Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Como vai? 

Bom, eu queria desenvolver um projeto, mas sou novo na parte de programação e gostaria da ajuda de vocês para isso! Desde já agradeço :)

Imaginem um parque, tipo playtoy ou algo assim, bom, eu gostaria de colocar um "terminal" do arduino com uma telinha e teclado para um funcionário aproximar o cartão Rfid e " colocar créditos nele" e os demais terminais com uma telinha de LCD e o leitor Rfid onde a pessoa encosta o cartão e ele debita dos créditos no valor que aquele terminal foi programado para debitar. O projeto é exatamente igual ao do RIO CARD que encontramos nos ônibus. Eu já desenvolvi um projeto no qual a pessoa encosta o cartão Rfid no arduino e ele abre a porta, ficou bem legal! E eu já tenho um pouco de noção no funcionamento dessas peças e tal. Mas essa parte em que você debita os créditos e onde fica esse banco de dados com as informações de créditos e como o arduino irá modifica-lo. Isso eu não sei :( 

Eu pensei em algo, talvez ajude! 

Funcionaria assim: 

Todos os arduinos teriam acesso a rede internet (exemplo: modulo RJ45 ou modulo wifi) e existiria um roteador com um pendrive ( tem roteadores que tem essa função, eles compartilham o pendrive na rede, como se fosse uma pasta compartilhada. Serviria como servidor) 

O arduino que fará a recarga do Rfid irá ter um teclado e uma tela, o operador irá programar o valor e encostará o Rfid e esse arduino irá escrever no banco de dados o valor da recarga

Os terminais de cobrança irão estar programados cada um com seus respectivos valores e irão efetuar a leitura do banco e debitar o valor correspondente. 

E talvez exista um terminal para que o cliente possa verificar seu saldo. 

Bom, eu gostaria muito da ajuda de vocês para que eu consiga realizar esse projeto! Gosto muito de eletrônica porém nunca tive a oportunidade de fazer algum curso nessa área e tudo que aprendi foi pesquisando e lendo tópicos aqui... Então, esse será mais um aprendizado! 

Desde já agradeço a todos que coimperarem!  

Obrigado! 

Postado

@97lcoutinho   Imagino eu que você pretende utilizar um Arduino UNO... Que biblioteca e modulo esta usando?

Sabe como funciona toda a parte de autenticação e organização de Memoria do Cartão RFID?

Posta ai o código você ja desenvolveu até agora, talvez ele precise apenas de alguns ajustes...

Postado

Bom dia! :)

Na verdade, eu ainda não desenvolvi nada, porque a parte biblioteca e código, irei desenvolver quando comprar as peças, pois ainda não sei qual o display vou usar ou qual leitor de Rfid. 

Mas a minha dúvida maior é como isso irá funcionar. Teria algum exemplo do código (void loop) só para eu ter uma noção de como funciona? 

Obrigado! 

Postado

@97lcoutinho

Poxa amigo, você acabou de me dizer que nem sabe que "peças" vai usar....

Como eu posso te passar algum código se o Código dependo do Shield?? rsrs

Você até agora tem a ideia, mas preciso que defina as diretrizes do Seu projeto: faça uma pesquisa sobre a utilidade e preço dos Shield's que se enquadrariam nas características do seu projeto...

Chutando alto, eu diria para você procurar pelo MFRC522 e o ENC28j60

Elabore um esquemático de como vai mais ou menos ser montado seu projeto na pratica, pois afinal os Shield's, teclado e display vão conectados a algum port do Arduino, precisamos saber qual é para colocar no código...  Uma vez que isso tudo esteja definido, ai então vamos pensar em código...  XD

• 2 semanas depois...
Postado

Sim, compreendo sua posição. Mas eu quero ter uma ideia de como irá funcionar o sistema, do que vou precisar, e esquematizar tudo isso para ver se vale a pena. Não vou utilizar o código daqui para programar, pois sei que precisa acrescentear os shields e tal. 
Tipo, a minha duvida é simples. 

Eu queria ver apenas o void loop (funcionamento do sistema) e entender como funciona. Qual função é utilizada e depois ingressar no projeto de fato. 

Entendi? A configuração de porta e shield eu sei fazer, só que não tenho a minima ideia de como funciona o código. 

Obrigado!  Desculpa a demora na resposta. 

Postado

@97lcoutinho

Amigo, confesso que não entendi direito o que você quer.

Com funcionamento do Sistema você quis dizer o funcionamento do Arduino...?

2 horas atrás, 97lcoutinho disse:

só que não tenho a minima ideia de como funciona o código. 

Pelo que eu entendi, você não sabe programar e provavelmente nunca viu um Arduino na sua frente? É isso, ou eu estou viajando?

Se for isso mesmo, pode ficar tranquilo, pois a "graça do Arduino é justamente a extrema facilidade de Aprendizado, rapidinho você vai aprender como funciona o código... rsrs

Antes de te falar como cada coisa funciona seria interessante saber o "quanto você conhece?" e onde tem duvida....

Postado

@97lcoutinho ,

Vou dar uma sugestão : não use esse sistema de compartilhamento de storage que existe nos roteadores, isso é bem complicado de "conversar".

Use mais um Arduino com um cartão SD, com WiFi, assim você fica totalmente dependente da programação padrão do Arduino, em vez de ter de desbravar um sistema muito mais complicado.

Mesmo assim, não vai ser uma programação fácil.

Não posso ajudar mais porque não conheço nada do software padrão do Arduino...

Paulo

Postado

@aphawk

Ola Paulo...

Não sei bem como esse sistema de compartilhamento funciona ( na verdade até queria aprender mais sobre isso), mas se der para simular um servidor com ele, acho que não ficaria tão complicado assim, pois ai poderíamos trabalhar apenas recebendo e mandando dados por meio do HTTP. só falta saber se o roteador em questão tem essa opção...

Simulando um servidor daria pra usar qualquer modulo "genérico" e trocar informação só usando as funções Print() e get()/request() e não teríamos que fazer algo mais complexo nos terminais...  Inclusive se não tiver a opção de simular um servidor no roteador eu eté recomendaria criarmos um servidor (com arduino mesmo ou deixar um PC apenas pra isso) para pegar as informações dos terminais de recarga...

@97lcoutinho

A muuuuito tempo atrás, eu postei um código fonte aqui que era justamente, para utilizar o MFRC522 da NXP, mas com PIC.... O código era gigantesco, mas funcionava, meio capengando, mas funcionara.. kkk

E olha que interessante, pesquisando sobre RFID e Arduino encontrei esse mesmo código fonte, ele foi desenvolvido por um Chines chamado Dr Leong justamente para o Arduino, a LIB que eu postei aqui foi convertida para PIC, lembro de ter pegado ela lá no LibStock do MikroC... XD

E o Exemplo que o Dr Leong deu no código dele é justamente um sistema de credito com RFID, só que usa a Serial e não um Display....  Se partirmos daqui teremos meio caminho  um terço de caminho andado

Aqui tem o Código do Dr Leong:  https://labitat.dk/wiki/RFID_RC522-AN

Basicamente ele colocou a rotina de Consumo de credito, Recarga, registro, etc. dentro do Void loop()

Se quiser dar uma olhada, seria bom para visualizar mais ou menos como funciona o RFID, mas vou te avisar, este código tem 848 linha, então não perca tempo olhando as funções adjacente (ele é muito grande para analisar inteiro), veja o que interessa que esta dento da função loop()...

Minha ideia é modificar isso para sua necessidade e depois adicionar display e teclado(que sera super simples) e o modulo de rede, que ainda precisa definir qual sera...

Postado
4 minutos atrás, LuizGBarrio disse:

@aphawk

Ola Paulo...

Não sei bem como esse sistema de compartilhamento funciona ( na verdade até queria aprender mais sobre isso), mas se der para simular um servidor com ele,

Eu acho que o problema é exatamente esse !!! Saber como funciona o servidor de arquivos...

Por isso que sugeri usar um Arduíno e um cartão SD para isso.

Paulo

• 2 semanas depois...
Postado

Tente Fazer da seguinte forma:

Terminais:      Modulo RFID <-> MCU <-> Modulo WiFi

Servidor:         Módulo WiFi <-> MCU <-> PC <-> Banco de Dados  

Onde o banco de dados seria por exemplo o ACCESS

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!