Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Possuo um Hyper Tx3 Evo há algum tempo, e o fan está apresentando alguns problemas. Estava pensando em trocar o cooler original por dois Artic Cooling F9 (fazer um push and pull), que também são pwm.

Fan original:

Dimensões: 92 x 25mm

Energia Tensão: 12V

Fluxo De Ar: 15.7 – 54.8 CFM

Velocidade De Rotação: 800 – 2800 rpm

Fan Artic F9:

Dimensões: 92 x 25mm

Energia Tensão: +12V

Fluxo De Ar: 35CFM

Velocidade De Rotação: 600 - 1.800 rpm

Se pegar os 54.8CFM – 35CFM = 19.8CFM de perca, com um push and pull será que supri esssa perda de CFM? (considerando que ambos os cooler atinjam suas rotações máximas).

O que vocês me recomendam?

Obrigado pela atenção.

• Membro VIP
Postado

@Diego Odorizzi Eu substituiria inicialmente a ventoinha original pela F9 para ver o resultado,

se a temperatura ficasse mais alta que o normal, aí sim, eu montaria a segunda em push/pull,

sei que daria mais trabalho, mas se com uma ficasse bom, não seria necessária a segunda.

adcarvalho

Postado

A fan original apesar de ser de 2800 rpm, acaba não sendo necessária para a maioria dos usuários, especialmente para quem não faz over.

O próprio cooler tem seu próprio limite no desempenho, e a sua fan partir de certa rotação pode não trazer mais ganho.
Se quiser, faça um teste com a fan na máxima e com a fan sendo controlada pela placa-mãe.

Acredito que a diferença vá ser apenas de poucos graus, não compensando com o ruído adicional.

Geralmente a segunda fan não traz um ganho muito significativo.
Caso a sua placa-mãe tenha apenas um conector CPU FAN, seria recomendável ainda adquirir um cabo splitter.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!