Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

A situação pra mim é inédita, tentei dar uma garimpada no fórum e não achei algo parecido, lá vai:

Preciso instalar o windows em um ultrabook da Samsung (NP530U3B), formatei e instalei o Windows 7, mas na instalação já notei algo diferente. Existiam 4 partições, deletei todas, porém 2 eu não consegui, uma com 14GB e outra com o restante do HD. 14GB é insuficiente para instalar o Windows 7, logo instalei na outra partição restante, pensando não ter problema nisso. Após a instalação, aparece uma mensagem escrito "Missing Operating System", e essa mensagem fica em loop até ocupar toda a tela do notebook e ainda assim continuar em loop, como Matrix. Agora quando dou boot pelo pendrive para tentar instalar o windows novamente, não me aparece a opção de instalação logo após a tela onde escolho idioma e teclado, e sim um lugar para eu selecionar o "Driver", e aí eu consigo notar que o notebook possui o "C:", que está vazio, e o "D:", que possui os itens do Windows. Na ordem de boot só me aparece o HD, não consigo notar opções além das clássicas, USB, DVD, HD, etc... Não sei se consegui ser claro, mas, alguém pode dar uma luz?

Postado

Acho que este note tem duas unidades (discos):

- Uma unidade SSD de 16GB

- Uma unidade HDD 

voce precisa visualizar as partições e nos informar:

Inicie o computador com o DVD/USB de instalação, na tela do idioma tecle SHIFT+F10
Digite diskpart
Digite list disk (listará os discos)

Caso tenha dois discos, entre nos discos e liste as partições de cada um:

Digite select disk x (onde x é o número do disco)

Digite list partition

Postado

Obrigado pela resposta, @Fernando Apratto. Vou atualizar um pouco a situação..

Meu boot era por um pendrive digamos que "nativo", pois não havia nenhum menu após a tela de Setup e ele bootava direto. Por indicação de amigos, fiz um pendrive utilizando o software YUMI, e esse cria um pequeno menu, me perguntando se quero dar boot pelo pendrive ou iniciar o Windows. Bom, o que consegui fazer foi ignorar o SSD na hora da instalação do Windows e instalar no HD dele. Agora o Windows funciona perfeitamente, porém, eu só consigo acessar o Windows usando o próprio pendrive feito pelo YUMI, pois se o pendrive não estiver conectado no notebook, ele vai ficar travado na tela inicial da máquina(aquela onde aparece parar apertarmos DEL, F2, F10, etc.). O que percebi é que, como o YUMI me permite, quando dou boot por ele, escolher se quero realmente dar o boot por ele, ou inciar o OS do HD, eu só consigo acessar o HD porque o menu do YUMI faz o computador entender que é o HD que ele precisa ler. A situação é bem chatinha, não sei se consegui ser claro novamente, espero que alguém possa ajudar. Creio que estou perto do fim dessa saga hahaha 

@Edit
Pelo list disk consigo perceber que o "disco 0" tem 14GB(SSD) e o "disco 1" tem os 465GB do HD. Provavelmente o notebook tenta iniciar pelo "disco 0", vazio, e não pelo "disco 1", certo? Teria como eu mudar a ordem disso?

Postado

Eu acho que aconteceu o seguinte:

A instalação do Windows criou duas Partição Reservada ao Sistema(100MB) uma em cada disco.

Ao iniciar o computador o sistema busca a primeira Partição Reservada ao Sistema que está no SSD, voce tem excluir esta partição.

Mas é preciso confirmar a existência da Partição Reservada ao Sistema no HDD. Agora que voce consegue entrar no Windows vá no Gerenciamento de Disco e veja se ela consta no HDD.

Postado

Perfeito, @Fernando Apratto. No diskmgmt consigo ver que o "Disco 0" tem 100mb "Reservado pelo Sistema" e 14,81GB "Não alocado", já que a principio tentei ignorar o SSD e não dei nenhum formato. Já o "Disco 1" tem os 465 GB, porém não tem os 100mb "Reservado pelo Sistema". Como faço para apagar esse "Reservado pelo Sistema" do "Disco 0"?

Postado

Como o HDD não tem a Partição Reservada ao Sistema que é responsável por iniciar o Windows, temos que copiar os arquivos de boot (bcdboot que tem cópia na pasta Windows) para a raiz do C, para depois excluir a Partição Reservada ao Sistema do SSD:

Abra o cmd como Administrador
Digite bcdboot c:\windows /s c:
O resultado desta operação deverá ser:"Os arquivos de arranque foram criados com êxito"

Abrir o Gerenciamento de Disco do Windows:
Tecla win+r
diskmgmt.msc

Procurar a partição C (ou aquela correspondente ao sistema), clicar com o botão direito e escolher Marcar a partição como Ativa.
Reiniciar o computador. Voltar ao Gerenciamento de Disco e excluir a partição “Reservado ao Sistema”. Para isso basta clicar com o botão direito sobre ela e escolher Deletar Volume.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...