Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Este televisor segundo o cliente, as vezes ligava normal, noutras somente audio, até que disse que a certo dia não ligou mais. Abri o equipamento para inspeção visual, não tinha visto num aparelho CRT, uma fonte independente da pci principal. Seguindo a inspeção achei a R635(68rx1watt) torrada, fiz a substituição, pus o tv na série o audio apareceu, mas vídeo nada, então resolvi verificar as voltagens da fonte; 28V ok, 22v ok, 10v ok, 50v epa estava com 60v, 125V êpa está com 140v. Eo curioso é que ligando o aparelho escuta-se os dois relés atracando mas não há MAT e consequentemente.....:confused:

• Coordenador
Postado

Se não me engano essa fonte ai possui fusíveis na saída dessas tensões de +B, dê uma verificada ai, e se tiver capacitor com a capa plástica encolhida na fonte, troque eles....

Postado

Sim BCpetrtonzio, nestas saídas desta fonte na linha de cada uma das voltagens há FBs,Resistores de 1Rx1/2watt,Cap cerãmica 470px500v, diodos e no final os eletrolíticos.

E nessa observação que o amigo fez, nestas tensões que estão alteradas como a de 50V que está ha 60v e na de 125V está com 140v no final delas em vez de ter eletrolas são cap cerâmica. Vou verificar e .....

Postado

Caro BCpetronzio, fiz uma verificação minuciosa no meu estágio horizontal, fui até o IC200 no pino 40 para ver se saia algum pulso para o Q602(C2482) e ver se o mesmo faria sua função de chavear, para não polarizar a L602 etc...Arremeti-me para flyback, tenho tensão de 140v no pino 9 que alimenta a placa RGB, tenho 33v no pino 8 que alimenta o seletor, e no pino 5 que deveria ter + ou - 6v para a alimentação do filamento do tubo tenho 0V, não entendo porque o fly não libera esta tensão se as outras ele....:tw_dizzy:

• Coordenador
Postado

Na realidade ela não esta partindo o circuito horizontal, se você estiver com o controle dela, aciona a tecla power através dele. 

Postado

Puxa Amigo BCpetronzio! na afobação de testar esse parecer que o amigo me enviou, fui até a oficina, pluguei a flecha na tomada vi que não escutei os relés acionando, e num impeto avazalador encaixei o cabo da fonte na PCI principal com ela ligada não sei o que houve, agora escuto só um relé, o tv não liga nem no power e nem no controle, mas medi tudo de novo as voltagens estão lá  ainda no flay deve ter queimado algo na  PCI principal ao qual recomeçarei amanhã, e aprendi a pressa é inimiga da perfeição.

• Coordenador
Postado

Hehehe!!! Isso acontece!... Verifique se chega alimentação nos CIs de controle dela IC200 (TDA8375), Pino 37 (teria que ter 8V)...

Postado

Valeu BCpetronzio pus a fonte para funcionar novamente, e fui por em prática a orientação do amigo, peguei o CR, pus a mão no fio grosso do flay para ver se estava bem afixado pois a placa esta em observação e acionei o power, saltou uma fagulha de AT deste fio e alojou-se no plug da desmagnetizadora, bem em vista disto concui que este flay deixa escapulir a alta gerada as vezes, agora meu dilema é saber a referência do fly, pois aqui nas lojas me deram 3 diferentes e me afirmaram que éo F0017, extranhei o número muito pequeno, se puderem me confirmar....

• Coordenador
Postado

Esse F0017 é para a TV C 29ST54, a sua ai é a 29ST58! O flyback para ela é o F2023 ou 6174Z-6279X, na loja abaixo tem ele:

https://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/TkRjME5nPT0=/Flybacks/SHARP+F-2023

Se na loja que você encontrou esse outro, tiver o próprio para ela (F2023), dê preferência para comprar ai mesmo, pela internet ainda tem que somar o frete e o tempo de espera que eles pedem!...

Postado

Valeu a dica BCpetronzio, consegui o F2023 aqui na cauda do Brasil por R$ 34,00, tudo bem aqui éo estado que tudo é mais caro que qualquer outra parte do Brasil, mas coloquei o flay novo no aparelho dei uma abridinha no screen a bichinha iluminou o tubo mas com linhas de retorno. :exorcize:

• Coordenador
Postado

Hehehe!!!.. Verifique a tensão de alimentação dos transistores de RGB da placa do tubo.

E tensão vem do pino 9 do flyback passa pela R620 (1R), ela pode estar aberta, passa pelo diodo D607, (pode estar aberto), e é filtrada pelo capacitor C615, que pode estar seco, troque ele...

Essa tensão vai para a placa do tubo e ainda passa por alguns componentes antes de alimentar o IC1100....

Postado

Caro BCpetronzio, verifiquei aquela etapa mencionada pelo amigo, ainda na placa CRT tem 3 transistores BF421, ao qual verifiquei suas tensões conforme:No Q1100 B=5V E=160V C=176

Q1101 B=5V E=163V C=180

Q1102 B=5V E= 173V C=179

Nas bases as tensões estão estabilizadas, mas nos   emissores e coletores estão oscilantes mas não passam disso, pois se passassem acho que degolariam o pescoço do tubo, acho que estão muito altas, mas nesta placa do crt os 180V chegam redondinhos.

• Coordenador
Postado

As tensões estão dentro do normal, elas ficam variando mesmo!

Ajuste o screen até a tela ficar levemente iluminada, e verifique os ajustes de brilho contraste e cor, no menu dela...

Postado

Caro BCpetronzio, apliquei seu raciocinio, tudo funciona no menu da belezura, brilho, contraste e cor, mas continuo aqui com linhas de retorno sem audio e video. :oops:

• Coordenador
Postado

Poxa! isso não é bom sinal! o IC200(TDA8375) dela, pode estar ruim!

Sem um osciloscópio para testar os sinais, tem que trocar ele para testar...

Postado

Caro BCpetronzio, veja o meu dilema aqui no Sul, na minha tv o meu IC200 é TDA8375 A e nas lojinhas aqui da minha cidade os vendedores dizem que faltam dados nele como nesse exemplo TDA8375 2xy, 2xy, xx, 1x, 2x que coisa maluca é esta?:o

• Coordenador
Postado

Sim! Lembro que tinha umas diferenças, mas já tem tanto tempo que não vejo um TV com eles que não lembro se dava problemas na cor ou no horizontal!.

Remova o seu da placa e leve-o até a loja, talvez o pessoal consiga identificar qual o modelo do seu...

Lembrando que um CI desses deve estar custando mais de 60 Reais, você já trocou o flyback dela...., Talvez pelo preço final, não irá compensar o reparo!...

Preço do CI.png

Eu não arriscaria essa compra!...

Postado

É BCpetronzio, não valerá a pena o conserto mesmo, pois um integrado destes aqui está no valor de R$ 85,00 imagine mais a MO técnica em cima do trabalho final, e eu etava vendo no mercado livre um TV do mesmo modelo usado não passa de R$ 200,00. Valeu obrigado, já passei a s:tw_cold_sweat:ituação ao cliente amigo, e no momento este tópico para mim está encerrado.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Beleza @Cannes, Hoje a tendencia é a substituição desses TVs, o desligamento dos transmissores de sinal analógico, já começou, e eu já vi a imagem dos conversores em um TV analógico, e digo, deixa muito a desejar! 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!