Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
22 minutos atrás, _xyko_ disse:

Nesse transistor, pode colocar até 10K na base,

Se conhece o princípio de um NPN, saberá que R1 do primeiro esquema, ao ser colocado em nível 1, estaria jogando VCC ao terra através dele.

acabei de colocar 10k e melhorou ainda mais..

• Obrigado 1
Postado
7 minutos atrás, _xyko_ disse:

Melhore ainda mais, sabendo qual é o ganho do seu transistor e a corrente que precisa para acionar o relê.

Qual é o transistor?

BC337 mas tenho muitos outros disponíveis..

• Membro VIP
Postado

Já ouviste falar em reatância capacitiva?

X_C= \frac {1} {2\pi fC} \,

aprox. 1200 ohms

Agora, retificando e filtrando...

Sem carga terá,considerando 110VAC: 110 x 1.14 = 125V, dos quais vai aproveitar apenas 5....

Vale a pena economizar um trafinho de 200mA  e além de não ter dor de cabeça, isolar o circuito da rede ????????

http://www.soldafria.com.br/transformador-12v-200ma-entrada-110220vac-p-4114.html?language=es

http://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/TlRBMU53PT0=/46-Trafo+12V+12V+-+200MA

http://lista.mercadolivre.com.br/transformador-12v-200ma

• Amei 1
Postado
3 minutos atrás, _xyko_ disse:

Já ouviste falar em reatância capacitiva?

X_C= \frac {1} {2\pi fC} \,

aprox. 1200 ohms

Agora, retificando e filtrando...

Sem carga terá,considerando 110VAC: 110 x 1.14 = 125V, dos quais vai aproveitar apenas 5....

Vale a pena economizar um trafinho de 200mA ????????

Não tenho espaço fisico para trafo. estou usando rele de 24v

• Membro VIP
Postado

por gentileza considere manter os 3K3. Motivo: lote do mesmo transistor pode ter hfe estupidamente diferentes. Considerando o mais baixo, penso que 3k3 é um bom valor. P.ex. eu uso 2k2 com bc817 = 337 smd.

Tomaste a correta decisão ao reanalizar tudo. Considere portanto aquela fonte minimalista já que tens problema de espaço físico

Ah e agradeço o elogio

• Amei 1
Postado

Bom,  o relê me venceu.... deixei ele de lado coloquei um MOC3052 e um triac BTA12 600SW e pronto, acionou com perda de praticamente 0v de queda.

Diminui o cap de entrada pra 470nf em 110V, volei o zener de 12V e o  aquecimento foi insignificante !!! alcance 100% ...

agradeço aos dois amigos pela ajuda!!!

• Amei 1
  • 4 anos depois...
Postado

Estava com o mesmo problema, porém o circuito alimentado era um temporizador. O que eu fiz foi colocar um resistor de 5w (sucata de um nobreak) na saida da corrente retificada. Parou de esquentar e não precisei trocar componente algum

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Fabricio Penaqui disse:

Parou de esquentar e não precisei trocar componente algum

Boa solução minimalista. Compartilhou a informação e o calor com o resistor. Pra não perder muito em calor, outra alternativa seria colocar +1 capacitor em série com a entrada ac (o mesmo que diminuir o capacitor de entrada).. o mesmo efeito que seu resistor em série com sua saída retificada.

Obs... não reli. Mas anos depois... uma fontinha de um velho mas funcional carregador de celular - que geralmente só quebra o cabo e já jogam fora - se torna mais segura, mais barata - custo zero  e claro, + eficiente do que a antiga, tradicional, insegura e ineficiente "fonte sem trafo"

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!