Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

Tenho um laptop da Samsung de 2013 em que possui 2 HDs, um SATA de 500gb e um SSD de 24gb.

Meu problema é quando instalo o Windows nele (tanto faz o HD), o SATA fica inativo e se o Windows estiver instalado nele, não inicializa.

Isso só acontece com o Windows, com o Linux nunca aconteceu.

Se eu for formatar o laptop agora pra instalar o Windows, eu primeiro tenho que dar boot no partition magic, clicar no SATA e mandar ativar.

Aí eu consigo instalar normalmente. Só que depois de um tempo, o hd fica inativo de novo e não consigo mais inicializar.

O Windows não reconhece o HD na hora da instalação (e do boot obviamente), quando ele está inativo.

O que pode ser?

Espero ter consigo explicar bem.

Obrigado!

Postado

O que está acontecendo é o seguinte: Quando voce instala o Windows no HD de 500GB (com o SSD ativo) a instalação cria a Partição Reservada ao Sistema (100MB responsável pelo boot, marcada como Ativa) no SSD.

voce tem que tornar a partição C no HD de 500GB responsável pelo boot e depois deletar a partição Reservada ao Sistema no SSD. Siga os passos abaixo:

-Fazer a instalação normalmalmente.

-Iniciar o computador novamente com o DVD/USB de instalação

-Na tela do Idioma/teclado tecle SHIFT+F10 (irá abrir o CMD, dê Enter após cada comando abaixo)

-diskpart

-list volume (Anote o número e a letra da partição onde instalou o Windows, trabalhando pelo DVD ela muda)

-list disk (Listar os discos no computador)

-select disk 1 (onde 1 é o disco de 500GB)

-list partition

-select partition 2 (onde 2 é a partição do Windows)

-active (Marca a partição como Ativa, ficando responsável pelo boot)

-exit (para sair do diskpart)

Ainda no CMD, vamos copiar o arquivo responsável pelo boot que tem uma cópia na pasta Windows para a raiz do C:

-bcdboot E:\windows /s E: (supondo que a partição do Windows esteja com a letra E, não se preocupe depois de reiniciar volta a ser a letra C)

Pronto. Agora o Windows irá iniciar sempre pela partição C no HD de 500GB.

Para excluir a Partição Reservada ao Sistema (100MB) que está no SSD:

-Digite diskpart

-list disk

-select disk 0 (onde 0 é o disco SSD)

-list partition

-select partition 1 (onde 1 é a partição Reservada ao Sistema)

-delete partition override

-Reinicie o computador.

Postado

Em tempo, agora que percebi que voce consegue entrar no Windows. Então voce pode fazer toda a alteração acima pelo próprio Windows, ou seja, no modo gráfico:

- No Windows vá para o Gerenciamento de Disco: win+r e digite diskmgmt.msc

- Botão direito na partição C e vá na opção Marcar como Ativa

Agora copie o arquivo de boot da pasta Windows para a raiz do C:

- Abra o CMD como Administrador e digite:

- bcdboot C:\windows /s C:

- Reinicie o computador, agora ele já iniciará pela partição C que passa a ser responsável pelo boot.

Agora vamos deletar a partição Reservada ao Sistema do SSD:

- No Windows vá para o Gerenciamento de Disco: win+r e digite diskmgmt.msc

- Botão direito na partição Reservada ao Sistema no SSD e vá na opção Deletar Volume (deleta a partição)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!