Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O HWInfo tem uma página de sensores. Quero comparar as temps lidas nele com as do CPUID HWMonitor.

E quero que você meça as temps logo que inicia o PC, e continue monitorando em IDLE, para ver se fica estável em IDLE ou se continua subindo com o tempo de ligado. Tipo, logo que inicia e fica em IDLE, ele dá 50C. Ficando quieto, daqui a uns 5min ele tá tipo em 55C. Depois de uns 10min ele tá em 58C e sempre subindo. Daí ele chega a uns 64C, etc. Sempre em IDLE, e sempre subindo devagarinho.

Quero ainda que você teste se a temperatura volta ao patamar anterior em IDLE, depois de executar algo pesado. Tipo, você está em 50C em IDLE. Aí executa um programa pesado ou um teste de estresse ou benchmark. O PC vai a 70C. Parando o teste, ele volta ao patamar de 50C após uns 5min, ou ele não consegue esfriar bem depois?

Isso irá nos dizer se o cooler tá funcionando normal ou não.

Peço ainda que você meça a base do seu cooler com o termômetro laser quando o sistema estiver quente, só para comparar. Isso irá por um fim à questão do super aquecimento, e poderemos focar só na questão da memória.

Gente, levanto uma questão de ordem: o tópico a essa altura ficou meio confuso.

A gente começou com uma recomendação de cooler, depois uma suspeita de super aquecimento com o cooler novo, devido a leituras altas de 64C em IDLE. Aí apareceram os travamentos, no windows, no Linux e culminou em artefatos na tela do Setup. (tudo ainda sem eliminar a hipótese de super aquecimento).

Finalmente, revelou-se que o Windows era XP de 32bits depois a questão do reconhecimento de memória.

Proponho um resumo da situação, para partirmos dela:

1. Havia uma suspeita de super aquecimento que ainda não foi corretamente eliminada. No Windows acusava 64C em IDLE, mesmo com o Blizzard T2 instalado.
  2. O PC tá travando, e chegou a dar artefatos na tela do Full Screen Logo da Mobo.
  3. O PC tem hora que reconhece 4GB de RAM, hora 8GB de RAM, seja no Setup, no Memtest quanto no Ubuntu de 64bits. Isso com os dois pentes instalados.
  4. O Memtest acusou erro de memória uma vez apenas. Mexendo nas memórias, usando só um pente por vez ou os dois juntos, ou trocando eles de posição, o erro não se repetiu, mas o PC continua travando.

@erich8 , peço que confirme esse resumo. É isso mesmo que está acontecendo? Se estiver correto, vamos partir desse ponto de agora para a frente.

Postado

Faça o seguinte: Deixe apenas um pente de memória. Ligue o PC e veja se ele fica estável. Se não, tente o outro pente. Se não, experimente mudar o slot usado. (Sempre com apenas 1 pente de memória)

Com isso, estamos tentando buscar estabilidade mínima para realizar os testes de temperatura e eliminar de vez essa hipótese.

Quando e se conseguir iniciar o windows estável a ponto de poder rodar o teste, faça uma tabelinha (a mão em papel mesmo) com os seguintes dados:

Tempo    |    Temperatura ao iniciar o PC   |    % de utilização da CPU neste momento    |    Clock do processador neste momento

00min                        X C                                                        X %                                                                X Mhz

05min                        X C                                                        X %                                                                X Mhz

10min                        X C                                                        X %                                                                X Mhz

Registre ambas as temps do HWInfo e do sensor laser na base do cooler.

Registre uns 10min. Tente alcançar esses 10 min, mas se não conseguir, observe as temps no momento dos travamentos.

Faça uma segunda tabela igual, mas durante a medição, execute alguma coisa pesada que leve o processamento a 100% por uns 2min. Ex: Benchmark, estresse do CPU-Z.

Poste os dados das duas tabelas aqui, incluindo as temps do hwinfo e do sensor laser na base do cooler.

PS: a temperatura do sensor laser é só para termos uma ideia da variabilidade dessa medida.

Postado

Vendo sua foto do gabinete aberto, o seu cooler exaustor na traseira do gabinete não tá encostando no dissipador Blizzard T2 não, né? Tô perguntando só por desencargo de consciência, pois a imagem chapada deixa dúvidas, mas parece que tem um espacinho, não tem?

Postado

entre o Blizzard T2 e cooler traseiro tem um espaço de um dedo e meio, sao exatos 19mm medido no paquimetro.
do outro lado tem um cabo sata e outro da fonte que de vez em quando esbarram no dissipador do cooler.

Postado

Bom, esbarrar cabos não é problema. O problema seria só se o cooler tivesse encostando, que poderia deixar ele torno sobre o processador. Mas era só desencargo de consciência mesmo, pois a foto deixa em dúvida por ficar tudo muito preto por ali.:thumbsup:

• Membro VIP
Postado

@qarcanjo Pode ser problema num módulo de memória ou mesmo num slot,

tem hora que todos os contatos se unem e tem hora que algum contato fica em

aberto, lógico que é só uma suposição, mas uma boa limpeza nos slots talvez

ajude.

adcarvalho

• Curtir 1
Postado

o PC parou de vez. entrei em contato com o vendedor e por e-mail falou que nao pode devolver meu dinheiro, mas pediu que mandasse a placa-mãe e CPU para ele testar.
qualquer coisa ele troca, espero.
ultima vez que compro hardware no mercado livre, a garantia acabou em sete dias.
fiz um monte de videos do meu problema e mandei para ele com as fotos do memtest.
nao deu para editar tudo em um só video pois o PC estava muito instavel.
agora estou usando um PC que encontrei no lixo. é antigo, mas roda bem.
o windows 7 chegou com um dia de atraso, meu PC parou ontem e o win chegou hoje. então nao deu para testar as temperaturas corretamente.

Postado

comparei a alavanca do Blizzard T2 com o box.
notei que o Blizzard T2 tem um alavanca 2mm mais alta, o que da mais preçao no CPU.
sera que esta preçao nao danificou a placa-mãe?

olha o que encontrei;

o cara também esta com problemas com o Blizzard T2

Postado

Conforme enviado em em sua mensagem, as memórias que uso são 8gb corsair 1333mhz e 4gb kingston, pra esfriar o processador limpei ele removendo todo o excesso de pasta térmica, cuidado nas laterais pra não pegar nos pinos, a nova no qual utilizei foi a pasta térmica implastec, aquela que a embalagem parece de protetor solar, não passe tanta, ponha a gota no centro, use uma régua ou cartão e passe deixando uma camada bem fina, assim como na foto. lembre-se que toda vez que abrir seu gabinete, toque suas mãos na parte do gabinete não pintada, descarregando  a energia, evitando problemas com estática, quanto a forma do seu pc iniciar apenas com uma das ram, retire as duas e coloque as de volta , caso tenha 1 recomendo colocar no slot mais próximo ao processador.

12765778_974907565925501_499883361_o.jpg

Postado

Eu nunca instalei o Blizzard T2 em AMD. Apenas em Intel. Mas tem muita gente usando ele com sucesso nos FX6300. Não creio que haja algum problema com a trava. Além disso, seria fácil perceber se a trava do cooler estragasse algum componente na placa-mãe. Ela sendo metálica e bem rígida, estando com a altura errada, certamente marcaria o plástico dos pinos que seguram o cooler, ou poderia até mesmo quebrar aquela peça plástica. E você viu o vídeo que postei. Ele encaixa de boas.

A Cooler Master é um fabricante de coolers muito tradicional, e normalmente os fabricantes não erram nas dimensões do cooler. Se fosse isso, acho que já teria muitas reclamações pela net do cooler estragar processador e mobo. Mas não tem.

Pelo que você veio descrevendo no tópico, está mais para problema nas memórias mesmo. Problema com memória é bastante comum... Eu só insisti no super aquecimento, porque não conseguimos eliminar essa dúvida no final das contas.

Ah, e você comprou todas as peças com o mesmo vendedor do mercado livre?

Especialmente se não, toma cuidado com enviar para ele verificar. Sei lá se te fura o olho. O ideal seria testar seu processador e memórias em outra mobo, sabe. E verificar sua mobo com outras peças, antes de enviar para alguém que possa te dizer depois que você queimou os componentes com eletricidade estática, ou algo do tipo, e nem devolver os supostos componentes queimados depois.

Postado

Danilo esta foto é do seu PC?
voce esta usando dissipator de calor nas memorias?
implastec uma pasta generica, nao? acho que custa uns 9,00.

1 hora atrás, qarcanjo disse:

Ah, e você comprou todas as peças com o mesmo vendedor do mercado livre?

qarcanjo comprei tudo de vendedores diferentes.

abri uma reclamação no mercado livre.

Postado

Cara, eu também fiz isso. Comprei componentes no mercado livre em vendedores diferentes. Enquanto tudo funciona, vai de boa porque consegue economizar em certos casos. Mas esse é o principal problema. Você se tornou refém da boa vontade dos outros, sei lá onde, e muito provavelmente sem nem nota fiscal, né! (Não sei da questão da nota fiscal, mas isso é comum de acontecer).

Isso é um saco. Sei, porque eu comprei tudo com nota fiscal, processador, mobo, cooler. Mas as memórias, o cara não falava. Era mercado pago, e aí não perguntei. Achei que vendendo no cartão, o cara tava emitindo nota, e não tava. Quase negativei e pedi reembolso. De fato, eu deveria ter feito isso mesmo. Mas como as memos funcionaram de boa, dei essa bobeira, para não ficar criando caso.

A gente acaba ficando na mão nessas horas.:mad: Se eu precisar de garantia das memos no futuro, sem nota fiscal eu não conseguirei acionar a garantia vitalícia, sacou meu erro? E no final, cada centavo que economizei comprando assim, depois vi promoções melhores ou quase iguais surgirem ao longo do mês na Kabum e na Pichau. Ou seja, não compensou. Mas registre-se que eu compro até coisas usadas, tá! É questão de aceitar correr os riscos.

Prefira comprar sempre, de agora em diante, mobo, processador e memórias no mesmo lugar. Isso facilita muito acionamento de garantia, pois não fica com jogo de empurra. Agora, infelizmente, você terá que confiar em um cara que você não conhece, está em algum lugar que não dá para ficar indo, e você vai acabar enviando peças suas, que podem estar perfeitas (não sabemos se é mobo, processador ou memória) para um cara que pode tentar enganá-lo para não cumprir com a garantia.

O melhor é tentar testar com alguém de confiança antes de enviar, para isolar onde tá o problema, senão lá se vão fretes, desculpas, jogo de empurra, e tudo o mais que for possível para tirar o corpo fora. Não é certeza de que isso ocorrerá, mas se você enviar as peças para o cara testar assim na tora, você se põe em uma situação muito frágil.

Postado

sera que as leituras do HWMonitor estavam erradas?
este é o meu primeiro AMD. sera que o HWMonitor da erro nas leituras do AMD?
tambem achei muito estranho o Blizzard ter fendas na passe onde a pasta termica.

Postado

Olha, as leituras estarem certas ou erradas depende muito de placa-mãe, processador, windows... Na verdade, em programa nenhum e para hardware nenhum isso é 100% certo. De qualquer forma, você não reportou nada acima de 70C e o processador não queimaria por atingir a temperatura limite.

O cooler ainda tem funcionado, segundo relatos, com processadores de TDP mais alto. Então, como foi dito por alguém no tópico, teoricamente o Blizzard T2 aguentaria sim. Quanto às fendas, o que mais importa no contato são os heatpipes em si. Tem gente que espalha a pasta térmica no processador. Tem gente que só põe um ponto e esmaga. Então se o contato com completo com a parte chata dos heatpipes, é o que importa. Não pode é ficar torto.

Como te disse, num intel 1150, o cooler funcionou bem e baixou em 10C mais ou menos a temp em relação ao cooler box. O Cooler box da AMD é muito pequeno, e acredito que o Blizzard T2 também operou melhor do que ele em seu caso. E além de tudo, o termômetro laser num acusou temps baixas, similares às lidas no setup de sua mobo?

Acredito que seu problema foi mesmo de memória, ou de conector de memória na mobo. Só queria elmiminar de vez o fantasma do super aquecimento. Mas como parou de funcionar antes de conseguirmos averiguar, foca agora no acionamento de garantia e no teste das peças separadamente. Eu realmente não acredito que o cooler tenha estragado nada por aí.

Postado

usei memoria com frequencia superior que o Danilo, sera que foi isto?
no anuncio diz que a placa-mãe suporta memorias de ate 2400, as minhas eram de 1600, acho que estas memorias nao presisam de cooler. trecisao?
o Danilo usou 1300.

Postado

Não, as memos trabalharão no limite que sua placa / processador impuserem. Eu tenho aqui memos DDR3 1866 numa placa que aceita 1600. Funciona normal.

O único jeito mesmo é testando as peças. Senão é impossível determinar a causa da parada total.

• 3 semanas depois...
Postado

e-mail do vendedor;

Olá Erich,

O seu kit foi testado desde segunda-feira e nosso técnico não conseguiu identificar o problema em nenhum momento. O conjunto funcionou perfeitamente mesmo colocando ele para trabalhar por horas direto. Nossa sugestão para agilizarmos a sua garantia seria substituirmos a sua placa por de outra marca e modelo. Nosso sugestão seria a AsRock FM2A55M-VG3+ que é uma placa com as mesmas características da Gigabyte GA-F2A55M-S1.

Você poderá ver mais informações sobre a placa Asrock em http://www.asrock.com/mb/AMD/FM2A55M-VG3+/.

Caso seja do seu interesse a troca pela Asrock, o envio do kit com a nova placa seria feito na próxima semana. Caso não tenha interesse, enviaremos a sua placa para o distribuidor mesmo sem a identificação do problema e aguardaremos a aprovação deles. No momento não temos mais a Gigabyte em estoque e dependeremos do distribuidor aprovar a troca da sua placa e enviar uma nova para substituição.

Qualquer dúvida ou caso necessite de mais detalhes sobre a placa asrock, estamos a disposição.

Atenciosamente,
RSLS Informática

e agora? o que faço?
Postado

Eu não sei da fama da placa, mas atualmente estou com uma Asrock e estou gostando. O chipset sendo o mesmo e a placa similar, de marca boa, não acredito que tenha problemas. É só saber se a placa tem alguma fama ruim, sabe.

Se a troca da placa foi oferecida sem problemas, então acho que você deve ir fundo. Só estranho o cara dize que ta tudo ok e oferecer troca, né. Mas ele pode ta tentando evitar negativação...

Chegando aí, redobre seus cuidados com eletricidade estática e com a conexão dos componentes. Se voltar a falhar, mesmo depois do cara ter realizado os testes que diz ter realizado, então o foco deve recair sobre outros componentes. Mas espero que o problema se resolva dessa vez...

Eu já tive problemas no passado com placas + processador + memória que pararam totalmente depois de alguns testes, para funcionar perfeito em outro lugar poucos dias depois. A culpada todas as vezes foi fonte. E as duas vezes foram fontes de marca boa, com boa folga de potência...:(

Ah, so depois que reparei que no video o PC aparentemente foi enviado inteiro, né... Então é questão de montagem, cara.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...