Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Eu entendo um pouco sobre manutenção de computador e a um tempo atras eu comecei a ver sobre o tal de gargalo. Sei como funciona, o porque ocorre e tal, mas queria saber mesmo como eu consigo descobrir se o pc ta com gargalo e como fazer pra evita-lo, como montar um pc e aproveitar o desempenho máximo de cada peça dele.

Postado

Pra ver uma Gargalo é fácil gargalo acontece mais na placa de vídeo e é tipo assim o Processador tá a 100% de uso o jogo ta no ultra mas o desempenho da placa de vídeo não consegue passar de 60% e pra aproveitar o máximo desempenho é fácil se você tiver um Intel Core i3 ele dificilmente vai dar gargalo até com placas de vídeo muito potentes 

• Curtir 1
Postado

Bom dia Henrique, 

O gargalo é algo muito relativo, depende muito da aplicação do computador em questão, e deve haver um certo "nivelamento" entre os componentes de hardware para que tudo flua bem.
Para identificar, em jogos, costuma-se usar o MSI Afterburner para medir o uso dos recursos do PC, assim, podemos identificar o que está limitando o que. 

• Curtir 2
Postado

@Henrique.reis Simples e rápido:

Gargalo é quando há um desequilíbrio entre os componentes, é quando por algum motivo a limitação de um deles 'capa' o desempenho de outro ...

já viu aquelas avenidas movimentadas com 5-6 faixas que estreitam para uma pista de 2 faixas, nas horas de trânsito elas geram grandes engarrafamentos ... mesma coisa  ;)

Exemplo tosco: Uma configuração de i7 4790k rodando com uma 9500gt DDR3

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Fernando_maluco disse:

Gargalo é quando há um desequilíbrio entre os componentes, é quando por algum motivo a limitação de um deles 'capa' o desempenho de outro ...

já viu aquelas avenidas movimentadas com 5-6 faixas que estreitam para uma pista de 2 faixas, nas horas de trânsito elas geram grandes engarrafamentos ... mesma coisa  ;)

ai cara você joga alguma coisa

Postado
48 minutos atrás, Fernando_maluco disse:

Cara, ainda não entendi... Como sei que uma peça vai fazer a outra dar gargalo?

Postado

É assim @Henrique.reis:

Vamos supor que quero rodar um jogo BEM pesado (não vou citar exemplos), e tenho um processador dual core, mas minha placa de video é uma placa TOP. Se levarmos em consideração o poder gráfico da placa, o jogo rodaria tranquilamente, mas o meu processador dual core, não acompanharia o ritmo, fazendo com que a placa de vídeo não entregue o seu desempenho máximo, "gargalando" a mesma. 

Postado
1 minuto atrás, Clint Walker disse:

É assim @Henrique.reis:

Vamos supor que quero rodar um jogo BEM pesado (não vou citar exemplos), e tenho um processador dual core, mas minha placa de video é uma placa TOP. Se levarmos em consideração o poder gráfico da placa, o jogo rodaria tranquilamente, mas o meu processador dual core, não acompanharia o ritmo, fazendo com que a placa de vídeo não entregue o seu desempenho máximo, "gargalando" a mesma. 

Sim, disso eu tenho ciência, mas queria saber, por exemplo, na hora da compra das peças, como eu vou saber que elas não vão dar gargalo?

Postado
15 minutos atrás, Henrique.reis disse:

Cara, ainda não entendi... Como sei que uma peça vai fazer a outra dar gargalo?

Primeiro você tem que ter ciência de qual vai ser a aplicação e quais jogos/programas pretende rodar no computador, podendo assim pesquisar sobre seus requisitos mínimos e recomendados. Tendo isso em mente, consegue pesquisar sobre as peças que precisará comprar para evitar o gargalo. É tudo uma questão de conhecimento do hardware/aplicação e pesquisar bastante sobre.

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, Clint Walker disse:

Primeiro você tem que ter ciência de qual vai ser a aplicação e quais jogos/programas pretende rodar no computador, podendo assim pesquisar sobre seus requisitos mínimos e recomendados. Tendo isso em mente, consegue pesquisar sobre as peças que precisará comprar para evitar o gargalo. É tudo uma questão de conhecimento do hardware/aplicação e pesquisar bastante sobre.

Ahh, acho que entendi rsrs... Então, por exemplo, se um cliente pedir um computador pra jogos, eu vou pesquisar as peças com base no que ele for jogar e também posso fazer com base no quanto ele pretende gastar?

Postado
3 horas atrás, Henrique.reis disse:

Ahh, acho que entendi rsrs... Então, por exemplo, se um cliente pedir um computador pra jogos, eu vou pesquisar as peças com base no que ele for jogar e também posso fazer com base no quanto ele pretende gastar?

Exatamente! 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...