Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal do Clube.

Sou iniciante em eletrônica, mas com um bom conhecimento em instalações de equipamentos automotivos, som, e etc...

Estou precisando desenvolver um circuito que funcione para ativar o monitor para a câmera de ré, sendo que este monitor é usado no DVD do carro, e o mesmo não possui aquele fio apropriado para acionamento automático do monitor ao se engatar a ré ( fio que ao alimentado com +12V o monitor liga, interrompeu os +12V o monitor auto desliga).  Meu monitor é convencional 7" e liga por tecla (botão de pressão). Preciso de um esquema em que ao se alimentar o circuito com +12V , gera-se um pulso rápido num relé para acionamento da tecla, e que ao se interromper a alimentação , o circuito gera-se outro pulso rápido para acionamento rápido do relé. 

Assim toda vez que se engatasse a marcha ré, o relé clicasse + ou - 1s a tecla, e ao retirar o veículo da marcha ré, o relé clicasse novamente, desligando o monitor.

Tentei algumas formas, mas sem sucesso, peço que se alguém souber e puder me auxiliar no desenvolvimento deste circuito, eu agradeço muito ok.

Desde de ja agradeço.

• Membro VIP
Postado

você vai ter um problema quântico de se determinar o estado inicial ligado ou desligado mas enfim...

Essencialmente você precisa é de um 555 trabalhando como monoestável

TO143_circuito_F03.jpg

Se você ligar um capacitor chute 100nF em série com o pino 2, penso que ao ligar ou desligar a lâmpada você vai ter um pulso negativo e disparar o 555

Ou se não, um dobrador de frequencia antes.

dobrador.GIF

Há de se aumentar os valores do 101 (100pF) e 330R mas é a essência da coisa

Na subida, na descida,

há  um pulso na saída.

Cara.. parece poesia.. kk

Apesar que ainda acho que pode haver melhor solução.. p.ex. veja esta outra... alimentar com o 12V da ré, dar um tempinho, aplicar o pulso de ligar. Pra desligar não precisa disso né. Aguarde novas ideias

Postado

Obrigado Isadora Ferraz.

Vou tentar esse primeiro esquema que me passou ok. O problema vai ser fazer esse 555 clicar apenas na partida e depois na ausência da alimentação. Mas não temos sucesso sem trabalho né, então lá vou eu...

Postado
2 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Primeiro nos forneça o modelo do monitor que possui.

O aparelho é um Explosound 7" COLOR LCD TV e MONITOR modelo 5.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!