Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia à todos

Estou precisando de ajuda pra tentar montar um mostrador de temperatura pra colocar em um painel de moto, algo que só mostre a temperatura em que está o óleo

Pro sensor que vai fazer a leitura usarei um pra motores em geral

Esse mostrador poderia ser bem simples, sem botões ou funções, tentei até comprar mais o pessoal não faz nem pra vender, e como teria que ser bem pequeno, algo entre 3 a 4 cms aprox, pra caber dentro do painel, tipo horizontal mesmo

Entendi bem pouco de eletronica, pesquisei bastante pela net e achei coisa muito mais complexa acredito eu

Qualquer ajuda é bem vinda, muito obrigado a todos

• Membro VIP
Postado

Qual temperatura chega? Se não for muito alta, deixo você comprar 1 destes. Comprei 3.. chegaram direitinho

Pra tempo muito alta você deve usar termopar, K,J,PT100 etc e um circuito qualquer (sugeriria com mc). Sendo que termopar é superchato de mexer. Realmente você deve achar na net só coisa complexa

Sim você acha pronto com algo +: controlador de temperatura. Tem pra altas. Não muito caro

(hipermega off topic hipermega coincidente: seu sobrenome provável nick... sonhei com algo do gênero hj .é serio..fala sério.)

Postado

Entendi o que você quer fazer, mas não como e nem com o quê.

O óleo do motor pode operar em cerca de 150º, segundo fontes não confiáveis na internet. Utilize um sensor com uma folga grande, que suporte uns 300º. Poste mais detalhes do projeto.

Postado
19 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mais ou menos esse Isadora

Queria fazer com leds Progressivos Conforme fosse aumentando a temperatura

Esta que fica em torno de 90 graus

Tipo um desse mais beeem Menor

J

Esse do ML é muito bom, mais mesmo desmontando ele não vai caber conforme o vendedor

Queria tentar algo assim

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720277450-manmetros-digitais-em-leds-progressivos-lineares-_JM

• Membro VIP
Postado

Devia ter falado que queria com bargraph... 

Me fez lembrar do UAA180. Peça de museu

uaa180_umgeb1.gif

Um menos velho é o LM3914

Tem aplicação para termômetro pra ele

Não é difícil. Mesmo que entendas "bem pouco de eletronica", acho que consegue dar alguns passos. você pode até mesmo fazer com lm324´s da vida que tem em qualquer esquina. O sensor pode ser um diodo 1n4148 que varia cerca de -2mV/ºC. Claro proteja-o do seu "ambiente".

abç

Postado
14 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Devia ter falado que queria com bargraph... 

Me fez lembrar do UAA180. Peça de museu

uaa180_umgeb1.gif

Um menos velho é o LM3914

Tem aplicação para termômetro pra ele

Não é difícil. Mesmo que entendas "bem pouco de eletronica", acho que consegue dar alguns passos. você pode até mesmo fazer com lm324´s da vida que tem em qualquer esquina. O sensor pode ser um diodo 1n4148 que varia cerca de -2mV/ºC. Claro proteja-o do seu "ambiente".

Obrigado novamente Isadora

Nao Sabia nem o que era bargraph Rsrs

Esse lm3914 sao Aqueles CIs

O sensor que você fala vai junto a esse diodo

• 2 semanas depois...
Postado

Entendi, eu vi uns esquemas que parecem bem fáceis no Google

O diodo serve pra transformar a temperatura que o sensor que irá no motor receberá? É isso? 

Outra coisa, o vi vem junto com a plaquinha verde de circuito? 

No Google tem vários exemplos que eu estava vendo

Obrigado pela ajuda desde já 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...