Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, 

Preciso de ajuda para dois projetos.

1º Ligar 15 leds brancos em serie em 110 volts 

2º Ligar 15 leds brancos em paralelo em 110 volts 

*Em ambos os projetos os leds ficarão ligados por horas. 

** Em ambos os casos os leds ficarão em um fio ( parecido com os piscas de natal)

Ainda tenho pouco conhecimento sobre isso, gostaria de saber quantos resistores e diodos eu precisaria usar em cada projeto e onde colocá-los ou até mesmo se seria melhor usar algum capacitor.

Desde já obrigado a todos.  

Postado

Obrigado pelas resposta, mas preciso de algo mais direto porque meu conhecimento é muito limitado. 

Como eu disse serão 15 leds brancos. fiz o desenho de como vão ficar as leds, gostaria que alguem me ajudasse dizendo onde por os reitores e diodos. 

Sem Título-1.jpg

• Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, _xyko_ disse:

Não falo nada porque pela minha experiência... tá tudo errado...

Podia bloquear, mas fica como exemplo dos inexperientes...

@Isadora Ferraz

@faller

A mais erra da...  tu é bom de fonte... fica nela.

Consellh...

Também não entendi.. Me explique porque está errada a solução por mim apresentada. Ela possui uma série de vantagens mas usarei sua teoria.. Só as digo se disseres porque ela está errada...

Me dê motivos para não usar essa solução que apresentei..

e não fique enrolando...

Nos mostre sua experiência, estou ansioso para aprender. Não me tire essa chance de ouro de aprender com sua experiência _xyko_. Não nos esconda nada, conte tudo...

• Membro VIP
Postado

Fazendo daquele modo, como mostrastes, terás de colocar, logo na entrada AC uma ponte de diodos e em série com os leds  um capacitor de 470nF x 400Volts e um resistor de fio de 1k x 5 Watts..

Mas espere o relatório da experiência do _xiko_

Ando até com medo de postar pois tá tudo errado, segundo ele, o _xiko_

E eu, de medo que ele feche o tópico, levo até medo de postar. Pior é que ele não vem nos ensinar.. Nos trazer a experiência dele, que sem dúvida será bem vinda. Não quero persistir no erro. Quero me esmerar e orientar de modo correto...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Perdão por me intrometer nesta linda amizade...

chico está parcialmente certo. você´s podem não acreditar mas ainda esta semana queimei uma lâmpada destas. O motivo (teórico e provavelmente prático) : desliga-se, o capacitor fica carregado no extremo. Ao religar, esta tensão pode ser somada à da rede o que leva um pico de corrente queimando os leds. Um (ou o) agravante é no MEU caso só havia 1 capacitor 1 ponte e os leds.

No caso do circuito do amigo faller, o resistor causa um amortecimento o que reduz ou anula a chance de queimar. Ah e também um capacitor eletrolitico em paralelo com os leds ajuda a reduzir este pico

@Daniel Satana sim amigo. Catodo de um no anodo de outro. + capacitor resistor ponte

• Membro VIP
Postado

Sim, imagino se resuma a isso o "tudo está errado" do colega _xyko_ . Ou seja, se não tivesse o amortecedor resistor de 1k, sim, poderia estar errado. 

Note que poderia estar errado se contrapõe com tudo está errado

Mas deixa prá lá

Acredito que o demandante entendeu como se liga do modo como ele quer:

Ligacao%20de%20leds%20em%20120%20Volts.j

Com uma ponte para 400 Volts x 1A, um resistor de 1k x 5 Watts e um capacitor de 470 nF x 400 Volts..

Mas é mais importante que a gente aguarde a recolocação da verdade, da experiência do colega _xyko_

Venha _xyko_ venha nos contar, não nos deixe esperando

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, faller disse:

Acredito que o demandante entendeu como se liga do modo como ele quer:

Ligacao%20de%20leds%20em%20120%20Volts.j

no calor da batalha, fizeste uma cagadinha básica... Preciso dizer qual é?? Dica ... Isso daí vai dar uma piscadinha só.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

no calor da batalha, fizeste uma cagadinha básica... Preciso dizer qual é?? Dica ... Isso daí vai dar uma piscadinha só.

Mude a posição  do capacitor e ligue entre o plugue e a ponte, em um dos fios que liga ao ~ da ponte..

Mil desculpas e obrigado ai pela lembrança Esplêndida e Ultra Bela Isadora..

• Curtir 2
Postado

@faller @Isadora Ferraz Obrigado pela ajuda de vocês, vou conseguir os componentes que faltam e fazer. Só tenho mais duas duvidas por curiosidade mesmo rs, esse esquema só serve pra ligar 15 leds e se forem brancos não é? ou poderia ligar mais leds ou leds de outra cor por exemplo? 

• Membro VIP
Postado

bom, brancos e azuis usam ser 3V cada 1. Portanto 15*3=45V. Amarelos, vermelhos, âmbar usam ser 1.5V. Portanto é melhor ligares 30 ou+ em série. De fato, podes ligar entre 1 e 100. Ah e o verde também mas nunca, jamais em hipótese alguma use led verde (estou avisando... não me pergunte porquê. Se quiser arriscar...)

E claro, antes de sair plugando na tomada, há de se saber a corrente máxima dos leds. De fato, é bom dar um olhadela no datasheet do bixo. Há uma matemáticazinha pra calcular o capacitor (não me pergunte qual é)

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 03/02/2016 às 20:28, _xyko_ disse:

Não falo nada porque pela minha experiência... tá tudo errado...

Podia bloquear, mas fica como exemplo dos inexperientes...

@Isadora Ferraz

Experimente e queime..... depois te explico por que.

@faller

A mais erra da...  tu é bom de fonte... fica nela.

Consellh...

Continuo na dúvida acerca dos erros crassos, graves das soluções apresentadas _xyko_ , mas você insiste em conservar sua experiência, não compartilhar com os demais participantes do fórum bem como orientar aos que, como esse que te fala, a instruir de modo correto e não fornecer soluções das mais erradas..

Compartilhe conosco colega _xyko_ ou não mais vou poder tratá-lo como colega..

Nos diga, não esconda nada...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Já temos o suficiente, faller. Se o moderador Xyko quiser rebater seus argumentos, ele o fará com argumentos. Você já expôs o seu conhecimento com boa vontade, no intuito de ajudar. Pelo que vi até o presente momento, não há razões para o tópico ser fechado e, por ora, não será. Prossigam com o tópico apenas sobre assunto abordado, pois está seguindo dentro da normalidade.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Daniel Satana

Quando o projeto estiver concluído, envie uma mensagem privada para mim e eu reabrirei o tópico. Até lá, para evitar ânimos acirrados, manterei o tópico fechado.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...