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Eis um Tópico que eu não sabia que existia mas que acho totalmente válido reativá-lo (graças a uma gentileza do moderador Anjoed, acabou se tornando um novo tópico :thumbsup:), porém gostaria de pedir para que as postagens realizadas aqui, fossem feitas de uma forma mais organizada, afim de ajudar outros "players" a encontrar um bom jogo ou uma boa série a se jogar.

 

Eu não tenho poderes para controlar o tópico, mas peço para quem tenha se possível, ajudar a mantê-lo organizado, pois se der certo esse projeto, ele poderia vir a ser fixado para ajudar mais ainda no objetivo proposto. (auxiliar quem deseja pesquisar bons jogos para se divertir)

 

Bom, eu não vou colocar regras de postagem para quem quiser contribuir e fazer um "review" do seu jogo favorito ou de um jogo que tenha gostado, mas lembro que esse tópico não foi criado para discutir aleatóriamente sobre os jogos aqui citados, mas sim, para avaliar, críticar e principalmente, justificar sua opinião com embasamentos técnicos que comprovem sua análise, atribuindo ao final dela sua nota como conclusão.

 

Por isso, para ajudar quem queira contribuir, irei compartilhar a seguir as regras e a forma como EU costumo avaliar os jogos para que a nota final seja o mais imparcial possível e assim tentar analisar o jogo por mérito da empresa que o desenvolveu e não pelo meu gosto pessoal. (porém isso também deve ser considerado na decisão final)

 

Regra N° 1 - Antes de tudo, pesquise mais a fundo o jogo que você vai avaliar, pois dependendo da época em que foi lançado, das tecnologias disponiveis nessa época, da empresa que o desenvolveu e da proposta que o jogo apresenta, essa avaliação e suas exigências também podem mudar para se adequar a realidade do jogo em questão.

 

Regra N° 2 - Os principais critérios de avaliação que estarei me limitando serão os seguintes:

 

  • Design: engloba, (1) layout do jogo, (2) menus, (3) personagens, (4) ambientação, (5) arte dos objetos e do cenário, (6) detalhamento visual, (7) efeitos especiais, (8) criatividade, (9) texturas; (qualidade)
  • Jogabilidade: engloba, (1) controles e tempo de resposta, (2) intuitividade (nível de aprendizado), (3) movimentos de personagens e sua variação, (4) interatividade com os elementos do jogo, (5) física dos elementos, (6) Inteligência Artificial, (7) tempo de duração, (8) desafios, (9) conteúdo extra, (10) otimização e desempenho;
  • História: engloba, (1) roteiro, (2) imersão, (3) gênero e emoções, (4) criatividade, (5) personagens e suas características, (6) evolução e conexões, (7) finalização;
  • Áudio - engloba, (1) efeitos sonoros, (2) dublagem e legenda, (3) trilha sonora e musical, (4) qualidade sonora, (5) execução e interatividade com o jogo, (6) localização; (a análise pode variar dependendo da linguagem escolhida)
  • Comunidade - engloba, (1) multiplayer e cooperação local / online (qualidade), (2) servidores (qualidade e localização), (3) eventos promovidos, (4) suporte a comunidade, (5) atualizações e correções, (6) desenvolvimento; (DLC)
  • Diversão* - engloba, sua experiência com o jogo, praticamente é a soma de todos os elementos avaliados anteriormente em comparação com a quantidade de horas jogadas e o seu nível de satisfação com o jogo.

 

Regra N° 3: Sobre as notas e conclusões, cada critério de avaliação citados acima (total de 5+1) terá nota máxima de "2.0" exceto o critério diversão que será uma avaliação paralela ao resultado técnico. A nota dada a esse critério poderá variar entre "0 e 10" e será somado ao total da avaliação técnica dividido por 2 (número de notas parciais) para se obter a nota final da avaliação. Portanto, a sua diversão pode tornar o jogo perfeito ou apenas fazê-lo passar despercebido na sua lista.

 

E praticamente é isso... espero que esse tópico ajude todo mundo a criar um bom acervo de games recomendáveis ou um acervo de games que devemos evitar, hehe!

Se quiserem postar vídeos ou colocar imagens em suas avaliações, sem problemas, só tomem cuidado para seguir as regras de postagem de mídias do forum.

 

A seguir, deixo aqui minha avaliação de um dos jogos recentes que tive o prazer de "zerar" e fazer quase 100% das coisas que ele oferece. (entendo por zerar, chegar aos créditos do jogo sem jogá-lo novamente, salvo excessões)

 

 

Batman Arkham Asylum:

 

 

Resumo da experiência:

 

Batman Arkham Asylum é um daqueles jogos de ação e aventura que você joga os primeiros minutos para conhecer e quando percebe, já esta jogando horas.

Todo o contexto que envolve o herói Batman desde os primórdios de suas histórias em HQ, foram fielmente transcritos e incorporados em cada detalhe dessa obra prima, que sem sombra de dúvidas, vai agradar praticamente todos os tipos de jogadores. (desde os mais "hardcores" até os mais casuais)

O jogo foi lançado em 2009 através da empresa Warner Bros em conjunto com a Eidos, Interactive e Square Enix e com desenvolvimento da Rocksteady Studios e Feral Interactive (adaptação para MAC). A engine escolhida foi a Unreal Engine 3.5 em conjunto com a tecnologia Physx da Nvidia que é exclusivo para as placas da empresa, mas com um resultado final impecável, lindo graficamente falando e bem leve, onde qualquer computador montado para jogos hoje em dia pode rodá-lo sem problemas de fluidez e com ótimas configurações gráficas.

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O jogo recebeu as melhores críticas no ano do seu lançamento, ganhou vários prêmios dentre os quais posso citar: BAFTA Video Games Award: Melhor Jogo, VGX: Estúdio do Ano, BAFTA Video Games Award: Melhor Jogabilidade.

Além disso, o jogo sustentou até o ano de 2015 um Recorde do Guinness Book como o "jogo de super herói mais aclamado pela crítica" (hoje sustentado pela sequência da série: Batman Arkham City)

As referências e avaliações do game são absurdamente altas e só como exemplo disso, o site "metacritic" (um dos maiores nesse quesito, pois filtra a avaliação de vários sites especializados para formular uma nota geral de análise) a nota desse jogo é de 91 pontos de um total de 100.


Pra quem acompanha os quadrinhos, animações, filmes e materiais do homem morcego, jogar a série arkham vai ser como voltar aos velhos tempos, pois ele é um prato cheio de "easter eggs" e referências antigas de suas histórias e personagens, inclusive, o roteiro desse jogo foi escrito por ninguém menos que Paul Dini, um dos roteirista de filmes e animações de super heróis da Warner Bros. (com passagens pela Marvel e Lucas Art)


Enfim, sem mais delongas, segue abaixo o detalhamento e a justificativa na minha opinião para tantos elogios:

 

1 - Design:

  • Prós: Arkham Asylum possui um dos melhores design's artísticos feitos para um personagem e seu mundo como eu não via a muito tempo, começando pela tela inicial do jogo que possui um ar sombrio e uma temática fantástica, o fundo muda conforme você avança pelo menu e a forma cartunesca incorporada as opções do menu também combinaram perfeitamente com o tema escolhido para o jogo. O gráfico das CGs e Cutscenes que são vistas logo no início da campanha, são quase idênticas a do gameplay... as texturas são ótimas (joguei em 1080p) e leve (rodando em uma GTX 960), o detalhamento do cenário é bem convincente apesar do ambiente físico pequeno e um pouco limitado. Ótima ambientação da ilha de arkham com uma variedade razoável de elementos e objetos interativos, ótima representação artística dos personagens, roupas, cabelos, movimentos, com destaque absurdo para o batman (e seu traje que se rasga), o coringa e a Harley Quinn. Os efeitos especiais do jogo não são muitos, mas existem alguns elementos como em movimentos de socos e chutes, explosões, choques e curtos circuitos, névoa, poeira e gases tóxicos, fogo, fumaça entre outros... são detalhes pequenos e sutis, mas muito bem feitos.

 

  • Contras: Único ponto negativo referente ao design pra mim, ficou por conta do fundo estático de gotham na parte externa da ilha, assim como o céu escuro que nunca amanhece e que também parece estático, com a lua sempre no mesmo lugar como se o tempo tivesse congelado, além do movimento do oceano que não ficou tecnicamente muito bom.

 

Nota: 2.2

 

2 - Jogabilidade:

  • Prós: A jogabilidade de Arkham Asylum é simplesmente surpreendente, os controles são de fácil aprendizado (não joguei com teclado e mouse, apenas com controle XBOX-360), você praticamente esquece que está jogando um jogo de tão natural que são os comandos, o combate do game é praticamente icônico e inigualável, lutas fluidas, movimentos rápidos e combos chocantes em uma variedade razoável de golpes. Em combate você pode se defender de ataques, executar comandos de golpes especiais, esquivar-se com saltos, usar os acessórios para emendar combos, usar itens do cenário para causar caos ou ainda, usar a furtividade do homem morcego e aniquilar seus inimigos sem ser visto. Os acessórios do batman proporcionam interação sem limites com o mundo do jogo, é possivel escalar paredes, quebrar paredes e grades, fazer investigações de cenário, análise de inimigos e objetos secretos, (segredos estes dos quais a ilha está cheia e muito bem escondidos) sendo por muitas vezes necessário usar o lado detetive de Bruce para encontrar todas as pistas e segredos ofertados. Como se tudo isso não bastasse, ainda há as mudanças de cenários e elementos que acontecem conforme você progride na história, muita coisa muda de lugar, muitos inimigos retornam diferentes e mais fortes, muitos locais precisam ser revisitados e a cada visita, novas situações e mistérios a serem resolvidos. A interatividade da câmera com o jogo também é notável, embaçando quando você leva um golpe ou choque e mudando de cor quando você esta morrendo. (típico de jogos FPS hoje em dia) Em alguns casos a câmera se move para pontos onde o ângulo revela locais estratégicos, um foco de ação ou ainda simplesmente para dar mais ênfase a nocautes do homem morcego.

 

  • Contras: Contudo, existem alguns pontos negativos na jogabilidade: há alguns bugs como objetos com problema na física de colisão, a execução de alguns movimentos de personagens que não são tão naturais como poderiam ser, como por exemplo, alguns combos executados pelo batman com movimentos duvidosos ou em alguns momentos que você nocauteia um inimigo e ele faz "poses" no chão como se estivesse acordado. Existem alguns objetos que você praticamente pode pisar dentro deles e locais que você fica preso "sem querer", porém, notei muito pouco desses problemas no jogo. Outra questão é o nível de dificuldade dos inimigos que é fácil de mais (mesmo nas maiores dificuldades), parecem trogloditas sem cérebro que executam movimentos primitivos programados o que os torna alvo fácil para o protagonista... e isso se torna muito mais evidente no modo furtivo do batman, onde facilmente os capangas poderiam detectar o homem morcego mas que propositalmente o jogo permite não ser detectado. Pra finalizar, a duração em horas da campanha do jogo é relativamente curto, se você não explorar o cenário atrás dos troféus e enigmas escondidos é possível se finalizar em pouco tempo.

 

Nota: 2.0

 

3 - História:

  • Prós: Batman Arkham Asylum tem uma das melhores histórias já feita para o Homem Morcego, repleta de reviravoltas, com roteiro explêndido, personagens super singulares e com fidelidade extrema ao caráter, manias e jeitos de ser de cada um... fato de causar inveja a muitos diretores do mercado. A qualidade do enredo não perde em nada para a qualidade cinematográfica e só não é melhor por não ser mais longo (duração). A história praticamente se desenrola 100% voltada a ação do cavaleiro das trevas na busca por conter o caos que se transformou o Asilo penitenciário.. dentro desse combate solitário, você vai ser testado ao limite e vai conhecer um lado de ferro de um homem por muitas vezes questionado sobre sua sanidade. Ao melhor estilo batman, sua sede de ação vai ser saciada em um final que será apenas o começo. Porém nesse quesito não tenho como revelar mais detalhes, pois acabaria dando "spoilers" para quem ainda não jogou.

 

  • Contras: Com relação a história, a única coisa que realmente senti falta foi de uma participação maior de alguns vilões que foram apenas lembrados e ficaram nos bastidores, ou que tiveram apenas participações fracas como o caso do já citado charada e também da oráculo (batgirl).

 

Nota: 2.4

 

4 - Áudio:

  • Prós: outro super ponto positivo do jogo é a qualidade sonora dos seus efeitos acústicos e a trilha sonora orquestrada executadas para as mais variadas situações e das mais variadas formas. Cada música e som dão ênfase a cada momento do jogo e simplesmente deixam a obra fenomenal. Não percebi falhas na execução do áudio e a qualidade do mesmo fica muito melhor de acordo com o seu dispositivo de som. O mesmo elogio pode-se fazer para a dublagem de todos os personagens, gravado em 5 idiomas diferentes (inglês, espanhol, francês, italiano e alemão) e com legendas opcionais, (joguei o game todo em espanhol) todas as vozes exceto a dos bandidos e a do charada, (que parece que foi inserido ao jogo no último instante e dublado as pressas) são impecávelmente perfeitas, novamente destaque para a voz do batman e do coringa que aparecem mais vezes ao longo da história e que transmitem uma emoção fora do comum em todas as situações que passam dentro do enredo. (inclusive o dublador do coringa - Mark Hamill - ganhou uma sequência de prêmios pela sua atuação na interpretação do personagem na série Arkham)

 

  • Contras: Como já mencionado, algumas vozes tiveram sua atuação não tão brilhante quanto a maioria do elenco, é o caso do charada e dos capangas do coringa por exemplo.

 

Nota: 2.4 - Parcial: 9.0 (Fórmula: 2.4 + 2.4 + 2.0 + 2.2 = 9.0)

 

OBS: Batman Arkham Asylum não tem avaliação para o critério comunidade pois o jogo foi desenvolvido com foco totalmente offline, oficialmente não há suporte da desenvolvedora ao jogo e todo o conteúdo lançado foi voltado exclusivamente para a campanha dele, portanto, a nota que seria dado nesse quesito foi diluida para as outras categorias, aumentando em 0.5 a máxima de cada avaliação.

 

5 - *Diversão: Por fim, chego a conclusão desse jogo depois de jogar aproximadamente 40hs e conseguir 90% das conquistas dividido entre campanha e modo desafio (sim o game tem um modo desafio onde você precisa concluir determinadas missões de fases bônus com metas de pontuações a serem alcançadas) e das quais volta e meia ainda me pego jogando. Minha experiência pessoal com esse jogo foi incrível e aproveitei cada instante que ele me proporcionou, seja com um ótimo sistema de batalhas ou com uma quase que perfeita história repleta de detalhes, cuidado, dedicação e muito amor e carinho na direção de cada composição desse jogo. É um dos poucos jogos que dá gosto em ver os créditos para poder parabenizar toda a equipe técnica que dedicou seu tempo a uma obra prima eternizada dos games.

 

Praticamente não vejo pontos negativos no divertimento desse jogo a não ser pelo fato dele não possuir nada online, pelo menos cooperativo local ou ranking mundial ou outra forma que o fizesse ser rejogável várias vezes.

 

Parcial-2: 9.5  (Fórmula: Parcial: 9.0 + 9.5 = 18.5 / 2 = 9.25) Nota Final: 9.25

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  • 3 semanas depois...
Postado

Bom, por alguma razão não consigo mais editar a primeira postagem (parece que o fórum está com limite de horas para se fazer edições nas postagens). Iria separar o review do Batman da apresentação do tópico e quem sabe adicionar algumas imagens do meu "gameplay" do jogo a análise, mas vai ficar para o próximo review que vou fazer que será do game Castlevania: Lords of Shadow 1 e 2. (já zerei o primeiro e estou jogando o segundo)

 

Ainda pretendo terminar o game Batman: Arkham City para lançar o review dele por aqui também mas dei um tempo para experimentar outros jogos (iria fazer uma maratona do jogo até o Arkham knight, mas não deu, hehe)

 

Apesar da intenção do tópico ser para dar foco em análises mais técnicas dos jogos, não há impedimentos quanto a postagens de pequenos "reviews" ou as chamadas "previews". O espaço foi criado com intenção de ajudar a comunidade gamer do fórum ou os que ainda não fazem parte dela.

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  • 2 semanas depois...
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Bem Amigos, resolvi fazer aqui também minha contribuição com um jogo que é realmente espetacular...

Red Dead Redemption

Resumo:

O Jogo conta a história de John Marston, um ex-ladrão de bancos que está ajudando o governo a caçar os seus antigos "companheiros de crime". Toda a história se passa entre o sudoeste dos EUA e o norte do México e é um jogo que quando você se der conta de quanto tempo passou jogando já estará com barba.

Eu não trouxe muitas características técnicas pois pra mim o que mais importa é o gameplay, porém o jogo está disponível apenas para Xbox 360 e Ps3.

1-Design

Levando em conta a idade do jogo, ele é lindo. Sua ambientação de desertos e algumas florestas é muito boa e proporciona uma imersão extraordinária. O único problema é com a água, ela é o único elemento do cenário que é meio "estranha".

Nota:2,2

2-Jogabilidade

A jogabilidade se mostra simples no começo porém vai se complicando, principalmente nos duelos. A seleção de armas é bem parecida com a do Grand Theft Auto 5 (os dois são da mesma empresa: Rockstar Games) podendo escolher entre varias armas dentro de seus devidos tipos. A jogabilidade é bem introduzida pelo jogo durante as missões iniciais.

Nota:2,3

3-História

Você, meu amigo, que diz que homem não chora é porque nunca jogou Red Dead Redemption. A história é muito imersiva, com vários personagens diferentes e carismáticos como a família Marston. Em alguns momentos parece que você simplesmente foi parar em 1900, lutando contra bandidos, invadindo fortalezas de ladrões ou simplesmente domando cavalos selvagens.

Nota:2,5

4-Áudio

A trilha sonora do jogo consiste naquelas músicas que geralmente se ouve em filmes antigos de faroeste...Afinal este é um jogo de faroeste. As falas dos personagens são bem escritas e bem situadas no contexto da região e da época

Nota:2,5

5-Diversão

Após várias horas jogadas, muitos cavalos domados, milhares de tiros disparados...ainda não cansei do jogo! Pois nunca se termina tudo nesse jogo, sempre há algo novo para fazer, há sempre um evento aleatório, há sempre um desafio, há sempre mesas de jogos nas cidades...Simplesmente ótimo!

Nota:9,8

Nota Final: 9,75

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