Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou desenvolvendo um projeto da faculdade e até então estava utilizando somente portas lógicas,

mas aprendi o funcionamento dos multiplexadores e decidi substituir as portas por um deles.

*O meu circuito digital usa 4 variáveis então preciso de um mux de 16 entradas.

Já procurei alguns modelos no Google e encontrei o 74HC4067. O problema é que não consigo

simular no proteus. Da um erro de "Modelo não especificado".

Encontrei o 74XX150 também, mas a saída dele é invertida. Gostaria de utilizar somente o mux, nada 

de portas lógicas de novo.

Gostaria de alguns modelos de multiplexadores de 16 entradas que possam ser simulados no Proteus.

Alguém conhece? Ouvi dizer que os TTL's são mais resistentes a eletricidade humana. Procede?

Gostaria de saber também onde posso comprar esses produtos, existe algum site legal para venda?

Agradeço desde já!

Postado

@densyy ,

Acho que a sua pergunta deveria ser : Alguém sabe aonde posso comprar um multiplexador de 16 entradas e uma saída ?   kkkk

Depois você pergunta o modelo dele !

Isso é coisa de um passado distante .....  

voce pode usar o 74150, apenas tem de usar as variáveis de entrada invertidas !

Quanto a eletricidade estática, os TTLS são bem mais resistentes, mas também nunca ví queimar um CMOS .... como o tempo aqui é sempre mais para úmido do que seco, existe bem menos eletricidade estática no corpo.

Paulo

• Curtir 1
Postado

@aphawk ,

Cara, você é um gênio! Eu não tinha pensado em inverter as entradas kkkkkkkkkkkk

Ok, vou usar o 74150 mesmo.

Mas ainda preciso saber onde comprar.

Alguma ideia?

Postado

@densyy ,

Sim, tem alguns desmanches com sucatas de aparelhos, computadores antigos, etc, nas travessas da rua Santa Ifigênia aqui em SP.... talvez encontre numa dessas placas .....

Ou apelar para o velho e bom Ebay, e esperar uns 60 dias em média...  :

http://www.ebay.com/itm/SN74150N-INTEGRATED-CIRCUIT-16-ZU-1-DATENSELEKTOR-DIP-24-TEXAS-NEW-/321909595772?hash=item4af34e9e7c:g:dKQAAOSwAYtWN19D

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!