Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Pegando a minha experiência até hoje, e as dificuldades que muitos colegas enfrentam, venho aqui perguntar sobre os motivos para os bugs dos sensores de temperatura dos PCs.

Às vezes, quando a gente compra uma placa-mãe nova, troca um processador ou troca um cooler, alguma coisa sai errada, e as temperaturas do processador começam a acusar valores estranhos.

Ex: Um colega do fórum apareceu recentemente com um processador AMD FX operando a uma temperatura estranha: a 11C em São Paulo. Eu estou com um processador, hoje, operando a 35C rodando internet, com o quarto a 30,6C segundo um termômetro infra-vermelho meu. Isso também é bem estranho, pois meu NOCTUA de 90mm não é milagroso. Nos reviews, sua performance é boa para o tamanho, mas não chega a ser indicada para overclock. Um outro PC ali do meu lado, fica variando instantaneamente entre 45 e 50C com um Core i3 e o Cooler Box. Começou a variar depois de eu testar meu recém chegado Core i7, e eu ter testado ele naquela placa-mãe. Tive uma placa há uns tempos atrás que não passava de 26C com um Athlon XP. A placa era usada.

Queria saber o que pode causar isso.

• Seria eletricidade estática estragando os sensores da placa-mãe?
  • Alguma falha nos pinos do processador?
  • Quem sabe pressão excessiva ou insuficiente do cooler?
  • Manuseio incorreto do soquete?
  • Ficar tirando e colocando processador numa mesma placa-mãe causaria esse tipo de falhas?
  • Falha, defeito de fabricação da placa-mãe que surge ali, preferencialmente depois do final da garantia?
  • Ou enfim, seriam problemas dos drivers dos programas de medição?

Tá, acredito que mais de uma dessas hipóteses possa ter influência, mas gostaria de compreender melhor estes problemas, pois este tipo de erro tem se mostrado bem comum, e é muito angustiante para quem acabou de comprar aquele cooler novo.

Postado

Eu venho usando o Open Hardware Monitor, que dá rigorosamente as mesmas temperaturas do HWMonitor. Aliás, o open é um clone dele.

O que mais me incomoda, é que esses erros surgem às vezes depois de alguma manutenção ou teste, e se mostram no mesmo hardware e software que estavam instalados antes, e não dava erro.

Postado
12 minutos atrás, qarcanjo disse:

Eu venho usando o Open Hardware Monitor, que dá rigorosamente as mesmas temperaturas do HWMonitor. Aliás, o open é um clone dele.

O que mais me incomoda, é que esses erros surgem às vezes depois de alguma manutenção ou teste, e se mostram no mesmo hardware e software que estavam instalados antes, e não dava erro.

Erros de registro passa o CCleaner 

Postado

Cara, passei mês passado, e não mudou nada nisso não. Mandei corrigir todos os erros, de olho fechado, com uma cópia backup do registro para recuperar se desse pau. O PC de Atlhon XP que eu falei, nem reformatando o sistema consertava. E prá falar a verdade, esse meu PC já reformatei duas vezes desde que o problema iniciou, e nunca fez diferença. Reformatar mesmo. Não recuperação de imagem.

Mas tô de boa quanto ao meu PC, pois sei que meu cooler aguenta o processador tranquilo.

Tô tentando mesmo é realizar uma discussão sobre o assunto, para tentar conhecer as possíveis causas, e ver se tem jeito de evitar o surgimento do problema.

Postado

Mas isso não explica de uma hora para outra um programa que lia direito, de repente parar de ler certo a temperatura.

A minha dúvida é quando isso acontece, sem mudar programas. Não é em uma placa nova que tá dando temperatura errado. Meu PC acusava no passado temperaturas como 43C que subiam até uns 60C. Depois de um tempo, simplesmente passou a dar 35, 30, 26, 23, e em full chega nus 54C. E olha que estamos enfrentando esse ano passado e agora temperaturas bem elevadas. Então por que, no mesmo programa e windows as leituras passaras a ser até mesmo mais baixo que a temperatura ambiente? E não parou mais de dar essas temps estranhas, mesmo depois de formatar o PC. Então não parece ser problema dos programas em si.

O problema de olhar no Setup, é que o computador estará sempre mais frio do que alcança em full. Mesmo se eu der um reset e correr no setup, ele já vai ter esfriado bastante. A condição do Setup é bem diferente até mesmo da condição do Windows em IDLE, pois mesmo com o sistema em espera, tem muitos programas fazendo alguma coisa, mesmo que pouca, em background. Então a temperatura do Setup acaba sendo um parâmetro muito viezado para certas situações.

E o que eu gostaria de ver é uma explicação do que faz as temperaturas bugarem. De forma a tentar evitar que isso se repita no futuro.

Postado

Aqui, só para esclarecer a situação que eu quero discutir...

Não estou tentando resolver o problema da minha placa. Estou tentando discutir as possíveis causas desse tipo de erro.

Causa 1 anotada: Erro no registro do windows.

Assim como o RGM panda solicitou, fui lá, e peguei as temperaturas do Setup. Já fiz isso algumas vezes há um bom tempo atrás, mas nunca é demais voltar e confirmar, né!

CPU Temp: 25C

System temp: 35C

Medindo com um termômetro infra vermelho profissional, a temperatura do quarto, perto do gabinete é 31,6C no momento da medida no Setup. Acho que esse termômetro é confiável, nessa distância de medição, até +- 1C.

A Bios está atualizada, na última versão disponível, desde o mês passado. E aliás, a versão dessa bios já não muda tem um bom tempo no site da Gigabyte. A placa-mãe é uma 970A-UD3 que já saiu de linha tem um bom tempo.

A placa está em serviço não sei mais há quantos anos. Teria que ver numa nota fiscal empoeirada em algum lugar... :P

No Windows, medi em dois programas diferentes, mas similares: HWMonitor e Open Hardware Monitor, que é uma espécie de clone open source do HWMonitor.

Open Hardware Monitor:

FX-4300+ package: variando entre 13 e 22,6C

System Temp 1: 36C

System Temp 2: 39C

System Temp 3: 13 a 22,6C variando junto com o cpu package.

HWMonitor:

FX-4300+ package: variando de 15 a 25C

TMPIN0: 36C

TMPIN1: 39C

TMPIN2: 15 a 25C, variando junto com o CPU package.

Então, como observado, os programas pouco diferem do que é exibido no Setup.

Aí esclarecendo como notei a falha de sensor: Esse erro começou há alguns anos atrás, após mexer na placa-mãe. Não identifico mais pela memória, se foi quando tirei a minha placa de rede wireless do PC, ou se foi quando mudei minha VGA. Mas enfim, foi após uma mudança de hardware, mas não ocorreu imediatamente após essa mudança.

Um belo dia, liguei o PC que costumava ficar em 39C a 43C em IDLE, e ele simplesmente depois de iniciar mostrava uma temperatura abaixo da temperatura ambiente.

Depois disso, já formatei o PC algumas vezes. Uma para instalar o meu SSD. Outra por causa de um malware que não deu jeito, e preferi instalar depois de esgotar as dicas de um forum especializado em remoção de malware. E finalmente, a última, e mais recente, com a instalação do Windows 10, do zero, pois preferi não atualizar a partir do 7.

Nenhuma dessas formatações resolveu o problema. Nem passar ccleaner, embora eu acredite que isso realmente é um dos fatores possíveis de erro. Mas nesse caso, claramente o bug não está no software.

Alguém tem mais idéias ou mais dicas, ou conhece alguma explicação técnica para esses bugs de sensores de temperatura?

Tô querendo gerar uma lista de possíveis causas de discuti-las.

Postado

Existem dentro do processador diodos de medição de temperatura que te informam a CPU Temp dada nos programas, então uma causa provável também seria um dano nesse sensor causada por manuseio incorreto, estática ou ate mesmo mau contato nos pinos do processador. Trocar o processador e refazer o teste sanaria esta duvida.

Postado

Não tenho como trocar.  Não tenho os recursos. Ninguém próximo com outro AM3+... :(

De qualquer forma, você acha então que eletricidade estática ou mau contato são plausíveis...

Bom, eu tô para receber uma placa-mãe nova esses dias, e ai terei a oportunidade de desmontar este PC. Nesse momento, eu posso remover o processador, inspecionar e colocar novamente para ver o que acontece. O processador está teoricamente quietinho no socket desde a compra do sistema. Só mexi em outras peças. Mas vale olhar, né!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!