Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mas está abaixo de 60ºC :P :) :thumbsup: Não precisa limitar nada. Pode rodar no talo sem problemas.

Se ele estivesse batendo perto dos 80ºC, como antes...

Faz os testes aí, Willian. 

Postado
4 horas atrás, WillianFF disse:

@Contiusa Beleza vou fazer de noite, ai eu posto os resultados aqui, mas testei de manha e chegou no max 63 graus no gta 5 jogando 1 hr

Beleza. O importante de testar só a CPU é porque jogando você tem a dinâmica do gabinete inteiro, com a GTX 970 esquentando, com as memórias esquentando, etc, etc. Se você fizer o stress test só de CPU, você tem um resultado isolado do desempenho que o cooler está tendo.

Se o desempenho do cooler estiver bom, dentro do esperado em função da faixa de preço, tamanho e peso, aí você pode ter uma ideia se a GTX 970 está prejudicando o resfriamento da CPU. Se estiver atrapalhando muito, aí você pode arrumar uma solução para melhorar a exaustão do calor da VGA, mas aí já são detalhes, porque mesmo que você continue jogando com média de 58-59ºC com alguns picos de 63-65ºC, está mais do que bom e você pode jogar 24/7 que não terá qualquer problema.

Em alguns casos, quando a VGA atrapalha o cooler e você coloca uns fans, você ainda pode tirar uns 5ºC dessa brincadeira. Também esqueci de falar, o meu gabinete tem dois fans de 140mm na frente, dois de 140mm em cima e um de 120mm atrás de 2350 rpm :P Por isso que o meu i7 fica a 51ºC em stress test. Mas trocar o cooler box por um cooler decente (como o seu) é absurdamente mais eficaz do que manter o cooler box e encher o gabinete de fans (vai continuar superaquecento, com raras exceções). 

Mas instale o  HWiNFO64 para se basear pela média. Ficar olhando a máxima e a mínima não adianta muito, principalmetne com os Intel (a temperatura está sempre pulando), porque na maior parte das vezes é um pico de 5-10ºC acima da média e isso engana. 

Postado

@Contiusa Opa cara, nao deu pra postar ontem estou postando agora.

Imagem.thumb.png.233246daab91dc9c0c1fda8

Máxima de 58 e media 55, fiz certo o teste? Estava marcado as outras opções embaixo de Stress CPU e desmarquei ( mas fiz um teste com elas marcadas também e a máxima foi 64 e média 58 apenas GPU desmarcado ).

Se o DeepCool esta entregando o que promete e estou tendo aquelas temperaturas, o que da pra fazer? Botar alguns fans no gabinete?

Postado

Está melhor do que eu esperava.

53ºC de média* em stress test é apenas 2ºC a mais do que o meu NH-U14S em push pull. Tudo bem que o seu é um i5 (mais frio) e o meu é um i7 (e estamos rodando em stock), mas mesmo assim está ótimo / excelente mesmo.

* Você tem que somar a média de todos os núcleos e dividir por quatro.

Pelo visto a VGA está esquentando a CPU em uns 5-8ºC quando você joga. Deve estar jogando ar quente no fluxo do Gammaxx. As memórias também esquentam, e elas ficam na frente do cooler (edit). Poderia melhorar, mas mesmo que em jogos você tenha uma média de 60-62ºC, eu acho que está ótimo.

Se quiser melhorar mais uns graus, qual é o seu gabinete e quantos fans você tem? São fans stock ou você comprou algum diferente? Ou podia abrir um tópico na seção de resfriamento só para isso, pois a moderação pode apagar os posts.

Postado

Por isso é importante o fluxo de ar dentro do gabinete, os outros componentes esquentando a tendência também é o CPU esquentar.

Uma forma de amenizar, é aumentar um pouco a rotação da fan da placa de vídeo, no meu caso aqui ajudou, pois a vga com a fan no automatico passava de 70 graus e com a fan em 70% a vga fica em torno de 60 e 62 graus e o processador também esquenta menos.

Postado

@OCCT cara, isso é muito relativo. Fluxo de ar dentro do gabinete - na maior parte dos casos - é secundário.

A única solução na maior parte dos casos é trocar o cooler box por um cooler aftermarket. Depois, ao longo do tempo, se a pessoa quiser deixar na forma ideal que o sistema permite, aí ela começa a comprar um fan aqui, outro fan ali, e o computador passa a rodar no limite da refrigeração.

O problema é: muita gente indica fans de gabinete (às vezes vários) e não fala nada do cooler box. Ou seja, a pessoa gasta uma grana em fans e continua com temperaturas altas.

Por isso que fluxo de ar de gabinete eu considero secundário, a menos que a pessoa esteja colocando os fans na ordem errada ou o gabinete seja uma caixa de sapato com a fonte em cima. Porque todo gabinete costuma vir com um fan na frente e outro atrás como exaustor. Veja o caso do William. Ele trocou o CPU cooler e as temperaturas baixaram 20ºC. Pronto, resolveu, pode jogar 24/7 sem a menor preocupação, mesmo que a média suba desses 53ºC para 60ºC em jogos, ou até mais. Se ele não tivesse colocado um CPU cooler aftermarket e enchido o gabinete de fans, ele ainda continuaria com temperaturas altas nos núcleos, e no caso da AMD os coolers são umas turbinas de barulhentos, etc, etc.

As pessoas supervalorizam os fans de gabinete (em minha opinião). Eu considero peça entusiasta, tipo: compre tudo antes, depois coloque os fans aos poucos, ao longo dos anos. No máximo coloque um fan na frente se o gabinete vier sem. Eu rodei o meu i7 dois anos sem fan de gabinete nenhum, mas eu tinha um CPU cooler Zalman 9900NT que mantinha as minhas temperaturas baixas. Nunca tive problema de temperatura, mesmo fazendo render. E levei mais uns dois anos para deixar do jeito que está agora, com 5 fans de qualidade e dois encostados, que eu vou colocar depois.

Edit: eu poderia ter continuado com o meu Zalman e sem fan de gabinete nenhum? Claro, eu poderia levar dessa forma até o fim da vida últil do meu PC. Eu só troquei de cooler e enchi o gabinete de fans porque sobrou uma graninha nesses últimos anos e eu peguei o "bug da refrigeração". Só isso :P:) As fabricantes de coolers e fans agradecem (ha).

Postado

O ideal seria que ele tivesse uma grelha em cima para colocar um ou dois fans soprando ar para dentro, dessa forma alimentando o Gammaxx com ar frio e "empurrando" o ar quente da VGA para as laterais.

Mas você pode colocar um fan de 140mm* na lateral como exaustor (soprando o ar para fora). Assim, o fan da VGA sopra o ar para as laterais do gabinete e esse fan que você colocar na lateral vão pegar e jogar para fora. 

* o site da PCyes diz que é de 120mm, mas tem duas furações e o pessoal da chipart disse que pode ser 140 e 120. O site da PCyes é muito mal informado.

Se quiser realmente dar uma investida, você poderia comprar dois fans. Um você coloca na lateral (como exaustor) e o outro você troca o que está atrás, que só deve ter 1000rpm. Eu vou dar uma conferida nas medidas, mas acho que na lateral dá para colocar um de 140mm.

Postado

Legal, @WillianFF eu vou dar uma olhada, porque os fans que passam de 1400-1500rpm são barulhentos, então eu vou ver se encontro algum com redutor de velocidade ou PWM (O Akasa Viper de 120 eu sei que é PWM). A sua placa-mãe parece ter speed control nos SYS-fans, então...

Depois eu dou um toque. Alguém pode dar uma indicação também.

Postado

Então, pela sua placa-mãe você tem um CPU-fan e um SYS-fan de 4 pinos. 

Eu colocaria um Cougar Vortex atrás, com controle de PWM

http://www.kabum.com.br/produto/29495/cooler-fan-cougar-vortex-pwm-120x120x25mm-cf-v12hp

Opções mais baratas, mas de 3 pinos - se não tiver controle de tensão na mobo, vai rodar no talo, mas eles são de 2000rpm e tem mais pressão estática.

http://www.kabum.com.br/produto/47535/cooler-fan-coolermaster-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fb-r1-com-led-azul

http://www.kabum.com.br/produto/58831/cooler-fan-xigmatek-120mm-xaf-f1252-branco-cfp-dxgwl-ku2

Você podia colocar um Aerocool Shark Black Edition 140mm na lateral, pois ele tem 1500rpm, tem um bom fluxo, tem adaptador de 3 para 4 pinos e tem redutor de velocidade. Fica com várias opções de uso, mas eu acho que você vai ter que ligar direto na fonte.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-aerocool-shark-black-edition-140mm-en55451.html

Uma opção mais potente é o Akasa Viper, mas ele não tem redutor de velocidade e deve fazer mais barulho. É 4 pinos também.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-140mm-ak-fn063.html

Ou o Cougar Vortex, que deve ser o mais silencioso

http://www.pichau.com.br/hardware/ventoinhas-e-casemod/ventoinha-cougar-vortex-hdb-140mm-cf-v14h-box

Talvez dê para colocar um splitter e usar os dois fans no mesmo SYS-fan.

Eu só não trocaria o de trás por um fan de 1000-1200rpm porque provavelmente será trocar seis por meia dúzia. O ideal é colocar um de 1600-2000rpm com controle PWM, já que você não tem controlador de fan. A melhor opção seria um Cooler Master XtraFlo, mas não estou achando em lugar nenhum.

O da lateral pode até ser um de 1200rpm.

EDIT: mas você podia abrir um tópico na seção de refrigeração, porque são vários modelos de fans, alguns esgotados, lojas com preços melhores, e tem o controle da sua mobo, enfim... Muitas variáveis. Com algumas pessoas opinando a chance é de você acabar com uma solução melhor. Eu só faria questão de colocar um fan de 1600-2000rpm atrás. Se você liga para barulho, com controle de PWM ou tensão.

EDIT 2: esqueci do Akasa Viper de 120mm atrás. Tem controle de PWM e é muito potente. Considero a melhor opção se não encontrar o  XtraFlo (R4-XFBS-20PK-R1)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684509556-fan-viper-s-flow-pwm-12-cm-akasa-_JM

• Curtir 2
Postado

Um bom cooler intermediário já resolve o problema, não precisa de esquemas complexos de ventoinhas basta um exaustor atrás e uma ventoinha jogando ar na lateral.

Cooler box são ruins, principalmente em locais com temperaturas ambientes altas como no Nordeste.

7 horas atrás, Contiusa disse:

@OCCT cara, isso é muito relativo. Fluxo de ar dentro do gabinete - na maior parte dos casos - é secundário.

A única solução na maior parte dos casos é trocar o cooler box por um cooler aftermarket. Depois, ao longo do tempo, se a pessoa quiser deixar na forma ideal que o sistema permite, aí ela começa a comprar um fan aqui, outro fan ali, e o computador passa a rodar no limite da refrigeração.

O problema é: muita gente indica fans de gabinete (às vezes vários) e não fala nada do cooler box. Ou seja, a pessoa gasta uma grana em fans e continua com temperaturas altas.

Por isso que fluxo de ar de gabinete eu considero secundário, a menos que a pessoa esteja colocando os fans na ordem errada ou o gabinete seja uma caixa de sapato com a fonte em cima. Porque todo gabinete costuma vir com um fan na frente e outro atrás como exaustor. Veja o caso do William. Ele trocou o CPU cooler e as temperaturas baixaram 20ºC. Pronto, resolveu, pode jogar 24/7 sem a menor preocupação, mesmo que a média suba desses 53ºC para 60ºC em jogos, ou até mais. Se ele não tivesse colocado um CPU cooler aftermarket e enchido o gabinete de fans, ele ainda continuaria com temperaturas altas nos núcleos, e no caso da AMD os coolers são umas turbinas de barulhentos, etc, etc.

As pessoas supervalorizam os fans de gabinete (em minha opinião). Eu considero peça entusiasta, tipo: compre tudo antes, depois coloque os fans aos poucos, ao longo dos anos. No máximo coloque um fan na frente se o gabinete vier sem. Eu rodei o meu i7 dois anos sem fan de gabinete nenhum, mas eu tinha um CPU cooler Zalman 9900NT que mantinha as minhas temperaturas baixas. Nunca tive problema de temperatura, mesmo fazendo render. E levei mais uns dois anos para deixar do jeito que está agora, com 5 fans de qualidade e dois encostados, que eu vou colocar depois.

Edit: eu poderia ter continuado com o meu Zalman e sem fan de gabinete nenhum? Claro, eu poderia levar dessa forma até o fim da vida últil do meu PC. Eu só troquei de cooler e enchi o gabinete de fans porque sobrou uma graninha nesses últimos anos e eu peguei o "bug da refrigeração". Só isso :P:) As fabricantes de coolers e fans agradecem (ha).

No caso você se equivocou em algum detalhe do meu comentário, na minha modesta opinião esquemas de ventoinhas auxiliam, mas geralmente trocar o cooler box por um cooler intermediário resolve o problema, coolers box não aguentam alguns processadores principalmente em locais com altas temperaturas ambientes, além de ter vistos reviews na internet tive um desprazer de comprar um CPU e o cooler box não segurar o processador em full chegando a 85 graus e na minha região temperaturas com 40 graus são o de menos.

Aqui um Cooler Box não segurou o FX 6300 e Q9550 mas o Master Hyper 101 plus segurou um FX 6300 e um Q9550 mas somente em stock, se for fazer overclock esqueça este cooler intermediário só os coolers a ar top de linha, na minha região que é quente claro.

Postado
28 minutos atrás, OCCT disse:

não precisa de esquemas complexos de ventoinhas

Bom, quando você começa a colocar fans em gabinete é uma ciência :P Bem complicado até. Existem as pressões positivas, negativas, fans air flow e fans static pressure (faz muita diferença em alguns casos), exaustor ou intake... Fluxo do CPU cooler, fluxo da VGA... Enfim, bem complicado. Não tem nada de simples e os usuários costumam cometer erros bobos que custam alguns graus ou então desperdiça dinheiro a toa.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Contiusa disse:

Bom, quando você começa a colocar fans em gabinete é uma ciência :P Bem complicado até. Existem as pressões positivas, negativas, fans air flow e fans static pressure (faz muita diferença em alguns casos), exaustor ou intake... Fluxo do CPU cooler, fluxo da VGA... Enfim, bem complicado. Não tem nada de simples e os usuários costumam cometer erros bobos que custam alguns graus ou então desperdiça dinheiro a toa.

Não adianta o usuário colocar várias fans sem saber como funciona o esquema de entrada e saída de ar, mas se o gabinete for desfavorável é mais complicado.

Este tutorial(de 2002 mas o esquema atual ainda é o mesmo) do saudoso Gabriel Torres é bem prático,menciona que a escolha do gabinete influencia, mas nada que seja algo complexo/difícil que não se possa resolver(com o tutorial fica mais fácil):

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/gabinetes-como-evitar-o-superaquecimento/991/1

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, OCCT disse:

Não adianta o usuário colocar várias fans sem saber como funciona o esquema de entrada e saída de ar

Para isso existe o CDH e outros fóruns de informática, no Brasil e no mundo. Sinceramente, o seu raciocínio não faz o menor sentido.

Eu não vou mais entrar nessa conversa. Por favor.

• Curtir 1
Postado
47 minutos atrás, Contiusa disse:

Para isso existe o CDH e outros fóruns de informática, no Brasil e no mundo. Sinceramente, o seu raciocínio não faz o menor sentido.

Eu não vou mais entrar nessa conversa. Por favor.

Mas o que eu fiz de errado com você amigo?

No comentário que você citou:

"Não adianta o usuário colocar várias fans sem saber como funciona o esquema de entrada e saída de ar "

Eu falei em relação a usuários leigos só que não mencionei em nenhum momento você, pelo contrário, você manja do assunto muito mais do que eu pelo que eu pude ver no tópico.

Mas quanto ao tópico é como você mencionou mesmo, cooler box em ambientes quentes não são suficientes para segurar o processador e coolers intermediários e um esquema de ventoinhas(secundário) podem resolver o problema.

Mas aqui na minha região é quente demais(40 graus ambiente é comum), geralmente coolers box não seguram as temperaturas do cpu em full até 70 graus.

Valeu e tenha um bom dia.

Postado

Sério? Deveria ter, já que o 775 é antigo. Qual deles você fala? Acho que os da linha Cooler Master têm.

EDIT: parece que a Corsair não dá mais suporte para o LGA775.

@OCCT maluquice da Corsair, porque o Nepton, o Seidon, o Raijintek, o Gamer Storm e o Thermaltake têm suporte para LGA 775.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!