Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Rafael_mais ,

Ué.... você deve estar usando uma versão mais antiga do Proteus....

O programa fonte está em .BAS , precisa do Bascom para abrir ( o Proteus mostraria sem problemas na simulação ).

Vou fazer uma imagem do esquema, para você poder montar aí no seu, e também algumas imagens da configuração do Atmega328 no Proteus para você fazer igual.

Também colocarei o fonte em um .txt para voce ok ?

Aguarde uns 20 minutos que já vou ligar meu micro ....

Paulo

Postado

@Rafael_mais ,

Eu esperava resolver isso em umas 3 horas somente. Mas encontrei algumas coisas que estavam diferentes do que eu imaginava, e tive de pensar e compensar mudando um pouco alguns valores. Afinal, a teoria era bem simples, só que eu não me lembrava mais de como fazer o calculo da potencia ativa a partir das amostras de corrente e de tensão, por isso que levei um baile... mas mesmo assim veja que no Proteus é fácil fazer funcionar, só que na bancada vai ter algumas dificuldades para ajustar !

Quando montar esse circuito, verifique com osciloscópio o valor exato de R21 para que com 5A de pico na entrada do ACS712, tenha exatamente 5 Volts na saída de U6A. E para -5A de pico, tem de ter exatos zero volts. Se não houver simetria, vai ter de ajustar um pouquinho aquela tensão de 2.5 volts que é usada como referência em R20 e R8.

Na matemática pura, o valor de R21 deveria ser pertinho de 275K, mas estava obtendo cerca de 5,4 Volts pico a pico na saída, sendo que variava entre 5,2V e -0,2 Volts, e isso não poderia acontecer. Ou melhor, poderia se o ganho de conversão do ACS712 fosse um pouquinho maior do que o que está no datasheet... creio que esse é o caso no Proteus.... mas para ter certeza terá de ver isso na bancada.

Na parte de tensão, vale o mesmo ajuste de simetria em R6.

Lembre de que a tensão na saída do ACS712 pode mudar um pouquinho de 2,5 exatos.... e o ganho dele também pode variar um pouco. Enfim, vai ter de fazer um ajuste fino com as suas peças aí.

A alimentação de todos os amp ops é simétrica de +12 / -12V regulados.

De resto, boa sorte com o seu PIC e o C !!!

Ah, lembra da defasagem que tem no Proteus entre a entrada da corrente e a saída do ACS712 ? Se tiver no projeto real, tem de medir e bolar como compensar..... eu compensei fácil, pois quando pegava na matriz a tensão da amostra N, eu pegava a corrente da amostra N+1, pois a defasagem era próxima de 5 graus, isto no cálculo da potência instantânea. Se for isto mesmo que acontece na realidade, pode deixar como está que tá muito bom.

Paulo

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

@Ludelopes ,

Você é terceiro a pedir isto esta semana ...

Já tem um tópico sobre esse assunto.

Sempre procure ler os posts, e fazer uma pesquisa simples no Fórum, antes de fazer uma pergunta, ok ?

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...