Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Senhores,

Quero formatar meu notebook, mas sinto que das outras vezes que realizei a formatação ela não saiu "completa". Sempre parece que ficava alguma coisa do uso anterior, isto claro, formatando direto pelo instalador do Windows. Pesquisei e vi que indica-se utilizar o HDD Low Level Format Tool. Gostaria de saber se o procedimento é o mesmo ou difere da formatação padrão.

Continuando minha pesquisa, vi que é disponibilizado, pela fabricante do HD, um software que permite realizar testes de performance e a formatação de baixo nível. No meu caso, com o HD da Western Digital, fiz o download da Data LifeGuard Diagnostics

A questão é se eu posso simplesmente apagar desta maneira apenas executando o software ou preciso realizar de alguma outra forma?

Grato!

Postado

acesse o Prompt de Comando como Administrador

Execute:

diskpart "enter"

list disk "enter"

select disk x   "enter"  x = número referente ao HD

clean "enter"

create partition primary "enter"

select partition 1 "enter"

Active "enter"

format fs=ntfs "enter"

assign "enter"

exit

Reinstale o Windows !!

• Curtir 1
Postado
Citação

Quero formatar meu notebook, mas sinto que das outras vezes que realizei a formatação ela não saiu "completa"

Completa que quer dizer é deixar o HD como de fábrica? Não tenho certeza, mas depois dessa formatação de baixo nível, não há possibilidade de recuperar qualquer arquivo a não ser que tenha métodos mais avançados que consigam recuperar (que deve ser possível)

(re)formate o Hd desta forma pelo Prompt como citado ou simplesmente pelo método comum pelo CD/DVD, na opção de formatar a partição.

Postado

@Manjaro Acho que ele não pode dar um clean no disco que está em uso, e depois do clean tem que dar um convert mbr:

- Inicie o note com um DVD/USB de instalação do Windows, na tela do Idioma e teclado selecione em teclado o ABNT2.

- Tecle SHIFT+F10 (irá abrir a janela do CMD, dê ENTER após cada comando)

-  diskpart 

-  list disk

- select disk x (onde x é o disco desejado)

- clean (irá apagar todo o disco)

- convert mbr (irá criar uma nova MBR)

- exit (para sair do diskpart)

- exit (para sair do CMD)

- Avance na instalação, não precisa criar partição, a instalação do Windows criará automaticamente as partições necessárias, inclusive criando a Partição Reservada ao Sistema com os arquivos de boot e já marcando ela como Ativa, ou seja, responsável pelo boot do Windows.

Postado

@.Edgar. Completa quero dizer apagar tudo que tem nele, para reinstalar o Windows como se tivesse acabado de comprá-lo. Na verdade guardo tudo em um HD externo / nuvem, logo não tenho nenhuma intenção de recuperar nada. Ainda assim é seguro?

@Manjaro  e @Fernando Apratto  obrigado pela ajuda! Realizando esses passos que sugeriram, imagino que ele faça essa formatação mais "completa", sem a necessidade do uso do Software do HD, correto? 

Eu sou bastante leigo, dei uma olhada no link indicado, mas honestamente não sei qual dos passos se aplica ao meu caso. Poderiam me auxiliar?

Postado

É o primeiro logo após as observações, tem este título:

"Instalando em uma unidade no Formato MBR com Modo Legacy (BIOS), UEFI ou CSM na placa-mãe e deixando a instalação do Windows criar automaticamente a partição necessária e as extras:"

É igual aos comandos que indiquei acima.

• 2 meses depois...
Postado

O recomendado é instalar o driver do Chipset primeiro, pois ele já ajusta os controladores USB, SATA e outros mais importantes.

Depois pode ser os drivers de Rede (com fio e sem fio)

Depois o Video e o Audio e vai em frente.

Postado

@Fernando Apratto certa vez em contato com o chat da Dell eles me informaram uma ordem específica de instalação, talvez se aplique somente ao meu modelo (Vostro 5480), sei lá.

Notei pelas pesquisas que fiz que ngm segue muito, mas que sempre dizem exatamente essa parada em relação ao Chipset.

Criei um tutorialzinho da ordem e segue abaixo:

- Atualizar a BIOS (reinicialização automática);
- Instalar atualizações do Windows Update e reiniciar a máquina;

- Instalar os Drivers essenciais pelo site da Dell na ordem abaixo:

1. Drivers de CHIPSET na seguinte ordem:
    Intel Chipset Driver
    Intel Dynamic Platform and Thermal Framework (DPTF) Driver
    Intel Management Engine Interface Driver
    Realtek Card Reader RTS5227E, 5176E, 5170GRT Driver

2. Drivers de VÍDEO na seguinte ordem:
    Intel HD Graphics Driver
    GEFORCE WINDOWS 10 DRIVER - 358.50 - versão lançada em 07.10.15 - ou mais atual (baixar pelo site da NVIDIA pelo link abaixo):
http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx

3. Driver de Serial ATA:
    Intel Rapid Storage Technology Driver

4. Drivers de AUDIO (Na instalação deste o Vostro terá necessariamente que ser reiniciado):
    Realtek High-Definition Audio ALC 275, ALC290, ALC283, ALC3223, AL3234 Driver

5. Drivers de REDE na seguinte ordem:
    Intel Dual Band Wireless-AC 7265 - N7265 Driver
    Realtek PCIe GBE Family Controller Driver

6. Drivers de Mouse, teclado e dispositivos de entrada:
    Dell Touchpad Driver

7. Drivers de Aplicativo (OPCIONAL - NÃO INSTALEI):
    Dell Quickset Application

8. Drivers de SEGURANÇA (leitor biométrico):
    Synaptics Finger Print Sensor Driver

- Reiniciar a máquina.

Postado

Atualizar a BIOS somente em último caso e não é para usuários leigos.

Atualizar o Windows, também não pois ele pode instalar drivers genéricos e não os do fabricante.

O resto acho que é mais específico para o seu modelo mesmo.

Postado

@Fernando Apratto no caso da BIOS, sempre atualizei da seguinte maneira: Baixei o driver com a etiqueta de serviço pelo site da fabricante e executei. O processo é realizado automaticamente e o note é reiniciado no fim.

No caso do Windows, tenho o 10 que atualizei pelo Windows Update e depois fiz a instalação limpa.

O @@yuricordeiro me auxiliou bastante na época e senti melhoras muitos significativas quando realizei, porém, parece que não fiz a instalação mais limpa possível. Rs

Quando conversei com a chat da Dell a respeito dessa ordem de instalação, eles me informaram que o Windows Update faria a instalação dos drivers genéricos e que eu deveria fazer a instalação manual dos drivers da fabricante em seguida, na ordem que citei.

Valeu pela força!

Postado

Atualizar a BIOS no seu caso foi facilitado pelo fabricante usando um executável e provavelmente sua placa está no modo UEFI.

Agora placas antigas ou no modo LEGACY BIOS tem que botar os arquivos em um disquete (nem é mais usado) ou preparar um pendrive com o FreeDOS ...enfim é complicado.

Quanto ao Windows Update é fazer o trabalho duas vezes.....

Postado

@Fernando Apratto provavelmente esteja em UEFI sim.

No caso do Windows Update, como é feito por ele não chega a ser feito duas vezes por mim, mas de fato, soa como repetir os procedimentos. Pensei a mesma coisa, mas tudo que sei aprendi recentemente e como me sugeriram isso, quis evitar fazer algo por minha conta em risco já que não tenho tanta experiência.

Obrigado de novo pela força! :)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...