NAT só precisam ser aplicadas no roteador da operadora. Assim, o seu intelbras irá operar como se fosse um switch. Como o UH.1 disse. 

No Intelbras voce vai criar sua rede wireless e ligar ele em uma das 4 portas switch, deixe a WAN desconectada. Para garantir acesso no Intelbras coloque um IP fixo nele. o ideal é fazer isso com todos os equipamentos fixos. No roteador comodato, altere a faixa de DHCP. Coloque por exemplo de 192.168.0.100 ate .200. Use os IPs entre 192.168.0.2 ate o 99 para o DVR, roteador, seu pc, etc. 

• Curtir 1
Postado

Isto mesmo como o @sdriver disse. Você deve colocar IP fixo no DVR e no Xbox para o NAT funcione sem problemas.

A dica das faixa do DHCP que o sdriver falou é muito boa, pois organiza a rede logicamente.

Os Celulares por exemplo obteriam o IP via DHCP e PC XBox DVR ficariam Fixos, sem risco de problemas.

Postado
9 horas atrás, UH.1 disse:

Isto mesmo como o @sdriver disse. Você deve colocar IP fixo no DVR e no Xbox para o NAT funcione sem problemas.

A dica das faixa do DHCP que o sdriver falou é muito boa, pois organiza a rede logicamente.

Os Celulares por exemplo obteriam o IP via DHCP e PC XBox DVR ficariam Fixos, sem risco de problemas.

Saudações @UH.1 e @sdriver, obrigado pelas respostas.

Configurei da maneira indicada por vocês, meu roteador comodato está com ip 192.168.0.1 até 0.25 e meu roteador intelbras está com ip 192.168.0.2 (restringi minha rede em somente para 23 dispositivos, acredito ser o suficiente para o meu uso)

DVR = 0.3 (regras de tcp e udp no roteador comodato DNS acessível)

PC = 0.4

Xbox One = 0.5 (regras de tcp e udp no roteador comodato NAT = aberta)

HT  = 0.6

Sky = 0.7

Os equipamentos que uso em wifi não estão utilizando ip fixo, por enquanto ainda não tive problema de conflito. Seria melhor aumentar o range ips na rede? Aqui em casa poucas pessoas tem acesso ao wifi

Postado

@SoviéticO sugiro você configurar o DHCP para iniciar por exemplo com 192.168.0.20 e ir ate 192.168.0.100 (ou ate onde você achar melhor, outra coisa no próprio DHCP você pode configurar o tempo de liberação do IP, deixe configurado por exemplo para 60minutos).

Ficaria assim:

192.168.0.1 ate 192.168.0.19 você incluiria os dispositivos com ip fixo (é o que você já fez)

192.168.0.20 ate 192.168.0.100 ficariam os dispositivos que receberiam o ip dinamico.(no caso os Wifi)

Esta foi a sugestão que o @sdriver comentou acima.

Agora você so precisa alterar a faixa do DHCP o resto esta OK.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!