Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente tenho duas placas de amplificador conhecido na net como ministrong, ele trabalha com 42 0 42 volts, tenho a fonte já montada e funcionando, acontece que as vezes a tensão vinda na tomada chega a 130v e quando essa tensão chega a 130v a saída da fonte para o amplificador fica em torno de 45,2 volts, alguém tem uma ideia de como baixar essa tensão deixar entre 40v ? o transformador fornece 5A.

• Membro VIP
Postado

A princípio isto não deve ser problema pois 45v é pouco a+ só. Mas se você quiser baixar, pode usar um outro trafo na rede para baixar de 127 para 110. P.ex. um trafo 15V/5A você liga como se fosse um autotrafo. Ligando o 15 em série com a rede, este valor deve ser subtraído ou somado dependendo da "polaridade" em que liga o secundário. Claro, opte pela subtração.

Resolve 1 problema mas consegue outro: se a rede cair d+, .... já sabe

• Membro VIP
Postado
Em 20/01/2016 às 14:15, Isadora Ferraz disse:

A princípio isto não deve ser problema pois 45v é pouco a+ só. Mas se você quiser baixar, pode usar um outro trafo na rede para baixar de 127 para 110. P.ex. um trafo 15V/5A você liga como se fosse um autotrafo. Ligando o 15 em série com a rede, este valor deve ser subtraído ou somado dependendo da "polaridade" em que liga o secundário. Claro, opte pela subtração.

Resolve 1 problema mas consegue outro: se a rede cair d+, .... já sabe

Sinceramente, boiei nessa!

Se retirar algumas espiras do secundário desse trafo (esquisito) fica bem melhor.

Postado
5 horas atrás, _xyko_ disse:

Sinceramente, boiei nessa!

Se retirar algumas espiras do secundário desse trafo (esquisito) fica bem melhor.

Pensei nisso, o problema é que ele não tem carretel, por ser simétrico ia precisa desenrolar uma boa parte do secundário e enrolar de novo, ai pra enrolar sem o carretel fica complicado, procurando na net achei um esquema que parece me servir, ta no outro computador logo mais vou postar aqui.

Olha ai o esquema que achei:

gmwp.thumb.jpg.ac128f66fc2187032d2eaf21c

A saída do transformador ta dando 31+31, e 5A, acho que funciona bem nesse esquema não funciona ?

Outra coisa se eu conseguir uma queda de tensão maior na referencia do regulador ele vai aumentar a tensão de saída não vai ?

• Membro VIP
Postado

@_xyko_ hoje que vi seu comentário. Desculpe a falta de clareza. A ideia é usar outro trafo para subtrair alguma coisa antes de entrar no dele. Imagine ligar uma bateria 12v em série com uma pilha 1.5V invertida. você vai er 10.5. Né? É a lesma lerda com o esquema que falei só que em ac. Diminuindo a v no primario, diminui a do secundário. Não estou achando desenho disso na  net. Force o tico e teco

@mroberto98 tamo junto.

Postado
9 horas atrás, mroberto98 disse:

@Matthwus

Pra que voce quer complicar tanto? 

Qual o problema da tensão aumentar um pouco?

EM outro fórum, onde vi o esquema o amplificador, vi gente tendo problemas com tensão maior que +-42v, acha que da pra liga com 45 de boa ?

Aqui segue o esquema do amplificador:

MINI-STRONG-ESQUEMA.jpg

Só os transistores de saída que foram trocados pelo 2SC5200 e 2SA1943.

Postado

@Matthwus  

pelo esquema, é porco por duas coisas: de atribuir 84V nesse projeto que nao deveria nem passar de 60V, e ainda esquecer de colocar resistores nos emissores dos BDs....

vai ter que trocar os BDs por MJE340/350 e o BC546 por um BF422.

e 100R nos emissor dos BDs, igual tem nos esquemas "classicos" de amplificador AB.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...