Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Senhores, Bom dia!

Estou com um projeto de estruturar uma rede para os  computadores aqui da empresa e gostaria de pedir a ajuda de vocês.

qualquer dica é valida,  sei apenas o bem básico sobre redes. Desde já agradeço.

vamos lá!

Temos uma empresa de processamento de documentos e gostaria de uma luz de qual seriam  as melhores opções para estruturarmos essa rede, visando maior controle de planilhas de produção de funcionários, e alta transferência de dados, pois gostaríamos de centralizar o processamento de imagens no servidor para ganhar em produtividade.

Temos disponíveis cerca de 10 computadores, espalhados em 2 andares, que podem aumentar para mais computadores e um terceiro andar em um futuro próximo, um  servidor, 2 modens,  2 switches, algumas impressoras e o sistema de câmeras. sendo que com  acesso a internet seriam só uns 3 pcs que são da área administrativa, os outros visamos a produção mesmo.

como seria a melhor forma de implementarmos a rede? por cabos pela empresa inteira ou com adaptadores wi-fi nos pcs?

quais dicas para garantir a segurança de dados?

como posso fazer para limitar  o acesso apenas para o necessário para os funcionários?

como centralizar as informações no servidor?

como otimizar os processos visando maior produtividade?

o que puderem me ajudar será bem vindo.

agradeço mais uma vez.. e desejo um ótimo dia!

Postado
12 horas atrás, Matheus Britto disse:

Senhores, Bom dia!

Estou com um projeto de estruturar uma rede para os  computadores aqui da empresa e gostaria de pedir a ajuda de vocês.

qualquer dica é valida,  sei apenas o bem básico sobre redes. Desde já agradeço.

vamos lá!

Temos uma empresa de processamento de documentos e gostaria de uma luz de qual seriam  as melhores opções para estruturarmos essa rede, visando maior controle de planilhas de produção de funcionários, e alta transferência de dados, pois gostaríamos de centralizar o processamento de imagens no servidor para ganhar em produtividade.

Temos disponíveis cerca de 10 computadores, espalhados em 2 andares, que podem aumentar para mais computadores e um terceiro andar em um futuro próximo, um  servidor, 2 modens,  2 switches, algumas impressoras e o sistema de câmeras. sendo que com  acesso a internet seriam só uns 3 pcs que são da área administrativa, os outros visamos a produção mesmo.

como seria a melhor forma de implementarmos a rede? por cabos pela empresa inteira ou com adaptadores wi-fi nos pcs?

A melhor maneira seria por cabo, teria que ver o custo benefício, ganho de desempenho esperado na rede;

quais dicas para garantir a segurança de dados?

Instalar um firewall; existe vários tipos de firewall no mercado cada um mais avançado e complexo que o outro, tudo depende de quanto estiver disposto a investir; 

como posso fazer para limitar  o acesso apenas para o necessário para os funcionários?

Configurar um domínio e ativar o modo administrador nos computadores;

como centralizar as informações no servidor?

Criando um File Server;

como otimizar os processos visando maior produtividade?

Há muito o que discutir nesta pergunta e foge ao assunto da informática.

o que puderem me ajudar será bem vindo.

agradeço mais uma vez.. e desejo um ótimo dia!

Respostas em vermelho, espero ter ajudado!

Abraços.

• Curtir 2
Postado

Matheus, 

Tudo depende dos equipamentos que você tem e de quanto você pode investir. 

Primeiramente, vamos entender a sua necessidade:

1)Deseja centralizar as informações em um servidor -> Você tem esse servidor? Qual é o hardware dele? Que sistema operacional você vai utilizar? Tem a licença?

2)Cabo ou Wifi-> Quais seriam os tipos de dados transferidos na rede? Vídeo, imagem? Tem algum software que utilizam na produção? Banco de dados?

3)Limitar o acesso necessário-> O que é o acesso necessário? Apenas internet? Apenas determinada pasta na rede? Apenas um banco de dados específico? 

4)Segurança dos dados-> Como os usuários logam na máquina? Eles tem acesso de admin nas estações, ou seja, conseguem instalar programas nelas? Como é feito o acesso a internet, através do modem da operadora, algum servidor, firewall? Os Switches são gerenciáveis? 

Aguardo suas respostas para poder ajudar. 

Abraços

• Curtir 2
Postado

Muito Obrigado Leonardo!!!

vocês já estão me dando uma grande luz, fico feliz em saber que possam me ajudar e que posso ajudar vocês no que precisarem também haha.

Segue as respostas no corpo da mensagem.

Em 22/04/2016 às 14:16, Leonardo Henrique Meres Si disse:

Matheus, 

Tudo depende dos equipamentos que você tem e de quanto você pode investir. 

Primeiramente, vamos entender a sua necessidade:

1)Deseja centralizar as informações em um servidor -> Você tem esse servidor? Qual é o hardware dele? Que sistema operacional você vai utilizar? Tem a licença?

Temos sim,  um IBM Raid com 2gb de ram,  intel xeon, windows server 2008. se não for isso é algo parecido haha.

2)Cabo ou Wifi-> Quais seriam os tipos de dados transferidos na rede? Vídeo, imagem? Tem algum software que utilizam na produção? Banco de dados?

São de imagens,  os funcionários escaneariam os documentos por meio de software e o servidor seria uma central de indexação.. Isso conseguimos fazer, por meio da rede, a minha ideia seria colocar os adaptadores wi-fi para todas as maquinas trabalharem desta forma. Mas o meu medo é que demore muito a transferência de dados.

3)Limitar o acesso necessário-> O que é o acesso necessário? Apenas internet? Apenas determinada pasta na rede? Apenas um banco de dados específico? 

Sim,  seriam algumas pastas, planilhas e e o software de digitalização. visando só a produção mesmo. Não gostaria que eles tivessem acesso a internet para se distraírem. 

4)Segurança dos dados-> Como os usuários logam na máquina? Eles tem acesso de admin nas estações, ou seja, conseguem instalar programas nelas? Como é feito o acesso a internet, através do modem da operadora, algum servidor, firewall? Os Switches são gerenciáveis? 

Por enquanto as maquinas estão bem "cruas" só estão instalados os programas de captura,  sem senha sem nada.. mas estão sem acesso a internet também. os modens são de operadora mesmo, 1 da NET e outro da GVT. os switches são gerenciáveis,hoje usamos eles para dividir a rede via cabo para sistema de câmeras e relógio de ponto. (o espaço é bem grande aqui).

Aguardo suas respostas para poder ajudar. 

Abraços

Mais uma vez Agradeço!

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Não recomendo usar wireless para rede onde deseja-se trabalhar com imagens, apesar de existir formatos compactados, eles geralmente são arquivos maiores e o wireless é meio compartilhado, ficando estreito para este tipo de uso.

O uso de rede com cabos é recomendado. Se ainda desejar usar wireless, pensar em usar rede restrita aos PCs e com adaptadores de maior performance como 802.11ac, deve melhorar a banda, mas ainda assim deve ter performance menor que um simples 100 Mbit.

• Curtir 1
Postado

Pelo o que eu entendi você quer criar um servidor para os outros computadores? Se sim, uma forma bem simples é você escolher um computador para ser o servidor, criar um grupo privado com senha nele e conectar os do seus funcionários no grupo, depois disso você vai escolher as permissões que deseja e compartilhar o que desejar no lugar que desejar... pode ser tanto a cabo como wi-fi.

• Curtir 1
Postado

Matheus,

Sugiro que contrate um administrador de redes para montar o seu cenário. Posso te dar algumas diretrizes, mas executar exige conhecimento na área. 

Vamos lá:

Sugiro:

1) Instalar o Microsoft Active Directory no servidor Windows da IBM. Nele você poderá gerenciar sua base de usuários e as permissões de acesso as pastas da rede. (Seria bom verificar a possibilidade de aumentar de 2GB para 8GB de RAM). Verificar o RAID que está implementado e o particionamento, pois podem influenciar na performance de leitura e escrita em disco. 

2) Usar cabo nas máquinas que precisam transferir imagens. Redes wireless avançaram muito, mas para que tenham boa performance exigem um bom conhecimento de investimento em equipamentos adequados. 

3) Ter mais um servidor como firewall na sua empresa. Sem ter o controle do gateway da rede fica difícil impedir o acesso ou controlar o que deve ser acessado na internet. 

4)Após a instalação do Active Directory no servidor coloque as estações no domínio e faça com que cada usuário tenha um login único e que não seja administrador nem do domínio e nem da máquina. Sem isso é difícil manter a segurança dos dados. Dependendo do tipo de dados que você trabalha (informações confidenciais) sugiro que também estude programas que façam bloqueio e monitoramento da utilização de pendrives, CDs, DVDs e outros dispositivos de armazenamento externos.

Espero ter ajudado. 

Abraços

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!