Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

 

 

Recentemente venho tendo problemas com as temperaturas do meu PC, não liguem pras specs dele, jogo apenas casualmente.

 

Proc. Pentium Dual Core E5400 (Trocarei por um C2Q dentro de uns 5 dias)

Zogis GTX 550ti

4GB Ram 

Mobo ECS G41T-M7

Fonte Pixxo 400w

 

Antes de por a GTX 550ti, usava uma HD5450 com esse Pentium, apenas para jogar um lolzinho e estava me satisfazendo bem. Como bem sabem, a HD5450 possui refrigeração passiva, dava pro gasto em stock, mas eu botei um cooler na lateral jogando ar em cima dela pois fiz overclock, e a temperatura dela ficava estável em 65° em full load.

Porém, nunca cheguei a reparar na temperatura do meu processador, e antes de por a 550ti constatei que o processador estava indo a 99°!!! Foi isso que marcava no Core Temp,aida, msi afterburner, etc. Enquanto jogava LoL as temperaturas ficavam entre 75-80°, e sei que isso é altíssimo para um processador. Basicamente, resolvi trocar a pasta térmica e consegui diminuir uns 15° da temperatura, porém em full load ele chega a 75° - 77°, 81° a 83° se eu rodar um programa de stress (depois não passa disso, lembrando que preciso ficar com a tampa aberta)

Então, após minha 550ti chegar, botei ela pra rodar e vi que ela tava chegando a quase 90° em full load. Eu havia retirado aquele cooler que ficava jogando ar na HD5450, então decidi por ele pra jogar ar em cima da 550ti, notei que a temperatura diminuiu bastante, mas a do processador AUMENTOU NOVAMENTE. Cheguei a consideração de que estavam formando-se bolsões de ar dentro do gabinete, então fiz o seguinte: Deixei a tampa um pouco aberta, encostada na parede e o cooler ainda sim fica em cima da VGA jogando ar em cima dela, e as temperaturas novamente se estabilizaram. A dúvida que tenho é a seguinte: Se eu quiser fechar o gabinete novamente, eu ponho o cooler que está fixado na tampa, em cima da vga JOGANDO AR EM CIMA DELA ou RETIRANDO O AR QUENTE? 

Outra dúvida, com esse C2Q que vou por (Q8300), a temperatura do processador pode voltar a subir? Lembrando que to usando um cooler stock da intel, e com esse processador vai vir um cooler stock da intel também, porém maior e com base de cobre. Quais as chances da temperatura ficar acima de 75°?

 

PS: Não tenho mais espaço na fonte para por coolers adicionais.

PS²: A fonte ja possui um exaustor, creio que dê conta de retirar o ar quente do gabinete.

 

Postado

@De4dm4sterBR Fan na lateral não é muito legal não.. Eu uso um de 200mm que joga ar frio nas placas de video, porém meu gabinete possui todo um revestimento que segura a poeira, o que ja ajuda muito. E se você inverter ele eu creio que não terá muita diferença mas não custa nada a tentar, ja que você mesmo disse que dentro do gabinete está bem quente.

Realmente a temperatura do processador e da placa de video estão muito altas, o que me leva a pensar que talvez seja a placa-mãe.. Mas posso estar enganado.

O mais recomendado realmente era colocar mais fans, conectados ou na placa-mãe ou direto na fonte...

 

Postado

@Murilo Ferreira Como a placa-mãe pode causar tal problema?

 

E será que não pode ser a fonte? Veja, realmente é de uma marca bem "duvidosa", não confio muito nela não. Ela pode estar causando o super aquecimento?

 

Eu estava com esse FAN direcionado no processador, utilizando o duto, e basicamente se o gabinete estiver fechado não importa onde eu ponha ele, se eu por no processador, esquento a VGA, Se eu por na VGA, esquento o processador.

Postado

@De4dm4sterBR A marca não é das melhores e com certeza não entrega 400W. No próprio site da NVIDIA diz que a GTX 550Ti requer uma fonte de 400w, mas a sua aparenta estar segurando, se não a sua máquina daria outros tipos de problemas. O certo seria trocar tudo na verdade, pois além disso com certeza esse Pentium está gargalando sua placa de video, o que faz com que em jogos ele fique sempre com 99% de uso, gerando calor.

Baixe um programa chamado HWMonitor, ele é simples de usar e te dará dados de temperatura e tensão dos componentes do seu pc.

E baixe também o MSI Afterburner, caso não tenha, e la você acelera o fan da sua placa de vídeo, pode deixar no máximo.

 

Postado

@Murilo Ferreira Sim sim, eu estou usando tudo isso. Quanto ao processador, irei por um C2Q, creio que chega amanha. Uma das dúvidas do post era se eu pondo esse C2Q, as temperaturas iriam aumentar, levando em consideração que iria por junto com ele um cooler maior e com base de cobre (visto que o atual só dissipa 65w)

Postado

@De4dm4sterBR Provavelmente quando você instalar o Quad o gargalo diminua ou se torne inexistente. Se o problema for no processador que realmente está esquentando muito a temperatura pode diminuir. Porém como eu disse não tenho certeza do que está esquentando ai dentro.

Lembrando que em processadores a temperatura em full é de até uns 60º.

Em placas de vídeo quando elas estão em 99% de uso é normal ficarem até uns 80-85º

Postado

@Murilo Ferreira Pois bem, verei como vai ser, muito obrigado pela ajuda :)

 

Só vou deixar o tópico aberto ainda pois quero ver mais opiniões, e conversar sobre.

@Murilo Ferreira Só atualizando, estou jogando agora NFSMW 2012, maxxed out, e a VGA fica entre 68° - 71 °, e o processador (até me surpreendi esse pentium segurar legal sem drop frames a constantes 30 fps que eu lockei) com 80-90% do uso a 64°-66°. Acha que está mais normal?

Postado

@De4dm4sterBR essas temperaturas estão normais para a VGA e para a CPU com um cooler box de 65W.

 

Sobre os fans, você pode comprar um splitter para plugar vários fans na fonte, como este. Ele ainda dá suporte para PWM, caso você compre fans com PWM no futuro. 

 

Qual é o seu gabinete?

 

Faça um teste e coloque o fan lateral para fora. Isso vai tirar o ar quente que a GTX 550 Ti está soprando pelas laterais. Isso também evita que o ar quente da VGA suba para o CPU cooler, aumentando a temperatura do processador. 

 

O C2Q pode diminuir a temperatura se ele trabalhar abaixo da capacidade - também porque o cooler box será mais forte -, mas se, combinado com a GTX 550Ti, os dois trabalharem fortes, já que não haverá mais gargalo, as temperaturas podem ser as mesmas ou até aumentar, pois ele é um Quad, e cooler box e processador forte não costuma combinar. O dual core é naturalmente mais frio (ainda que eu não conheça muito essa geração de processadores).

 

Se as temperaturas ficarem altas, não adianta mexer muito na configuração dos fans do gabinete. Seria só um paliativo. Você precisa de um CPU cooler aftermarket. Até um Blizzard T2 resolveria. O PCyes K1 está pelo mesmo preço e tem até controle PWM. Mas espere o C2Q chegar para ver como fica, porque as temperaturas do seu dual core estão razoáveis agora.

 

Colocou a pasta térmica corretamente? Não está usando implastec, está?

 

 

Postado

@Contiusa Pois bem, sim, estou usando Implastec :(

 

Meu C2Q chegou, e quanto as temperaturas, botando a GTX 550ti e o C2Q em mais de 10 minutos de stress não passou dos 71° (o C2Q) e 69 (a VGA). Achei irônico a vga estar mais fria do que o processador, mas fazer o que...

 

Estou com uma nova preocupação agora. Seria a minha fonte. Primeiramente que as voltagens no aida e no speed fan estão absurdas, a linha 12v está a absurdos 8.756v, sem variar, isso só pode ser erro de sensor, creio que o PC nem ligaria se estivesse a essa tensão mesmo.

 

O que eu achei estranho foi que, hoje, enquanto estava jogando, meu PC deu aquela travada típica, a tela apagou, retornou e depois simplesmente deu tela azul. Isso me leva a crer que possa ter sido a fonte, que não está aguentando a config toda do PC. Porém eu tentei repetir o fato pra ter certeza que a fonte não estava aguentando, porém não consegui. Deixei o PC ligado, rodei stress, joguei o mesmo jogo por mais tempo e outros, as temperaturas sempre as mesmas (em torno de 68° no processador e 62 na vga) e nada de reiniciar.

 

Assim que botei o C2Q na mobo, apareceu aquela mensagem de CPU não suportada bla bla bla, ignorei e segui em frente, não sei se foi por causa disso a tela azul ter acontecido durante o jogo, por que logo após isso também atualizei a BIOS, a mensagem desapareceu e como eu disse, o PC não reiniciou mais/deu tela azul.

 

 

Postado

@De4dm4sterBR Deve estar avisando que não suporta porque o BIOS está desatualizado, porque o Q8300 está na lista de suporte da sua placa-mãe.

 

Sobre as voltagens da fonte, veja pelo BIOS se está assim também. A Pixxo de 300W foi considerada pelo Clube do Hardware como "produto bomba". Você podia trocá-la o quanto antes. Não é muito legal usar fonte bomba, porque você pode perder as peças do seu computador. 

 

O sistema inteiro com a GTX 550 Ti vai consumir de 250-300W, ou seja, se a fonte estiver entregando 400W não é por falta de potência. Mas se a fonte for muito ruim, e parece que é, ela pode não estar entregando as tensões corretas e fazendo o seu micro variar.

 

71ºC para o processador não está de todo ruim, até porque o inverno está chegando. Mas lá para dezembro eu juntava uma graninha para comprar um T2 Blizzard ou o PCyes K1.

Postado

@De4dm4sterBR a questão é que ela é mini. Não sei se teria que adaptar. Também não sei se ela tem conector PCI-e para a GTX 550 Ti. Tinha um modelo desse de Seasonic que era ATX, mas esse eu acho meio arriscado, até pela falta do PCI-e (a placa de vídeo não vai rodar).

 

Sobre as telas azuis, deve ser uma mistura de BIOS desatualizada para o Q8300 e a fonte que deve estar entregando tensão errada.

Postado

@Contiusa Eu até tenho os adaptadores (aquele, 2x molex p/ 6pin), e adaptar não seria o problema. Só tenho receio de ficar com essa fonte sem saber até quando vai aguentar, ou o que pode acontecer. Digamos que o max. que eu poderia pagar em uma fonte agora seria em torno de uns 140 R$, e não sei se tem alguma nessa faixa de preço que segure minha config

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!