Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar um mostrador temperatura


Posts recomendados

Olá bom dia à todos

 

Estou precisando de ajuda pra tentar montar um mostrador de temperatura pra colocar em um painel de moto, algo que só mostre a temperatura em que está o óleo

 

Pro sensor que vai fazer a leitura usarei um pra motores em geral

 

Esse mostrador poderia ser bem simples, sem botões ou funções, tentei até comprar mais o pessoal não faz nem pra vender, e como teria que ser bem pequeno, algo entre 3 a 4 cms aprox, pra caber dentro do painel, tipo horizontal mesmo

 

Entendi bem pouco de eletronica, pesquisei bastante pela net e achei coisa muito mais complexa acredito eu

 

Qualquer ajuda é bem vinda, muito obrigado a todos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual temperatura chega? Se não for muito alta, deixo você comprar 1 destes. Comprei 3.. chegaram direitinho

Pra tempo muito alta você deve usar termopar, K,J,PT100 etc e um circuito qualquer (sugeriria com mc). Sendo que termopar é superchato de mexer. Realmente você deve achar na net só coisa complexa

Sim você acha pronto com algo +: controlador de temperatura. Tem pra altas. Não muito caro

 

(hipermega off topic hipermega coincidente: seu sobrenome provável nick... sonhei com algo do gênero hj .é serio..fala sério.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5 horas atrás, Dom Bonilla disse:

 

Muito interessante. Esse do mercado livre parece bem prático, pois o sensor de temperatura é rosqueado no lugar da vareta do óleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

 

Mais ou menos esse Isadora

 

Queria fazer com leds Progressivos Conforme fosse aumentando a temperatura

 

Esta que fica em torno de 90 graus

 

Tipo um desse mais beeem Menor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

J

 

 

 

 

 

 

Esse do ML é muito bom, mais mesmo desmontando ele não vai caber conforme o vendedor

 

Queria tentar algo assim

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720277450-manmetros-digitais-em-leds-progressivos-lineares-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Devia ter falado que queria com bargraph... 

Me fez lembrar do UAA180. Peça de museu

uaa180_umgeb1.gif

 

Um menos velho é o LM3914

Tem aplicação para termômetro pra ele

Não é difícil. Mesmo que entendas "bem pouco de eletronica", acho que consegue dar alguns passos. você pode até mesmo fazer com lm324´s da vida que tem em qualquer esquina. O sensor pode ser um diodo 1n4148 que varia cerca de -2mV/ºC. Claro proteja-o do seu "ambiente".

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Devia ter falado que queria com bargraph... 

Me fez lembrar do UAA180. Peça de museu

uaa180_umgeb1.gif

 

Um menos velho é o LM3914

Tem aplicação para termômetro pra ele

Não é difícil. Mesmo que entendas "bem pouco de eletronica", acho que consegue dar alguns passos. você pode até mesmo fazer com lm324´s da vida que tem em qualquer esquina. O sensor pode ser um diodo 1n4148 que varia cerca de -2mV/ºC. Claro proteja-o do seu "ambiente".

 

 

Obrigado novamente Isadora

Nao Sabia nem o que era bargraph Rsrs

 

Esse lm3914 sao Aqueles CIs

 

O sensor que você fala vai junto a esse diodo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Entendi, eu vi uns esquemas que parecem bem fáceis no Google

 

O diodo serve pra transformar a temperatura que o sensor que irá no motor receberá? É isso? 

 

Outra coisa, o vi vem junto com a plaquinha verde de circuito? 

 

No Google tem vários exemplos que eu estava vendo

 

Obrigado pela ajuda desde já 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!