Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Taxa de atualização x fps


Posts recomendados

Pessoal, estou pesquisando a respeito de uma compra de um monitor novo e tenho muitas dúvidas sobre qual seria a melhor opção já que sou novo nessa área. Queria esclarecer uma questão:

 

- Essa questão de que o FPS tem que acompanhar a taxa de atualização para você sentir a diferença de usar um monitor de 144hz é verdade? Li em alguns locais que para por exemplo para você desfrutar totalmente de um monitor de 144hz você precisaria ter 144 de FPS no mínimo, já em outros locais li que isso não tem coerência nenhuma. Gostariam que me explicassem melhor sobre essa relação de FPS x Hz.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@blackskies

 

É bem simples, você tem tal jogo a 150Fps por exemplo, em um monitor de 60Hz será possível visualizar de 0 a 60Fps, em um monitor de 120Hz será possível visualizar de 0 a 120Fps, e em de 144Hz será possível visualizar de 0 a 144Fps. Mas se seu jogo está a 60Fps colocá-lo em um monitor de 144Fps não aumentará a taxa de atualização (Fps).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Dharos disse:

@blackskies

 

É bem simples, você tem tal jogo a 150Fps por exemplo, em um monitor de 60Hz será possível visualizar de 0 a 60Fps, em um monitor de 120Hz será possível visualizar de 0 a 120Fps, e em de 144Hz será possível visualizar de 0 a 144Fps. Mas se seu jogo está a 60Fps colocá-lo em um monitor de 144Fps não aumentará a taxa de atualização (Fps).

Entendi Dharos, obrigado pela resposta. Apenas queria ter certeza antes de realizar qualquer compra para depois não me arrepender :). No caso, em qualquer tipo de jogo você sente a diferença entre jogar com 60hz vs 144hz? Porque ainda estou pesquisando a respeito de outra questão: se pego um monitor IPS ou TN. 

 

Edit: Como jogo apenas jogos mais leves como: Diablo 3, PoE e outros MMO, eu jogaria com bem mais de 150 FPS. Então valeria a pena? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@blackskies

 

Vamos colocar alguns números pra você..

 

- FPS ou Frames por Segundo é a quantidade de quadros que uma placa de vídeo pode renderizar, em um segundo.. Os Hertz do monitor (Hz) é a velocidade que vezes que o monitor ou TV, pode atualizar sua tela, em um segundo..

 

- Uma pessoa normal enxerga, no máximo, algo em torno de 24 FPS..

 

 

Tendo isso, dá pra dizer que 30FPS é o mínimo pra ter uma jogabilidade decente.. 60FPS é o ideal, pra ter uma jogabilidade fluida.. Veja esse vídeo abaixo, principalmente, quando ele é rodado em câmera lenta

 

 

Por ter o dobro de quadros num mesmo segundo, a sensação de fluidez na esquerda é bem maior.. O pessoal que joga pra lá dos 60 FPS, diz que isso melhora ainda mais, depois de passar dos 60.. Mas claro, precisa de um monitor pra isso.. É aí que a coisa fica complicada, pois um monitor desses é caro demais.. E nem com todos os jogos, você vai atingir 120 ou 144FPS..

 

EU não recomendaria.. Dependendo, pode ser mais interessante comprar um monitor de resolução maior, do que com uma taxa de atualização maior..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RS Faria disse:

@blackskies

 

Vamos colocar alguns números pra você..

 

- FPS ou Frames por Segundo é a quantidade de quadros que uma placa de vídeo pode renderizar, em um segundo.. Os Hertz do monitor (Hz) é a velocidade que vezes que o monitor ou TV, pode atualizar sua tela, em um segundo..

 

- Uma pessoa normal enxerga, no máximo, algo em torno de 24 FPS..

 

 

Tendo isso, dá pra dizer que 30FPS é o mínimo pra ter uma jogabilidade decente.. 60FPS é o ideal, pra ter uma jogabilidade fluida.. Veja esse vídeo abaixo, principalmente, quando ele é rodado em câmera lenta

 

 

Por ter o dobro de quadros num mesmo segundo, a sensação de fluidez na esquerda é bem maior.. O pessoal que joga pra lá dos 60 FPS, diz que isso melhora ainda mais, depois de passar dos 60.. Mas claro, precisa de um monitor pra isso.. É aí que a coisa fica complicada, pois um monitor desses é caro demais.. E nem com todos os jogos, você vai atingir 120 ou 144FPS..

 

EU não recomendaria.. Dependendo, pode ser mais interessante comprar um monitor de resolução maior, do que com uma taxa de atualização maior..

Obrigado pelas informações RS Faria =D. É que a questão é a seguinte, jogos considerados mais pesados eu jogo no meu PS4, no PC apenas alguns mobas, Diablo 3, Path of Exile. Estou analisando bastante antes de fazer a compra do monitor.. Estou pensando em duas possibilidades: Comprar um monitor IPS 60 hz, para aproveitar legal as cores dos cenários e tudo mais ou um TN 144hz. Estou realmente indeciso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, blackskies disse:

Estou analisando bastante antes de fazer a compra do monitor.. Estou pensando em duas possibilidades: Comprar um monitor IPS 60 hz, para aproveitar legal as cores dos cenários e tudo mais ou um TN 144hz. Estou realmente indeciso..

Ué? Não tem IPS 144Hz?

 

Aliás, qual é a config. do seu PC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Dharos disse:

Ué? Não tem IPS 144Hz?

 

Aliás, qual é a config. do seu PC?

IPS 144hz é muito caro =/, queria gastar menos de 2.000 no monitor, sendo TN 144hz ou IPS 60hz eu consigo nesse valor.. Possuo um i5 4430 e uma Gtx 960 4gb.

 

Edit: Além do mais que os modelos IPS com essa taxa de atualização a maioria nem disponível no Brasil tem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, blackskies disse:

É que a questão é a seguinte, jogos considerados mais pesados eu jogo no meu PS4, no PC apenas alguns mobas, Diablo 3, Path of Exile. Estou analisando bastante antes de fazer a compra do monitor.. Estou pensando em duas possibilidades: Comprar um monitor IPS 60 hz, para aproveitar legal as cores dos cenários e tudo mais ou um TN 144hz. Estou realmente indeciso..

Pode ser interessante você olhar pra algum monitor 1440p.. Se só vai jogar jogos assim...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Dependendo da faixa de preço eu acho que um monitor 4K é uma boa pedida. Ele tem 60 hz de atualização.

 

Eu já tive monitor de 144 hz. Acima de 60 hz eu achei difícil ver diferença. Não sou competitivo, então pode ser isso, não sei.

 

Agora a diferença da qualidade da imagem de um monitor com 10 bits de cor, 4K, e 370 nits de intensidade de cor (praticamente um HDR do segmento de entrada isso) é grande comparando com uma tela full HD.

 

Claro que muitos jogos você não poderá rodar em 4K60fps, mas 1400p e 1800p ficam muito show nesse monitor 4K também.

 

https://www.americanas.com.br/produto/125066855/monitor-game-mode-led-28-4k-ultra-hd-lu28e590ds-samsung?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&gclid=CjwKCAjw8uLcBRACEiwAaL6MSR4Yt2lVyTAhL0KobUL5KnYtkGkHKA4SKTvPh9hlXcWzwvtuhySaXhoCKHcQAvD_BwE&opn=YSMESP&sellerId=00776574000660

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Tenho um problema que deve estar relacionado com o tema. Alguém pode me ajudar? O PES 2020 (demo) está rodando com muito lag no meu notebook. Tenho um Avell, Nvidia GTX 1070 8gb, enfim, configurações de sobra para rodá-lo. O monitor tem 144 hz. O jogo fica batendo em 144hz do monitor. Será que o lag é por causa disso? O que está acontecendo? Sou bem leigo nisso tudo... mas acho incrível rodar jogos bem mais pesados perfeitamente, e só o PES acontece isso. O que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!