Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tem como você pelo amor de deus anotar e passar a sequencia dos bips? é pra isso que foi inventado. Sei que voce deve estar desesperado e que nada é mais frustrante do que comprar um monte de peças novas, montar tudo e depois ter a decepção de nao funcionar. Mas o pessoal está tentando descobrir no escuro qual o problema.

Veja qual o modelo da Bios da sua placa (google it) e identifique qual das sequencias de bip bate com o a da sua placa.

Códigos de erro do BIOS
Modelo: AMI BIOS Tone POST Codes

1 Bip Curto:
Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa-mãe corretamente.

1 Bip longo:
Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa-mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa-mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

1 Bip longo e 2 bips curtos:
1 Bip longo e 3 bips curtos:

Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

2 bips curtos:
Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa-mãe ou nos módulos de memória

2 Bips longos:
Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção "Parity Check" encontrada no Setup.

3 Bips longos:
Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa-mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos:
Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa-mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

5 Bips:
Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias :)

6 Bips:
Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa-mãe

7 Bips:
Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

8 Bips:
Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips: 
Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil. 

10 Bips: 
Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa-mãe.

11 Bips:
Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse "refresco" conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

Códigos de erro do BIOS
Modelo: AWARD BIOS Tone POST Codes

Apito ______________Condição de Erro 
1 longo, 2 curtos
Erro de Display - não é possível mostrar outras informações 

Qualquer outro............ (Erro de memória RAM) 

Códigos de erro do BIOS
Modelo: Phoenix BIOS Tone POST Codes

Apito _____________Condição 

Nenhum
teste de registro de CPU 
teste dos 64K RAM iniciais 
Carregamento do vetor de interrupção 
falha de força CMOS/cálculo do checksum 
Validação de configuração de vídeo 
vídeo funcionando com vídeo ROM 
vídeo funcional 
vídeo Monocromático funcional 
vídeo CGA funcional 

1-1-3
CMOS write/read 
1-1-4
ROM BIOS checksum 
1-2-1
Timer do Sistema 
1-2-2
inicialização do DMA 
1-2-3
registro da página de DMA (write/read) 
1-3-1
verificação da atualização da memória RAM 
1-3-3
chip dos 64K RAM iniciais ou linha de dados 
1-3-4
lógica odd/even dos 64K RAM iniciais 
1-4-1
endereço de linha dos 64K RAM iniciais 
1-4-2
falha de paridade nos 64K RAM iniciais 
2-1-1
Bit 0, 64K RAM iniciais 
2-1-2
Bit 1, 64K RAM iniciais 
2-1-3
Bit 2, 64K RAM iniciais 
2-1-4
Bit 3, 64K RAM iniciais 
2-2-1
Bit 4, 64K RAM iniciais 
2-2-2
Bit 5, 64K RAM iniciais 
2-2-3
Bit 6, 64K RAM iniciais 
2-2-4
Bit 7, 64K RAM iniciais 
2-3-1
Bit 8, 64K RAM iniciais 
2-3-2
Bit 9, 64K RAM iniciais 
2-3-3
Bit 10, 64K RAM iniciais 
2-3-4
Bit 11, 64K RAM iniciais 
2-4-1
Bit 12, 64K RAM iniciais 
2-4-2
Bit 13, 64K RAM iniciais 
2-4-3
Bit 14, 64K RAM iniciais 
2-4-4
Bit 15, 64K RAM iniciais 
3-1-1
registro de DMA Slave 
3-1-2
registro de DMA Master 
3-1-3
Registrador da interrupção Master 
3-1-4
Registrador da interrupção Slave 
3-2-4
controlador de teclado 
3-3-4
inicialização do vídeo 
3-4-1
retrace do vídeo 
3-4-2
procura por ROM de vídeo em processamento 
4-2-1
teste da interrupção do Timer 
4-2-2
teste de Shutdown 
4-2-3
falha na porta A20 
4-2-4
interrupção inesperada em modo protegido
4-3-1
teste de RAM (endereço da falha >FFFFh) 
4-3-3
Intervalo do timer canal 2 
4-3-4
relógio do sistema 
4-4-1
porta Serial 
4-4-2
porta Paralela 
4-4-3
teste do co-processador matemático 
1-1-2
* seleção da placa de sistema 
1-1-3
* estender CMOS RAM

• Curtir 1
Postado

Por favor, verifique num post anterior que os UEFI mudaram os códigos. A placa dele é UEFI AMI.

No meu caso, também é AMI. Segui essa mesma tabela que você postou, igual à do Bios Central, e fiquei com a impressão errada que meu sistema tinha dado pau de processador por eu receber 5 bipes. Mas na verdade eu tava com um cabo da placa de vídeo pressionado para o lado por uma fan da tampa do gabinete. Isso causou mal contato e um código de placa de vídeo foi disparado, com 5 bipes. Ou seja, a tabela da minha placa-mãe é diferente da tabela tradicional da AMI.

A mudança para as UEFI criou novas tabelas que têm variado de fabricante para fabricante, muito embora exista uma especificação da AMI para o AptioV, que é a UEFI atualmente empregada pela American Megatrends Inc. Por exemplo, minha placa com UEFI AMI simplesmente não bipa ao iniciar. Isto bate com a especificação do AptioV. O post correto dela é sem bips. A informação de Bios AMI hoje já não é mais válida para essas UEFI.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O manual da placa-mãe deve ter a lista, é que fiquei agoniado de ver tantas respostas sendo que a 1ª coisa absolutamente a ser feita é verificar a sequencia de bips.

• Curtir 2
Postado

@sdriver , concordo plenamente com sua preocupação. Eu também fiquei surpreso com essa história das UEFI. Passei o maior perrengue aqui com três placas que não bipavam nem por reza. Aí de repente a minha Bipa de processador. Meu Core i 7 novinho... :lol: Hoje dou graças a Deus que a placa não atendia ao padrão AMI Bios... :lol:

Mas você está coberto de razão! É sempre a primeira coisa a olhar...:thumbsup:

@Felipe VJ , sinto muito, viu! Tava torcendo para dar alguma solução. Mas aqui, se você estiver disposto, pega uma lupa e tenta verificar as trilhas da placa perto de onde a chave de fenda caiu.

Cara, quanto à placa que você comprou, eu comprei uma delas para minha namorada, e uma z97m g43 para mim... Idêntica, mas com o z97, pois a h97 tinha acabado. Achei uma plaquinha de qualidade muito bacana! Mas se você puder cancelar a compra, cancela, cara.:tw_dizzy:

Sua VGA tem backplate, e no meu caso, com uma VGA com backplate também, eu não consegui instalar a VGA no slot PCI-e 16x! Ele fica tão na reta das travas das memórias, que o backplate ficou conflitando muito... Essa placa até coube uma Gigabyte GTX670 Windforce sem backplate que eu passei para minha namorada, mas os pinos do lado da solda da placa ficam encostando nas travinhas. Com backplate, vai te causar problemas.

Tá, a placa tem mais um PCI-e embaixo, mas ligado somente a 4x, sem demais ligações físicas. Mesmo sendo PCI-e 3.0, em algumas situações o link 4x já não garante desempenho total da VGA. O artigo de escalabilidade do PCI-e 3 que eu vi, já aponta uns 3 ou 4 jogos mais intensivos de textura que perdem até 25% do desempenho no 4x. E de boa, com esse windforce aí ainda é capaz do cooler conflitar com os fios do painel frontal e com os fios das usbs e som frontal, igual aconteceu na minha.

Acho que seu backplate é menos pronunciado que o meu, mas o risco de não dar certo é muito grande. Então, se puder não efetuar o pagamento, escolha uma placa com o slot PCI-e mais distante um pouco, para se garantir.

Do mais, ainda não me acertei com essa MSI no windows 10. Mas acho que isso é questão de atualizações.

Eu acabei comprando uma Asrock Falatl1ty h97 killer para conseguir por minha VGA, e tô com a MSI z97m-g43 guardada aqui para montar outra máquina daqui a um tempo.

Desculpa a má notícia, mas é preciso resolver esse problema o quanto antes.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Mas que erro de projeto horrendo, ja na foto dá de ver a trava da memoria passando praticamente na linha do PCI-e. 

Pessoalmente, depois que comprei uma placa da Asrock, não me vejo comprando outra marca. É sempre minha primeira recomendação. 

A recomendação do @qarcanjo está corretíssima.E tem mais um agravante infelizmente. O slot PCI-e debaixo além de operar somente a 4x é versão 2.0. Somente o slot de cima que fica empenado com as memorias que é 3.0.

• Curtir 2
Postado

@sdriver @qarcanjo  Então, Por conveniência do destino, a Terabyte não tinha em estoque e não me enviou até sexta (dia 26/02) e pensei em cancelar o pedido, primeiramente, por causa do atraso, porque tinha pagado dia 22/02 e nem postaram até sexta... depois, como não trabalho de fim de semana tive tempo para pesquisar e acabei vendo o pessoal falando da mesma ocorrencia que vocês falaram, enviei o cancelamento ontem a noite depois disso.  E minha meta era comprar mesmo uma asus ou asrock, mas iria demorar mais duas semanas para juntar a grana para comprar. Bem, no fim, de certa forma acho que as coisas correram de forma a me livrar de outro infortúnio novamente rsrs...  Segunda Agora espero que a terabyte me reembolse corretamente (já que não enviaram o produto e paguei no boleto, aparentemente, será rápido). Grato pela Ajuda até agora pessoal :) .

Então, agora abriu duas novas possibilidades:

Essa é mais nova, asrock h97 fatal1ty, e tem uma ótima qualidade, porém, está 600 reais mais "frete" e é uma H97* vi em alguns testes que o chipset Z87  supera Z97... em Estabilidade* uma Z mobo é melhor que uma H mobo???... vale lembrar que essa é construída aqui no brasil... e eu não confio muito nas coisas feitas aqui :P , não pelo material (prq é importado) mas na MONTAGEM mesmo...

http://www.kabum.com.br/produto/57120/placa-mãe-asrock-p-intel-lga-1150-atx-fatal1ty-h97-killer-m-2-d-sub-dvi-d-hdmi-6-x-usb-3-0

Ou essa  Z85m plus (500 reais, e retiro na hora, o que facilita se precisar trocar e talx) : 

http://www.ciapc.com.br/placa-mãe-asus-1150p-z87m-plus-p755

A z85, mesmo que meu processador não seja K, ainda assim tem a vantagem do controle de tensão e alguns testes dizem que o desempenho é relativamente melhor que a mais atual... porém, a ASUS, recomenda atualizar a BIOS de fabrica antes de por PROCESSADORES** de Quarta geração, que no caso, o meu I5 haswell 4690 n* é... e não sei se irá reconhecer o processador sem atualiza-la, o que não tem como ser feito a atualização com o que tenho em casa, só se pagar alguém... porém o meu processador rodou numa mobo H81M-plus asus, quando levei a placa para testar, levei o processador, e ele rodou normal... e até aonde sei a H81 é mais antiga que a Z85... assim, se roda na H81... deveria rodar sem atualizar na Z85...  Bem, se puderem me ajudar ;) 

Configuração atual:

Fonte ATX 3R System Iceage Heatpipe 500w

Gabinete TESSERACT DeepCool Preto/azul

Placa-Mãe ?

Processador I5 4690 n* Haswell, Cache 6MB, 3.5/3.9 GHz

Ram Ddr3 Kingston Azul s/dissipador 2x 4gb 1600 cl 11

HD 750 sata 2 Seagate 7500 Rpm

Vga GigaByte R9 380 Gamming G1 256bit ddr5 4gb  

Cpu Cooler Blizzard Coolermaster T2

Pasta termica DeepCool Z5 silver

2 Led/Blue Fan System Front 

1 Fan Akasa  Rear 

Fita Led Azul  Vegas

Windows 10HP* 64 bits 

• Curtir 1
Postado

Ainda bem! Alguém lá em cima te ajudou!:exorcize:

:lol:

Cara, acho que quanto ao chipset, você terá que saber da lista de suporte de CPUs mesmo. Não sei te dizer sobre a compatibilidade com esse processador seu na antiga, e como realizar o update de bios. Mas tenho a impressão de que entrar no setup para atualizar entra sim. Só não posso te dar certeza, mas acho que sim.

O vídeo que você postou tá mostrando que não tem lá grande vantagem em pegar o mais atual em termos de desempenho. Então se você acha que a diferença de preço compensa... Essa Asus é também um placão.

O que eu te digo, entretanto, é que a H97 me agrada mais nas saídas traseiras, na qualidade da seção de áudio e na aparência em si. Eu sempre prefiro investir na plataforma mais recente, pois para os CPUs mais novos, você evita qualquer problema de implementação, e elas trazem alguns recursos mais atuais, que podem valer a diferença para quem for usar, mas o vídeo mostrou a coisa indo de boa, e até de certa forma melhor na Z87, como você disse. Não consegui ver o vídeo todo porque o som sumiu no meio do caminho. Mas enfim. Acho que o Z97 não acrescentou muito em relação ao Z87, pelo que já li.

O H97 é um Z97 travado sem Overclock. Pelo que já li, essa é a única diferença entre eles.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!