Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Estou ajeitando um computador aqui e considerando seriamente em adquirir um SSD para instalar o S.O. (vai de Win 10 mesmo) e os programas. Seria para trabalhar basicamente com design gráfico e motion graphics: Photoshop, Illustrator, After Effects, Premier, Cinema4d, Blender, etc....

Minha dúvidas são as seguintes:

1- Vale mesmo a pena o investimento nesse caso?

2- Qual seria a melhor forma de usar o SSD, instalo o S.O. e todos os programas nele mesmo?

3- Nesse caso, é indicado eu usar o SSD como Cache? Ao ficar editando arquivos grandes de imagem e pré renderizando vídeos para visualização posso acabar prejudicando a performance e diminuindo o tempo de vida do SSD?

4- Por conta do preço talvez fique quase na mesma comprar um de 240gb ou 2x de 120gb...Valeria a pena essa segunda configuração por algum motivo? Deixando o S.O. e os programas em outro ou algo parecido?

5- Os mais em conta como o Kingston v300 ou o Sandisk equivalente são confiáveis? Qual um bom custo benefício?

Obrigado!

Postado

1-Vale investir sim.
2-Sim.
3-Não.
4-Pegar 2x 120gb e fazer RAID 0 era uma boa.
5-Sandisk é melhor, os kingston v300 (pelo menos os de 120gb) que tem pra vender são mais lentos que os antigos é uma treta toda lá. Vai de Sandisk que é melhor.

Postado
6 minutos atrás, JPScottini disse:

1-Vale investir sim.
2-Sim.
3-Não.
4-Pegar 2x 120gb e fazer RAID 0 era uma boa.
5-Sandisk é melhor, os kingston v300 (pelo menos os de 120gb) que tem pra vender são mais lentos que os antigos é uma treta toda lá. Vai de Sandisk que é melhor.

Só confirmando JPScottini, no 3 você disse "não" se referindo a não usar como cache ou não há problemas em usar como cache? Posso mandar ver e não ficar com medo de ficar salvando e deletando esses arquivos temporários no SSD sem problemas?

Sobre fazer o RAID0, eu entendo pouco disso, basicamente você configura 2 ou mais HDs ou SSDs para que sejam considerados um só disco, correto? Mas no caso não seria interessante mante-los separados no caso de eu precisar formatar apenas o S.O. em um dos SSDs deixando os programas do jeitos que estão? Usar 2 em RAID0 melhora a performance de alguma forma?

Obrigado

Postado
25 minutos atrás, JLG disse:

Só confirmando JPScottini, no 3 você disse "não" se referindo a não usar como cache ou não há problemas em usar como cache? Posso mandar ver e não ficar com medo de ficar salvando e deletando esses arquivos temporários no SSD sem problemas?

Sobre fazer o RAID0, eu entendo pouco disso, basicamente você configura 2 ou mais HDs ou SSDs para que sejam considerados um só disco, correto? Mas no caso não seria interessante mante-los separados no caso de eu precisar formatar apenas o S.O. em um dos SSDs deixando os programas do jeitos que estão? Usar 2 em RAID0 melhora a performance de alguma forma?

Obrigado

Não tem problemas usar como cache. RAID 0 melhora a performance sim aqui um site falando sobre: http://wdc-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/4669/~/as-vantagens-da-raid-(raid-0-vs.-raid-1-vs.-raid-5) .
Ai você escolhe se faz raid ou não.

Postado

voce vai ter um bom ganho de perfomance com o SSD mas lembre de manter uma HD normal na maquina... todos os programas que voce mencionou geram arquivos muitos grandes então o SSD pode ficar pequeno para manter esses arquivos nele

Postado
2 minutos atrás, bngomes disse:

voce vai ter um bom ganho de perfomance com o SSD mas lembre de manter uma HD normal na maquina... todos os programas que voce mencionou geram arquivos muitos grandes então o SSD pode ficar pequeno para manter esses arquivos nele

Ah sim, com certeza.... acabei de pegar um HD de 1TB e já tinha 2 de 500gb mais antigos....estou pensando inclusive se vale a penas mante-los na máquina como bckups ou se isso pode exigir demais da fonte ou algo do tipo. 

Minha ideia era apenas trocar o HD mas comecei a considerar o SSD também agora antes de instalar tudo novamente.

Postado

Da fonte acho que não, pois o pico de consumo de energia é quando esta lendo e escrevendo.. se ficar na maquina para acessar eventualmente qualquer boa fonte aguenta

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!