Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Eu estou precisando fazer a ligação de 3 fun em paralelo em uma fonte 12v, entretanto estou com medo de queimar ou perder potência.

Eu tenho um cooler (12cm) 12v dc 0.08a e tenho mais dois (8 cm) de 12v dc 0.07a.

Se eu ligar os 3 em paralelo o cooler maior perderá potência? Tem como ligar os 3 juntos? 

Obrigado. 

Postado

Quando você liga componentes em paralelo a corrente elétrica se divide. A tensão, porém, permanece constante.

Você quer ligar 3 Coolers. Todos precisam de 12V e a fonte fornece 12V.
A única preocupação é a corrente mesmo. Vamos dizer que cada motorzinho consuma uma média de 80mA. Sua fonte precisará fornecer uma corrente na faixa dos 250mA para dar conta dos ventiladores.

Verifique na própria fonte se ela fornece o suficiente e terá sua resposta respondida ;) 

• Curtir 1
Postado

Densyy, obrigado pela resposta. A fonte tem 1A, logo daria conta desses 3 coolers. Agora a diferença de amperes entre eles (0,08 para 2 de 0,07) eu teria perda de potência no maior? Valeu!

Postado

@Fabio Lyrio , A corrente que cada cooler precisa para funcionar é diferente, mas não quer dizer que um não vai girar tão bem... É uma característica do motor mesmo. Todos vão girar no máximo.

O que vai acontecer é que o cooler com a maior hélice vai refrigerar mais... talvez por isso ele peça mais corrente. Mas não é algo que você precise se preocupar.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!