Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desktop para arquitetura e alguns jogos


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Fiz alguma pesquisa e estudei antes de criar esse tópico porque queria ter segurança com o investimento que farei. Vamos lá, preciso de ajuda para montar um PC que será minha ferramenta principal de trabalho (projetos em arquitetura) e de lazer ocasional. 

 

Venho desde de 2012 usando um Dell XPS 15 L502x que me atendia muito bem! Inclusive, só tive segurança da compra depois de muito pesquisar aqui no fórum e não me arrependi nunca. Porém ele agora mostra alguns sinais de fadiga (principalmente a VGA) com meu atual fluxo de trabalho e jogatina nele anda difícil, mesmo as mais básicas. 

 

Cheguei por indicação na seguinte configuração por enquanto:

 

  • Processador Intel Core I7 4790
  • placa-mãe Asus H97M-E/CSM, chipset H97, LGA 1150, H97M-E/CSM - BOX
  • Memoria Corsair Vengeance Pro Series 16GB (2x8) 1866MHz DDR3 Blue, CMY16GX3M2A1866C9B
  • SSD Samsung EVO 840 ou 850 de 256GB ou 

    SSD Plus SanDisk 120G, SDSSDA-120G-G25 (o Samsung subiu bastante de preço desde a última vez que consultei o ML);

  • Placa de video GeForce GTX 750ti  (de quebra galho por 6 a 8 meses até upgrade para 970 ou equivalente);

  • As demais peças que são uma dificuldade para mim, leigo

 

Mais do que desempenho, quero garantia que não terei dor de cabeça com o computador:

 

  • O principal é a qualidade das peças/fabricantes, o PC precisa ter vida útil de 4 anos;
  • Além dos componentes básicos, preciso de indicação quanto a nobreak ou filtro de linha ou qualquer coisa que precise entre ele e a tomada do apto;
  • Moro em um lugar quente, abafado e o comodo do computador talvez seja pequeno demais, então preciso de sugestão quanto aos coolers (se for mesmo necessário) e gabinete adequado para deixar a temperatura boa;
  • Também preciso de uma fonte de confiança para não fritar nada e permitir upgrade;

 

Aí pairam algumas dúvidas:

  1. Os programas que uso com maior frequência são Revit e Sketchup, Photoshop, Illustrator e muitas abas do chrome (ao mesmo tempo sempre que possível). Futuramente pretendo também utilizar Rhino + Grasshoper. Renderização foto-realista é algo mais ocasional. Dito isso, será que o processador que escolhi é overkill e poderia economizar nele ou optar por um Skylake, que é mais recente?
  2. Pelo que entendi, a placa-mãe que escolhi não aproveita o máximo do clock da RAM que escolhi, isso seria um problema? O Kit me pareceu estar em promoção e já queria comprá-lo logo (mas se for Skylake, terei que mudar pela tensão ou algo que o valha);
  3. Quais são os bons fabricantes para VGA e Fontes, que além de qualidade do produto ofereçam boa garantia ou boa manutenção?
  4. RAID 1 é uma boa solução contra o imprevisto de HD morrer por algum motivo?
  5. Não sou da área, portanto que tipo e com que frequência de manutenção devo fazer na máquina para que ela viva bem esses 4 anos?
  6. Quais outras preocupações preciso ter?

 

Meu orçamento é de R$5000,00 priorizando, novamente, as coisas que manterão meu PC operacional incluindo periféricos para isso. 
Monitor, mouse, teclado, caixa de som, fone de ouvido já tenho. 

 

Desculpa o post longo mas talvez sendo o mais detalhista seja melhor e obrigado pela ajuda. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Montei o seguinte PC, usando as mais novas tecnologias (Skylake e DDR4):

 

Processador: i7 6700 (R$ 1559,05)

Placa de vídeo: a 750TI que tu disse mesmo, e que disse que vai atualizar futuramente. (R$ 538,01)

Placa-mãe: H110M (R$ 509,15)

Memória RAM: 16GB DDR4 2x8GB (R$ 249,99)

HD: 1TB (225,00)

SSD: Samsung 850 EVO 250GB (R$ 439,00)

Fonte: CX 600W (R$ 348,98)

Gabinete: à sua escolha, mas eu gosto do Panther (R$ 369,01)

Total(sem contar o frete): R$ 4238,19

 

Bom, alguns detalhes sobre a config e respondendo algumas perguntas suas:

 

-Melhor que esse processador, só tem o i7 6700''K'', que tem suporte para overclock e um clock de +0,6GHz, só que custa +200. Se tu trocar por ele e fosse fazer o overclock, teria que trocar a placa-mãe também. Se quisesse trocar para ele e não fosse fazer overclock, pode continuar com a placa-mãe que escolhi.

-A placa-mãe não tem suporte para RAID, Crossfire e nem overclock. Se tu liga para alguma dessas coisas, teria que trocar a placa por uma de chipset 170. Mas se não liga, essa aí está com um custo-benefício ótimo e vai te suprir muito bem.

-Sobre o SSD, vi em um site e os 850 EVO foram os melhores.

-Dá até pra colocar a GTX 970 que tu futuramente vai comprar aí no meio, já que seu orçamento é 5k. Daria uns 5100.

-Sobre a fonte, as Corsair são as mais confiáveis do mercado. Se quiser tu pode até trocar os 600W por 750, que tu consegue até colocar uma GTX 1080. Mas acredito que nessa configuração, os 600W dão conta.

-Esse negócio de nobreak, fio de linha, não entendo nada. Mas sobre energia, sei que essas fontes tem tecnologia para não queimar os componentes. A fonte é de qualidade, tu pode ligar ela direto na tomada sem problemas, pode até ter problemas ligando ela em algum intermediador.

-Sobre ventilação, acredito que um gabinete com 3 cooler fan já dê conta. Se tiver algum problema quanto a isso quando comprar o PC, poste aqui que a galera te ajuda.

 

Outras dúvidas que não respondi, pergunte de novo que se eu souber eu respondo, caso eu não saiba, tu faz um tópico só pra isso.

 

é isso, espero ter ajudado :) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!