Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel cálculo de tendência


Posts recomendados

Olá pessoal, tenho uma planilha e gostaria de criar uma formula de tendência que se os ultimos três meses teve uma baixa (ex:se( a1< b1< c1 Ok ou nok)) ela me mostra na coluna STATUS como "OK ou "NOK" e também como vai inserir mais dados conforme os meses vão chegando está formula deverá se deslocar em três em três meses, se alguém puder me ajudar ficarei grato, valeu.....

 

Segue em anexo a Planilha.

 

planilha tendencia.xlsm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, wafa_sapo disse:

Olá pessoal, tenho uma planilha e gostaria de criar uma formula de tendência que se os ultimos três meses teve uma baixa (ex:se( a1< b1< c1 Ok ou nok)) ela me mostra na coluna STATUS como "OK ou "NOK" e também como vai inserir mais dados conforme os meses vão chegando está formula deverá se deslocar em três em três meses, se alguém puder me ajudar ficarei grato, valeu.....

 

Segue em anexo a Planilha.

 

planilha tendencia.xlsm

Bom dia

Esses dados que você deseja relacionar trimestralmente existe uma meta a ser alcançada? ou é apenas uma comparação seja de evolução ou de declínio?

se houver uma meta a alcançar fica fácil usar a função CRESCIMENTO do grupo estatística ele faz exatamente a tendência que você propõe porém é preciso saber onde você quer chegar ou seja "uma meta" 

se é só de comparação proponho avaliar separadamente cada trimestre seja em "gráfico dinâmico" ou "tabela dinâmica" 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá JG Informatica, neste caso seria uma comparação de declínio ou seja se eu tiver os valores 10, 8, 6 me informa que esta NOK  e outra coisa se nestes três valores como por exemplo 6, 3, 8 não houve um declínio nos últimos três valores mas o valor 3 é um valor que não pode esta abaixo de , no caso desta sequencia seria NOK também.

 

 

Spoiler

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wafa_sapo Bom dia

 

Dei uma estudada em seu caso e cheguei a um resultado que atende uma das suas expectativas porém o deslocamento que você deseja há um elemento ilógico que não entendi. Na sua tabela tem colunas que repetem os meses mais com elementos diferentes não sei a que esses dados fazem referencias por isso não cheguei a uma conclusão.

fiz da seguinte forma:

  1. acrescentei uma coluna a sua tabela com nome de "1º trimestre"
  2. Criei dentro da mesmo logica que você propôs um código baseado na função SE
  3. Alterei sua formatação condicional para aceitar o resultado da formula

O modelo que criei estar logo abaixo:

planilha tendencia.xlsm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!