Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Como funciona o triplicador de tensão? Eu entendi perfeitamente o duplicador, qual é o caminho da corrente, mas o triplicador não. Eu sei que triplica a tensão, mas como é feito isso, pois não estou sabendo o caminho da corrente no circuito. valeu. Capaz que eu entendendo o triplicador conseguirei entender o quadruplicador né?

slide_26[1].jpg

Postado

Acho que o diodo d3 está invertido. Eu imagino que no semiciclo negativo a corrente passa pelo diodo d1 e d3 (o d3 acho que está errado na imagem, é ao contrário), carregando os capacitores C1, C2 e C3. Mas eu não entendo, C1 carrega com V mas C2 e C3 carregam com 2V!

Postado

Eu entendi o desenho acima, compreendo perfeitamente o caminho da corrente e também perfeitamente o triplicador de tensão. Eu analisei melhor a imagem e percebi :D. É porque não tinha visto a imagem direito :D. Não me chingue @faller e @rjjj  pela minha mancada. A questão é que nos livros o diodo D3 acima está invertido, como seria neste caso?

images[4].png

• Membro VIP
Postado

kibon que compreendestes o trajeto dos eletrons sem uso de nenhum alucinógeno kk. Agora me explica

E nem pense em analisar circuito errado amigo.

Conforte-se por não estar sozinho este parece estar certo

'Multiplique' seus horizontes. Veja isso

villard-kaskade.png

e tenta visualizar a corrente passando pelo diodo e ir acumulando V em cada capacitor no semiciclo negativo. Perceba que só carrega pois o diodo não deixa descarregar. Na volta, no semiciclo positivo, é somada a V do cap. Próxima ida, próximo cap. Ou algo assim.

Bom.. depois de tomar uma acho que entendo melhor kk

Postado

@Isadora Ferraz, estou exatamente com as mesmas dúvidas da postagem do amigo. Acho que me falta alguma coisa, será? No semi ciclo negativo a corrente percorre todos os diodos da diagonal certo?

Obs: Não gostaria de tomar alucinógenos para entender isso kkkk.

• Membro VIP
Postado

vai ter que tomar kk. é ruim de eu explicar na sua lingua. devia ter ficado com o triplicador apenas. kk.

Aguarde um tradutor melhor...

Rode isso num simulador e veja as correntes e tensões. Me lembro vagamente que o proteus mostra uma setinha de corrente quando roda

• Membro VIP
Postado

Uma analogia para ajudar a entender o conceito de multiplicadores se baseia no que se conhece por "diode pump" ou "bomba de diodo". Seu nome deriva de uma associação às antigas rodas d'agua muito usadas pelos mongóis para bombear a água, de um poço por exemplo, usando uma sequência de potes que a recolhiam no poço e a derramavam em uma canaleta, alta, ou caixa dágua.

Algo assim:

E9C.gif?7767

ou

PA164153-Kazakstan-Kazajstan-water-noria

ou

11.jpg

Olhe agora para o princípio do dobrador de tensão que se baseia no Diode Pump:

DiodePump2.gif

O semiciclo negativo da tensão de entrada faz as vezes do mergulho de um pote no poço para colher água. Nesse caso a quantidade de elétrons colhidos era feita pelo capacitor de 100 nF via diodo D2. O outro semiciclo, o positivo, representa a saída do pote, cheio de água e seu derramamento em alguma calha coletora. No caso do circuito Diode Pump esse descarregamento da carga era feito via diodo D, e a calha coletora seria o capacitor de 1uF.

Seguidos ciclos completos vão fazer com que a tensão sobre esse capacitor de 1u se carregue com a tensão pico a pico da forma de onda de entrada, ou seja, o dobro da tensão nominal de entrada.

Desse modo o diodo transverso sempre será o responsável pelo armazenamento da energia no capacitor de transferência e o diodo série sempre será o caminho de acumulação dessa energia.

Note que o arranjo de diodos e capacitores em um multiplicador genérico vai permitir que a cada novo ciclo uma nova parcela de tensão, carregada pelos capacitores "potes" se agregue, somando a tensão que os outros capacitores já assumiram até que a soma de capacitores uns sobre os outros, numa série, assuma a tensão final, multiplicada..

Tente expandir essa teoria para triplicador, quadruplicador e enetuplicador ou multiplicador genérico com as devidas adaptações..

Postado

Boa analogia @faller , desculpe mas ainda não consigo entender... No semiciclo negativo a corrente não poderá passar pelo diodo d1 também? Estou olhando de baixo para cima o ciclo negativo e de cima para baixo o positivo.

• Membro VIP
Postado

De jeito nenhum..

Se estás com dificuldade de saber como o diodo opera, melhor baixar o nível. Quem sabe já tenhas dificuldade de entender a bomba de vasos, como opera.. Tua dúvida com relação ao D1 operar, no ciclo negativo, equivale a pensar que a água colhida na saída da bomba possa voltar em direção do vaso quando ele estiver lá bem no alto, no topo da roda..

Assim não vai ter a menor chance de entenderes os multiplicadores, quem sabe só aquele que multiplica por um...

Postado

Não estou com dificuldades em como o diodo opera, sei muito bem, só acho a analogia muito difícil. O circuito que você postou é diferente daquele que postei, aí que não vou entender nada mesmo. No triplicador, imagino que D1 e D3 conduz no semiciclo positivo, e D2 no semiciclo negativo, mas porque C2 e C3 ficam com 2V e C1 com 1V?

imageproxy[2].png

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...