Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria ram defeituosa?


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Tenho a seguinte imagem após 6h de testes no memtest86

12670498_1024921674254721_65130219460777

 

Atualmente venho sofrendo diversas paradas de Tela Azul que por sua maioria é  irql_not_less_or_equal

Alguns momentos acusou um arquio sys do driver da nvidia. Fiz o processo de EXPAND, já rodei o pc com outra placa de vídeo mais simples e também sem a placa e continuo recebendo travas de Tela Azul.

 

Conforme a imagem acima, isso indica que um dos meus pentes de memoria estão com defeito?

Meu PC
placa-mãe: Asus P8H61M LX3 R2.0 

Processador: Core i5 3300 (3ghz - terceira geração)

Placa de vídeo: Asus Geforce 650TI 128bits 1gb DDR5

Fonte: AeroCool ATX 600W Strike X EN53822

16GB ram DDR3 1333mhz (2 pentes 8gb cada)
Windows 7 Home Ultimate 64bits (totalmente atualizado)

 

Se isso indicar apenas um defeito na RAM é menos mal agora fico com "medo" porque já vi muitas vezes que pode chegar a ser falha em processador, placa-mãe e se for isso ai o negócio azedou pro meu lado rs. Com "medo" de superaquecimento cheguei até a trocar a pasta termica do processador e do processador da placa de video pois nunca fiz isso desde que adquiri a 3.5 anos e 2 anos atrás respectivamente.

 

Outra coisa, se eu induzir pela BIOS a rodar numa frequencia abaixo, por exemplo 1066mhz será que "arruma" os constantes erros de tela azul?

Detalhe: Já tenho todas as versões mais recentes de drivers e bios atualizada também e mesmo antes de atualizar bios já sofria constantemente com essa falha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz  

 

Este teste foi com os dois pentes plugados.

Hoje vou fazer o teste separadamente dos pentes para identificar qual deles acusou este erro.

 

E o teste fiz atraves do memtest86 via "DOS". Dei boot pelo pendrive com o memtest fora do ambiente Windows.

Mas inicialmente esse erro da screen indica que ha falha num dos pentes né?

 

De toda forma eu já me antecipei e comprei um pente Kingston HyperX FURY 8GB 1600MHz DDR3 CL10 DIMM Red Series HX316C10FR/8 - É uma boa memoria e model não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz

 

A última alteração de BIOS que fiz foi update dela, mas mesmo antes de dar update na BIOS a aparição da tela azul continuou. Já limpei com pincel as entradas, já passei borracha nos conectores dos pentes diversas vezes, já liguei secador de cabelo (no frio) para soprar todo e qualquer particula de pó ou qualquer outra coisa que impeça a comunicação da MOB com os pentes e o teste via memtest é a minha ultima tentativa de ver se algum pente esta "bichado" mesmo.

 

Já atualizei SO, com ou sem placa de vídeo acontece as bluscreen... E depois desse report do memtest to quase certo que algum dos pentes está "bichado"

 

E ja estava pensando em atualizar os meus pentes de memorias para esses mais recentes com dissipadores de calor e maior frequencia para ganhar um pouco mais de desempenho e com esses erros foi o empurrãozinho que faltava para comprar o pente que mencionei anteriormente

gostaria de uma segunda opinião de vocês e outros membros que estão muito mais acostumados a lidar com isso.

 

Mas resumidamente: Se mesmo apos os procedimentos padrões que citei os erros de tela azul continuam e o memtest acusa tais erros é certo dizer que um dos pentes não presta mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa noite que passou fiz os testes nos pentes separados

Cada imagem representa um pente, ambos no slot1 da MOB

cgTjSec.jpg

sbYoNrm.jpg

 

Uma coisa que me deixou preocupado foi o seguinte...
Quando testei os dois pentes no slot1 da MOB, em ambos os pentes acusaram erros conforme vemos na imagem, um pente com mais de 65k de erros e outro com apenas 3 e ambos nos MB's iniciais.

 

Entretanto, quando realizei os testes no slot2 em ambos os pentes não acusaram erro nenhum.
O que isso pode indicar? 

1 - Slot1 da MOB com defeito?;
2 - O memtest86 testa areas aleatorias da memoria que pode ter acusado erro no slot1 mas não no slot2 porque não foram testado tais areas nesse slot;

3 - Incompatibilidade dos pentes com a MOB (Nesse acho pouco provavel já que tenho o PC a 4 anos e nunca troquei os pentes e só de algumas semanas para cah que comecou a dar tais erros);

4 - Nenhuma das anteriores e de fato os modulos de memoria estão com defeito e tenho que troca-los.

 

Detalhe: Os travamentos por tela azul só acontecem quando estou em aplicações que exigem mais do PC por exemplo, jogos, edição de imagem e videos pesados que realizo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz

 

Recentemente troquei a pasta termica do cooler do processador... Hoje as temperaturas estão por volta de 30ºc ~40ºc - lembrando que aqui em SP/SP a temperatura ambiente está em torno de 25ºc ~30ºc.

 

Hoje vou deixar rodando por pelo menos uns 2~3 pass do memtest86 os pentes no slot2 para certificar isso mas até então podemos dizer - até pelo tempo de uso que são mais de 4 ano - que esses modulos já estão na hora de aponsentar nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Guilherme Mascarenhas Não sei estimar tempo de vida útil de hardwares, no computador que montei em 2011 a memória continua a mesma e funciona numa boa até a presente data.

 

essa sua mobo possui 2 slots apenas ne? minha sugestão é você testar apenas com o slot que aparenta estar bom, usando o computador normalmente e ver se a tela azul aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz

 

Isso na realidade já fiz... porque antes de realizar os testes com o memtest86 eu já tinha feito esse tipo de teste com um pente em cada slot com e sem placa de video acoplada da seguinte forma:

Teste 1

Modulo_1 / Slot1 + Placa de vídeo = Tela Azul

Modulo_1 / Slot2 + Placa de vídeo = Tela Azul

Modulo_1 / Slot1 = Tela Azul

Modulo_1 / Slot1 = Tela Azul

 

Teste 2

Modulo_2 / Slot1 + Placa de vídeo = Tela Azul

Modulo_2 / Slot2 + Placa de vídeo = Tela Azul

Modulo_2 / Slot1 = Tela Azul

Modulo_2 / Slot1 = Tela Azul

 

É que não tenho muita experiência com o memtest86 e vejo muitos relatos na net que ele é 100% confiavel mas também vejo relatos que ele acusou erro numa MOBO mas numa outra não com os mesmos pentes...

No momento até estou disposto a atualizar os modulos de memoria, tanto que até comprei um modulo com dissipador com uma frequencia de 1600mhz na promoção que ta tendo no site Kabum mas chegar a trocar MOBO não to não rsrs

E além disso preciso me certificar se elas estão de fato ou não bixadas para poder vende-las mais pra frente pra ajudar com o orçamento do meu upgrade. até porque para tarefas "cotidianas" elas não dão pau mas quando vai algo mais pesadinho dão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz

 

Realizei os testes novamente tanto nos slot1 quanto no slot2 e os dois modulos não apresentaram erros...
É certo afirmar que dessa vez não acusou erros porque neste teste o memtest86 não chegou a testar as partes "danificadas" que foram apontadas nos testes anteriores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz

 

Sim. Como não apresentou erros eu não tirei foto mas chegou a dar um ciclo completo e interrompi o teste quando o segundo ciclo estava em torno de 20%.

 

Depois desse teste nao ter dado erros eu fui rodar um jogo para forçar a maquina (Battlefield 4).
Em 4~6 minutos de jogo... paaa! - system_service_exception ( 0x0000003b), - Tela azul.

Retirei a placa de vídeo e coloquei uma mais simples GT 430 - Rodei o game
Em uns 10 minutos de jogo... paaa! system_service_exception - Tela azul de novo

 

Depois joguei sem placa de vídeo nenhuma...

Uns 2~5 minutos de jogo... paaa! irql_not_less_or_equal - Tela azul..

 

Estou quase 100% seguro que os modulos de ram estão "bixados" mesmo...
Estou esperando chegar o novo modulo que comprei para testar e ver no que da... Se a Tela azul continuar aparecendo ai vou ter que trocar a Mobo porque eu já não tenho mais o que fazer...

 

Limpei - Atualizei - Formatei - Instalei tudo atualizado - atualizei bios - já dei clear cmos - re-limpei - formatei - instalei tudo padrão - desatualizei bios - formatei - instalei tudo atualizado - atualizei bios...

 

Enfim já fiz de tudo... A minha última alternativa vai ser atualizar pro Windows 10 ou 8.1 para ver se nessas versões também ocorre o mesmo antes de trocar a MOBO - isso caso continue dando erros de Tela azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para encerrar topico...

 

Comprei novos modulos e desde então não tenho mais travamentos de Tela Azul.

Infelizmente um dos meus modulos anteriores apresenta defeito mesmo... Realizei o memtest86 numa outra maquina e depois de alguns loops também acusou erros.

 

Resolução: Após utilizar o memtest86 identifiquei um modulo com defeito. Para arrumar simplesmente adquiri novos modulos de memória ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!