Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de vacuo + LM358 + Arduino


Roger_br

Posts recomendados

Bom dia a todos !

 

Estou tentando aqui montar com o Arduino, um controlador de bomba de vacuo.

O sensor de vacuo que eu comprei é o MD-PS002. Este sensor, opera em 5 volts e dependendo da pressão lida, fornece um output que varia de 200 mV a quase zero quando o vácuo é aplicado.

Como o Arduino, não consegue fazer leituras de mV, seguindo uma recomendações da net, comprei um circuito amplificador LM358.

O sensor de vacuo está funcionando corretamente e obtenho leituras consistentes com o multimetro no pino de saida.

 

A ligação está assim :

 

LM358

Pino 1 : out -> saída de leitura amplificada

Pino 2 : In- -> entrada negativo vindo do sensor de vacuo

Pino 3 : In+ -> entrada positiva vinda do sensor de vácuo (200 mV - sem vacuo aplicado..tende a zero quando temos vacuo total)

Pino 4 : GND / terra

Pino 8 : Vcc = 12 Volts

 

Para o feedback do circuito, ligueu um resistor de 10K do Pino # 1 ao Pino # 2 e o pino # 2 ao terra com um resistor de 1 K o que teoricamente, daria uma amplificação de 11 vezes e a saída do Pino # 1, deveria ter algo em torno de 2 volts.

 

Bom isso na teoria...

 

Alimentando o sensor de vacuo, tenho uma fonte de 5 volts..ele está funcionando corretamente.

 

Para alimentar o LM358, tenho uma fonte regulável e a ajustei para 12 volts.

 

O que está acontecendo é que o Lm358, não leva em consideração a entrada do Pino # 3 e a saída do Pino # 1 é sempre ao redor de 9 Volts. Essa tensão de saida, varia se eu mudo a tensão de entrada da fonte regulável mas como falei antes, ignora a entrada do Pino # 3.

 

Alguma ideia de o que eu estou fazendo de errado ?

 

abc

 

roger

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que está fazendo errado é tentar fundir meu tico e teco. Desenho esquemático por gentileza. Só EU posso descrever respostas em forma de texto pra forçar um pouco os neurônios alheios. Não conheço tal sensor (e acho que não vou googlar ok?) mas provavelmente sua saída é uma ponte weatstone (o que conheci no passado era). O condicionamento do sinal é 1 pouco + complicado. Mas se for direto 0 a 200mV, seus problemas acabaram. Alguns mc (verifique qual é o do seu arduíno) têm entrada amplificador diferencial 20 ou 200X. preciso falar +?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Roger_br disse:

Bom dia a todos !

 

Estou tentando aqui montar com o Arduino, um controlador de bomba de vacuo.

O sensor de vacuo que eu comprei é o MD-PS002. Este sensor, opera em 5 volts e dependendo da pressão lida, fornece um output que varia de 200 mV a quase zero quando o vácuo é aplicado.

Como o Arduino, não consegue fazer leituras de mV

 

Como assim não consegue ler mV?

Depende como trata o valor lido no ADC.

Usando a referência interna de 1,1V , já tem resolução de 1,1/1024 = 1,074mV/bit.

Se aplicar uma referência de precisão externa de 1,024V terá resolução de 1mV/bit.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESOLVIDO !

 

Obrigado pela dica acima....

 

Baseado nela e no que pude encontrar a respeito do sensor de vacuo MD-PS002, acabei descobrindo que ele funciona como uma WheatStone Bridge e portanto, ao contrário do que o diagrama do sensor mostra, o pino OUT-  não é GND....é um outro pino de saída OUT+  e a medida de vacuo é realizada pela diferença de tensão entre os pinos OUT+ e OUT- (que na realidade é outro OUT+) em relação ao GND.

 

Então, para funcionar no arduino, liguei o OUT+ no A3 e o OUT- no A4 ..aí o código mede a tensão de ambos e subtrai um do outro. Com isso, dá pra montar uma tabela de vácuo e usar pra ligar a bomba de vácuo.

 

O sensor em si, não é muito preciso e nem muito sensível..mas pra aplicações básicas e pelo preço, vale a pena.

 

Segue as fotos...a foto do diagrama, mostra o OUT-   mas ele é um OUT+ tb.

 

Obrigado a todos.

 

Roger

 

Sensor_Vacuo.jpg

20160125_211310.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!