Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Conheço bem pouco de eletrônica. mas sempre gostei do assunto, recentemente me aventurei na criação de um painel de led, e me surgiram algumas duvidas podem me ajudar?

O projeto é simples será um painel de Power Led 3W totalizando 50 leds, com diferentes espectros de cores, o projeto será usado para uma estufa de cultivo de plantas, este painel deve ter 150W, então comprei o equivalente de LED de diferentes espectros de cores todos com 3w, comprei drivers para os 150w.

Duvidas que me surgiram:

- O uso do driver de led para alimentar os LEDs do painel elimina a necessidade do resistor para os leds?

Caso precise mesmo assim de um resistor para aumentar ainda mais a vida util do led, devo instralar um resistor por led?

- Supondo que eu tenha 2 drivers de 100w, posso então conectar cada driver diretamente em uma pcb com os 25 leds ligados em serie(nao sei se o termo é certo, pretendo fazer igual fita de led)?

Como disse não conheço quase nada de eletronica basica, na minha minha cabeca com dois drivers de 100 w , estaria usando somente 75w(25 LEDS x 3W) Não utilizar todos os watts do driver pode me gerar algum problema?

Ainda estou finalizando o projeto quando terminar posto as imagens do painel.

Como já frequento forum a bastante tempo, sei que sempre alguém me retorna um reply do tipo:

"Ja procurou no forum?" ou  "Já viu no google"?

Então já lhe respondo, sim já procurei. inclusive na ultima semana é esta procura que tenho feito, estou aqui pois não encontrei a resposta em nenhum lugar.

Valeu galera.

• Membro VIP
Postado

a assinatura de alguém contradiz a mensagem kk. Mas a opção é bem boa. O amigo chico é phd em leds!

@pispico a princípio o driver vai tentar jogar toda a potência nos leds. Se você colocar só 75 de led, ele vai tentar por 100 e vai forçar os leds. O contrário ok. 100 de led com 75 de potencia pode aumentar vida útil. Publique mais info, fotos, links, datasheets e tal sobre os leds e drivers que talvez seja possível alguém montar uma configuração otimizada pra você ou pelo menos te passar melhores informações. Prepare também bons dissipadores, coolers e afins.

Reservo-me no direito de ficar por aqui ok? A propósito, espero que não estejas a cultivar sementes do mal. Afinal onde estás elas são fartas...

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...