Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Boa tarde pessoal, sou meio "fuçado" nessa parte de eletrônica, porém minha duvida é o seguinte sobre essas Pilha alcalina 12v a23 essas que são usadas em controle de portões eletrônicos e afins.   Se eu pegar uma Pilha dessa sendo ela gerando 12v  eu consigo ligar um led sendo o mesmo somente suportando 3v , mas ele não vem a queimar mas percebes que a Luz do Led com o tempo perde a força ou seja a vida útil do Led vem a se reduzir isso é fato.  O que gostaria de saber e justamente isso como Calcular o Resistor correto para ligar esse Led  sendo ele  de Branco e sem perder tanto o Brilho do mesmo -   E o que ao Certo é esse A23 da Pilha em sí   é 23 Amperes ??   Grato desde já - 

baterias-en-bateria-pilhas-carregadores- A pilha seria essa - PS: Essa Pilha consegue ligar uma Fita de Led por um bom tempo -  

• Membro VIP
Postado

Use a calculadora: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3,20,1,0&lang=pt-BR

E não pense que a pilha consegue entregar 23A pois não é isso não A real capacidade dessas pilhas gira em torno de 50 mAh, às vezes mais, às vezes menos, o que garante em torno de 2 horas de autonomia nesse arranjo seu. Aquele A faz parte da identificação dela..

• Curtir 1
Postado

Obrigado Faller -  Bom então vendo por esse lado ... pela calculadora fiz esse esquema ligando 6 Leds - esta correto o calculo ? 

• Você precisará de resistores de 1 x 1 ohm 1/8 watt e 1 x 300 ohm 1/8 watt.

- Correto ?

63 20-Feb 02.58.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, BruJexe disse:

Obrigado Faller -  Bom então vendo por esse lado ... pela calculadora fiz esse esquema ligando 6 Leds - esta correto o calculo ? 

• Você precisará de resistores de 1 x 1 ohm 1/8 watt e 1 x 300 ohm 1/8 watt.

- Correto ?

63 20-Feb 02.58.jpg

Use da racionalidade e melhore isso dai, assim: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.05,20,6,0&lang=pt-BR

Pois resistor de 1 ohm dá pouca estabilidade ao circuito, veja só.

Imagine que a tensão da bateria, novíssima, esteja em 12,5 Volts.

A corrente em seu circuito, onde tem 4 leds  seria: [ 12,5 - (4 x 3) ] / 1 ohm = 0,5/1 = 500 mA, queimaria os leds..

No meu circuito seria. 12,5 - 9 / 150 ohms = 3,5/150 = 23 mA ==> Praticamente operação normal...

Sempre faça com que a tensão sobre o resistor limitador de corrente fique de 15 a 30% da tensão total da bateria..

• 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...